O que é ISO 9001 para que serve dentro das empresas?

Qualidade na empresa: Quando falamos em sistemas de gestão da qualidade, muitos pensam na ISO 9001. Mas você sabe para o que ela serve?

É um padrão internacional que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

O que é a ISO 9001?

Garantir que a empresa atenda consistentemente às necessidades dos clientes e requisitos regulatórios.

Objetivo da ISO 9001

Melhora a imagem da empresa, padroniza rotinas, agiliza processos e aumenta a satisfação dos clientes.

Benefícios da ISO 9001

Outros Benefícios: Melhoria na comunicação interna, conquista de novos mercados e encantamento dos consumidores.

A ISO 9001 aborda vários aspectos da empresa.  Vamos ver cada um deles!

Estrutura da ISO 9001

Contexto da organização: Entende as particularidades que diferenciam sua empresa no mercado.

Liderança: Essencial para implementar e manter o SGQ, engajando todos os colaboradores.

Planejamento: Conjunto de ações para abordar riscos e oportunidades no mercado.

Apoio: Recursos necessários para garantir que os processos do SGQ atinjam seus objetivos.

Operação: Relacionada às operações da empresa, desde o contato com o cliente até a entrega do produto.

Avaliação de Desempenho: Mede os resultados das operações e do sistema de qualidade.

Melhoria Contínua: Identifica oportunidades para melhorar processos, produtos e serviços, sempre buscando superar expectativas.

Implementando a ISO 9001: Defina o método de implementação e escolha uma equipe dedicada ao SGQ.

Auditoria Interna: Identifica erros e oportunidades de melhoria antes da certificação oficial.

Auditoria de Certificação: Convide um órgão certificador para auditar e certificar formalmente sua empresa!

Agora que você conhece a ISO 9001, estude mais sobre suas normas e implemente na sua empresa para colher os benefícios!

Curso Grátis de Introdução à Norma ISO 9001:2015

Curso Grátis de Introdução à Norma ISO 9001:2015