Com o mundo cada vez mais tecnológico, cresce rapidamente o número de empresas que adotam telefonistas para resolver questões por meio do telefone.
Essas questões podem englobar tanto dúvida de clientes, agendamento de consultas e até negócios que são fechados com fornecedores.
Profissionais dessa área devem, além de ter um conhecimento amplo dos serviços oferecidos pela empresa, oferecer atendimentos com simpatia e ter a habilidade de escutar e entender o que lhe está sendo dito.
Porém, os telefonistas também podem atuar desempenhando outras funções relacionadas à documentação, agendamento de reuniões e tarefas administrativas.
Enquanto a telefonista cuida das funções voltadas para aspecto interno e se comunica com clientes e fornecedores por meio de telefonemas, a recepcionista está mais ligada com fatores externos como o atendimento aos clientes presencial.
Tenha conhecimentos sobre tecnologia Saber lidar com ferramentas tecnológicas é essencial porque muitas vezes a telefonista atua enviando e-mails, imprimindo documentos e usando plataformas digitais como Skype, Zoom e até Whatsapp.
Faça anotações de tudo Apesar da boa memória ser um grande requisito para uma telefonista, é importante fazer anotações de todos os recados, tarefas pendentes e reuniões importantes.Tanta informação pode fazer com que você acabe se esquecendo de algo importante.