Qual o segredo para um bom atendimento?

Oferecer um bom atendimento é algo fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa, independente da área de atuação ou segmento do mercado.

Atender bem deixou de ser um diferencial e hoje em dia é tido como uma obrigação, já que o atendimento é o principal canal de comunicação com o cliente.

O perfil do consumidor mudou, e para receber reconhecimento pelo seu atendimento é importante resolver da melhor forma as demandas trazidas pelos clientes e estabelecer um relacionamento com base na confiança e na fidelidade.

Por que é fundamental oferecer um bom atendimento?

A experiência do cliente é algo tão valorizado hoje em dia que há setores desenvolvidos em grandes empresas para cuidar especificamente dessa parte que envolve toda interação que os clientes têm com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Qual o caminho para oferecer um bom atendimento?

1 – Ouça o seu cliente Assim saberá o motivo que levou o cliente a entrar em contato, e fazer uma leitura inicial do perfil do consumidor para avaliar a melhor forma de personalizar seu atendimento. 

2 – Trabalhe com agilidade É importante distinguir pressa de agilidade. Um atendimento feito com pressa pode ser facilmente confundido com descaso, mas quando executado com agilidade mostra a competência do funcionário e da empresa na qual trabalha.

3 – Use a linguagem adequada O vocabulário deve se adaptar à realidade de cada cliente. Isso significa que de nada adianta usar termos técnicos se o consumidor não compreender o que está sendo dito. Se não quer arriscar, uma linguagem acessível e objetiva é sempre a melhor escolha. 

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Evite usar gírias, gerúndios, palavras no diminutivo e outros vícios de linguagem que podem passar uma imagem de pouca credibilidade e seriedade.

4 – Sempre que puder, surpreenda Disponibilizar cupons de desconto, promover um coquetel de lançamento de uma nova coleção, acrescentar um brinde criativo junto da compra ou uma cartinha de agradecimento personalizada e escrita à mão… são algumas ideias que não têm como dar errado.

Surpresas positivas são um ótimo caminho para aumentar a satisfação e fidelização dos clientes.

5 – Esteja capacitado para resolver problemas A principal dica aqui é sempre fazer o possível para ajudar o consumidor, oferecendo o atendimento que você gostaria de receber se o cliente fosse você.

Acompanhe o caso até que tudo esteja resolvido, pois atitudes como essa mostram que a sua empresa é comprometida com seu público e se importa de verdade.

Com a prática e um bom planejamento, é possível saber o que vai bem e onde estão os principais problemas, adiantando-se a eles. Dessa forma, é possível resolvê-los antes que imprevistos aconteçam e prejudiquem o seu trabalho.

6 – Recolha feedbacks Algo muito valioso para os clientes é sentir que sua opinião importa. Dessa forma, nada melhor que ter a abertura da empresa para compartilhar como foi sua experiência de compra.

Através dos feedbacks, é possível identificar os pontos fortes e fracos do atendimento, as preferências do público-alvo e o que é possível ser feito para melhorar ainda mais a experiência do cliente. 

Acesse aqui

Curso Grátis de Atendimento ao Cliente

Curso Grátis de Atendimento ao Cliente