O que é preciso para ser um bom assistente administrativo?

De modo geral, o assistente administrativo é o primeiro cargo da administração que os jovens ocupam, especialmente ao iniciar suas carreiras profissionais na área.

Diferente do que muitos possam imaginar, porém, também é necessário se qualificar para se tornar um auxiliar administrativo de sucesso, e não basta apenas ter o ensino médio completo.

Responsabilidade e organização Isso porque, além de ficar responsável por cuidar de documentos e contratos, o auxiliar também se encarrega de organizar a rotina dos setores de marketing, executivo, logística e RH.

O que é preciso para ser um bom assistente administrativo?

Otimização de processos Dessa forma, não somente evita-se um acúmulo de tarefas e afazeres, como também potencializa os resultados da empresa como um todo, uma vez que quanto maior a otimização dos processos que envolvem os demais setores da organização, maior a produtividade.

Habilidades de escrita Uma vez que o profissional é responsável por preencher formulários, planilhas, e também responder e-mails ou formulação de contratos, por exemplo.

Sabendo disso, é muito importante que o auxiliar saiba escrever de forma culta, clara e objetiva, e evite ao máximo usar gírias de redes sociais no ambiente de trabalho.

Boa comunicação Por ser responsável por grande parte da comunicação interna e externa, e importante saber a forma correta, clara e objetiva de se expressar e passar as mensagens necessárias.

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Algumas dicas que podem ajudar nesse aspecto são: Fale menos e escute mais Um bom comunicador também possui a habilidade de falar exatamente o que o ouvinte quer escutar, e essa é uma técnica desenvolvida a partir da habilidade de saber escutar o que o outro tem a dizer.

Evite ruídos Ruídos são barulhos, termos técnicos ou gírias que aparecem na nossa fala e acabam comprometendo o entendimento da mensagem que queremos passar.

Evite sempre tudo aquilo que prejudica a comunicação entre quem fala e quem escuta a mensagem, a fim de melhorar sua comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores da empresa.

Esteja atento à linguagem corporal Não manter uma boa postura, não fazer contato visual e gesticular de forma exagerada são alguns exemplos que desestimulam os ouvintes e acabam interferindo no interesse e foco de quem ouve a mensagem.

 Para evitar que isso aconteça, use termos que convençam sobre seus argumentos e evite usar a linguagem corporal de forma exagerada.

Tenha um atendimento de qualidade Não somente clientes, mas os fornecedores também estão cada dia mais exigentes, e oferecer um atendimento de qualidade é essencial para fidelizar seu público de forma mais eficiente.

Tenha um curso técnico de auxiliar administrativo É uma excelente forma de se qualificar e aumentar suas habilidades. Afinal, por ser voltado especialmente para esse cargo, o curso oferece um treinamento completo de todos os aspectos necessário para se tornar um profissional administrativo de qualidade.

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