A principal função do cuidador de idosos é zelar pela saúde, conforto e bem-estar do paciente com idade avançada.
Isso quer dizer que para exercer essa função o profissional deve ter conhecimento técnico em diversas áreas para desempenhar o papel da melhor forma possível.
Os cuidados com a saúde também dizem respeito à a alimentação em questões de escolhas saudáveis para o idoso. Isso significa que o alimento deve ser nutritivo e fresco.
O profissional se responsabilizará por pagar as contas da casa, fazer compras em mercados e farmácias e outras tarefas ligadas à administração da residência ou saúde do paciente.
A organização diz respeito a agenda do lar e do paciente, cuidando para que a rotina da casa seja seguida de acordo com as necessidades do idoso e as recomendações médicas.
A lavagem e organização das roupas de cama e roupas pessoais do paciente também são responsabilidade do profissional.
Você também deve ajudá-lo a usar celulares e telefones caso ele se sinta confortável usando esse tipo de aparelho.
Os profissionais devem agir com paciência, calma, saber ouvir e apoiar o idoso em todas as situações. E estimular a prática de atividades físicas ao ar livre, melhorando a saúde e o humor do paciente.
Em alguns casos o cuidador de idoso pode até mesmo viajar junto ao paciente para auxiliá-lo com os medicamentos e alimentação.