O processo de vendas muitas vezes se inicia no emocional dos seus clientes. Isto é: a grande maioria das pessoas compra mais pela emoção do que pela razão, o que faz com que nossas palavras influenciem diretamente na decisão de compra do nosso público.
Os gatilhos mentais nada mais são do que técnicas e ações que fazem com que nossa mente trabalhe no automático para fechar a compra, sem que nós percebamos.
Cria uma relação com o consumidor de entregar algo gratuitamente para criar uma relação de favor entre você e o cliente.
Funciona de duas formas: – durante o teste a pessoa experimenta o produto e vê que de fato vale a pena pagar por ele, ou então vê o e-book e workshop e pensa: “se o conteúdo gratuito é bom assim, imagine o pago”; – o cliente sente que deve algo para você, e tem mais chances de fechar a compra.
O ser humano é movido pela curiosidade e pela necessidade de estar sempre à frente das outras pessoas. Sentir que você é uma das primeiras pessoas que teve acesso a uma novidade gera uma grande satisfação interna, o que motiva muitas pessoas a comprarem coisas sem realmente precisar delas.
A novidade também pode ser usada em diversos nichos diferentes: – coleções novas para cada estação; – cardápios sazonais; – produtos sazonais.
Ao antecipar algum produto, isto é, dar um teaser do que está por vir, você acaba captando a atenção de várias pessoas que têm chances de virar clientes. Isso porque esse gatilho trabalha com a expectativa do consumidor e com a curiosidade.