Padeiro

O profissional que trabalha produzindo pães salgados e doces, recheados ou não, que também fabrica bolos, tortas doces e salgadas, quiches, salgados e outros doces diversos, é popularmente conhecido como padeiro, mas também chamado de panificador.

O padeiro vende seus produtos na padaria, que é um estabelecimento comercial industrial de pequeno porte, e geralmente trabalha de madrugada, de modo a poder oferecer pão fresco aos clientes pela manhã.

Padeiro/Panificador

Atribuições profissionais do Padeiro/Panificador

- Fabricar as massas
- Modelar e assar pães
- Produzir os recheios e coberturas
- Bater e assar massas de bolos, tortas, biscoitos
- Confeitar
- Embalar os produtos produzidos e armazená-los corretamente
- Operar fornos
- Criar e adaptar receitas de massas

Formação profissional

Para ser panificador não é necessário ter uma formação específica, mas é obrigatório que o profissional seja alfabetizado, para acompanhar receitas, fazer adaptações, anotar pedidos, etc. Tendo em vista a competitividade do mercado, o profissional que deseja se destacar deve procurar se capacitar, realizando cursos de atualização/qualificação, participando de treinamentos, workshops, feiras de culinária, etc.

Quais características são necessárias para essa profissão?

- Gostar de cozinhar/culinária
- Ter jeito com massas
- Higiene e limpeza
- Organização
- Responsabilidade
- Gostar de aprender novas receitas
- Visão estética
- Agilidade
- Concentração
- Habilidades manuais para confeitar, modelar, rechear as massas

O Mercado de Trabalho

Nesta área o mercado é amplo e em constante crescimento. Por isso, a competitividade também é grande, pois há um número cada vez maior de padarias, oferecendo diferenciais de serviços e produtos e buscando por mais funcionários. Os profissionais que se qualificam e especializam são muito procurados, já que nesta área sobram vagas e faltam profissionais qualificados para preenchê-las.

O panificador/padeiro pode, portanto, trabalhar em padarias ou inclusive administrar o estabelecimento, pode trabalhar em padarias artesanais ou por conta própria, atendendo a encomendas e pedidos, servindo eventos, etc. Além disso, pode atuar como autônomo, produzindo pães, tortas, bolos para serem vendidos em outras padarias e estabelecimentos.

Faixa Salarial

Em média, o piso salarial da profissão é de R$ 800,00 - 850,00, dependendo da região em que se trabalha e do tipo de estabelecimento. Tendo em vista que faltam panificadores no mercado, um bom panificador pode receber, em média R$ 1.500,00 - 2.000,00. Autônomos tem renda variável.

Cursos indicados para esta profissão

Curso de Panificação Básica

Panificação Básica

Aprenda o básico da panificação com este curso completo!
Curso de Empreendedorismo

Empreendedorismo

Aprenda como ser um empreendedor com este curso básico.
Curso de Administração do Tempo

Administração do Tempo

Curso básico para aprimoramento e organização pessoal.