O que faz uma recepcionista de consultório médico?

Descubra as principais atividades do dia a dia dessa profissional

Um dos fatores principais quando visitamos clínicas médicas e que nos leva a voltar ou não no estabelecimento, além do atendimento do profissional da saúde, também é a forma como somos recepcionados.

Responsável pela imagem externa de uma clínica médica A recepcionista é a pessoa com quem o paciente tem o primeiro contato no consultório, portanto, é responsável por causar a primeira impressão dos clientes em relação a sua clínica, além de ser o elo de ligação entre paciente e médico.

O que faz uma recepcionista de consultório médico?

Atender telefonemas Seja para agendamento de consultas, remarcações, encaixes, ou anotar recados para o médico. Portanto é necessário ser simpática, paciente e atenciosa.

Atendimento pessoal É necessário ser capaz de antecipar situações para resolver de forma rápida possíveis problemas na clínica, além de praticar sempre o atendimento humanizado, colocando-se no lugar do paciente e demonstrando empatia pelo próximo.

O que uma recepcionista deve saber?

Ser comunicativa Deve saber se comunicar com os pacientes, médico, fornecedores e possíveis parceiros do estabelecimento de maneira clara e objetiva. 

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Ser gentil Não somente ter empatia, a recepcionista também deve ser gentil e educada, e saber lidar com pacientes que podem acabar gerando um clima desgradável no ambiente.

Organização e planejamento Ser organizada e saber se planejar, levando em conta os diversos processos e atividades que ela precisa desempenhar diariamente dentro da clínica.

Manter a agenda com os horários e pacientes de forma correta contribui para a organização do consultório e também auxilia a profissional na hora de encaixar novos pacientes quando um horário fica disponível por desistência.

Além de uma organização geral do consultório, é importante manter bem organizada a recepção, deixando documentos, prontuários médicos, dados pessoais dos pacientes em local específico.

Lidar com imprevistos Além de possíveis faltas sem aviso, o médico pode acabar atrasando devido a outro compromisso, e é papel da recepcionista evitar transtornos aos pacientes.

Sabendo disso, a recepcionista deve sempre se certificar se o médico terá algum compromisso naquele dia e agendar as consultas com uma margem de espera, além de avisar aos pacientes sobre possíveis imprevistos e atrasos.

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