20 Termos Indígenas Usados Diariamente: Origem e Significado

O Brasil tem uma cultura rica, moldada pelos povos indígenas. Muitas palavras que usamos no dia a dia vêm desses povos, carregando histórias e significados profundos.

Além das palavras, os indígenas influenciaram a culinária, a música e os costumes do Brasil. Logo, preservar esse legado é essencial para valorizar nossa identidade cultural.

Os indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil e sua língua influenciou nosso vocabulário. E, o Tupi-Guarani foi uma das mais faladas, deixando marcas profundas na nossa linguagem.

A influência indígena no brasil

Ademais, estima-se que, no mundo, existam aproximadamente 370 milhões de indígenas, representando 5% da população global, segundo a ONU.

No entanto, muitas dessas línguas correm risco de extinção devido à marginalização e ao impacto da globalização, tornando ainda mais urgente a necessidade de preservação.

Conheça 20 palavras de origem indígena do nosso dia a dia. Entender suas origens e significados ajuda a valorizar nossas raízes e a preservar essa herança cultural.

20 Termos indígenas

Abacaxi vem do Tupi "ibá cati", que significa "fruta cheirosa". Açaí vem do Tupi "ïwasa'i", que significa "fruto que chora". Ambos são alimentos que representam a biodiversidade brasileira.

Mingau vem do Tupi "minga’u", que significa "comida que gruda". Carioca vem do Tupi "kari’oka", que significa "casa do homem branco". Ambos refletem a influência indígena no cotidiano.

Capivara vem do Tupi "kapi'wara", que significa "comedor de capim". Beiju vem do Tupi "mbe’yu", que significa "bolo de farinha de mandioca". Dois exemplos um da fauna brasileira e outro da culinária indígena.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Guaraná vem do Tupi "wara’ná", fruto cultivado há séculos na Amazônia. Iguaçu vem do Tupi "y’guasu", que significa "água grande", nome do famoso rio e das Cataratas do Iguaçu.

Pirarucu vem do Tupi, "pi'ra" significa "peixe" e "uru’ku" significa "vermelho". Peteca vem do Tupi "pe'teka", que significa "bater com a palma da mão", um jogo tradicional indígena.

Pororoca vem do Tupi "poro’roka", que significa "estrondo", fenômeno de ondas gigantes nos rios. Maracujá vem do Tupi "mara kuya", que significa "fruta que acalma".

Jaguar vem do Tupi "ya'gwara", nome indígena para a onça-pintada. Jambu vem do Tupi "ya'mbï", erva típica da Amazônia que causa dormência na boca e é usada em pratos típicos.

Jenipapo vem do Tupi "yandï'pawa", fruto usado para tintas e consumo. Catapora vem do Tupi "tata’pora", que significa "fogo que brota", referência às manchas da doença.

Tocaia vem do Tupi "to'kaya", que significa "casinha" ou "cercado". Paçoca vem do Tupi "pa’soka", que significa "despedaçar com as mãos", prato típico feito de amendoim ou carne seca.

Cunhã vem do Tupi "ku’ñã", que significa mulher ou esposa. Guri vem do Tupi "gwï'ri", que originalmente se referia a um peixe, mas passou a significar criança no Sul do Brasil.

Preservar as palavras indígenas é essencial para valorizar nossas raízes. Pois, muitas línguas originárias estão em risco de extinção, tornando urgente sua valorização.

Logo, a próxima vez que usar uma dessas palavras, lembre-se de sua origem e do legado que carrega. Valorizar a cultura indígena é entender quem somos como nação.

Cursos grátis com

válido!*

certificado de conclusão

* Confira o regulamento no site