Quais são as habilidades de um bom vendedor? Entenda como melhorar as suas!

Se tornar um bom vendedor vai além de conseguir vender o produto ou serviço oferecido. Além de saber se relacionar com seus clientes, também é essencial que saiba como se portar em diversas situações.

Essa habilidade deve ser usada para tirar dúvidas, quebrar objeções, explicar sobre o produto ou serviço oferecido, melhorar o relacionamento com o cliente e gerar empatia durante todo o atendimento.

Habilidade de comunicação

Assim como se comunicar, saber escutar faz parte de uma boa venda. Quanto mais seu cliente falar com você, mais informações você poderá captar sobre as necessidades e dores daquele cliente.

Capacidade de ouvir ativamente

A negociação engloba saber oferecer o produto certo no momento certo, saber quando ancorar o preço, mostrar benefícios do produto e aplicar estratégias como down-sell e cross-sell para vender mais.

Habilidade de negociação

Você não precisa ser um expert no assunto, mas quanto mais você demonstrar que sabe sobre o que vende, mais as pessoas te verão como uma autoridade naquele nicho, gerando mais confiança e mais vendas.

Conhecimento do produto ou serviço

Ter habilidade de se relacionar com outras pessoas de forma mais leve, com postura ética e responsável, levando em conta as diferenças culturais, ideológicas e sociais.

Habilidade de relacionamento interpessoal

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É importante que você desempenhe todas as funções essenciais dentro da sua janela de trabalho, e para isso, você deve ser organizada e saber gerir muito bem o seu tempo.

Capacidade de gestão do tempo e organização

Isso também inclui saber quanto tempo você levará para atender seu cliente, responder e-mails, a fazer atendimento online, etc, de modo que possa ter uma rotina estruturada e conseguir atender muito mais clientes.

Durante uma negociação e um processo de vendas, é comum que seu cliente tenha objeções ou que você enfrente imprevistos que podem acabar impactando a venda.

Habilidade de resolução de problemas

É importante saber lidar com essas situações e resolver problemas de forma dinâmica e rápida, pensando em possibilidades e riscos e identificando qual a melhor solução para aquele obstáculo que surge.

Saber tomar ações diretas para atingir os objetivos e saber qual o melhor produto de acordo com as necessidades do cliente, a fim de chegar no resultado que ele espera alcançar com seu produto.

Orientação para resultados

Seja sempre simpática com seus clientes, independente da forma como eles possam te tratar durante o atendimento, e leve sempre em conta o bem-estar e a resolução dos problemas que ele possui.

Adaptabilidade a diferentes perfis de clientes

Embora a persuasão seja vista como algo ruim, nas vendas ela pode ser uma ótima aliada quando você precisa convencer seu cliente de que seu produto pode resolver os problemas que ele possui.

Persuasão e influência

Ser um bom vendedor é conseguir atrair clientes que precisam do seu produto e convencê-los dos benefícios de adquirir aquilo que você oferece com técnicas de convencimento e influência.

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