Dinâmicas para jovens

10 atividades para descontrair

As dinâmicas para jovens são essenciais para promover integração, criatividade e autoconhecimento entre os participantes.

Utilizadas em diversos contextos como escolas, universidades e grupos de jovens, essas atividades estimulam a comunicação e a empatia, contribuindo para um ambiente mais colaborativo e produtivo.

Se você é um profissional de Recursos Humanos, coordenador de algum grupo ou comunidade, ou simplesmente deseja incluir as dinâmicas para jovens no trabalho ou na faculdade, selecionamos algumas atividades interessantes que podem te ajudar.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Objetivo: focar na criatividade e na capacidade de encontrar soluções. Introdução: criar um anúncio para um produto indicado. Proibição de palavras: Identifique as palavras mais óbvias relacionadas ao produto e proíba seu uso. Desenvolvimento: Dê um tempo específico para os participantes criarem seus anúncios Apresentação: Peça para cada grupo ou participante apresentar o seu anúncio Conclusão: Realize uma discussão em grupo sobre os anúncios apresentados

#10 Briefing

Objetivo: promover o autoconhecimento e a empatia entre os participantes. Instruções: Peça para os participantes desenharem o bicho que melhor represente sua personalidade.  Troca de desenhos: Após finalizarem os desenhos, os participantes devem trocar os desenhos entre si. Discussão: Cada participante comenta o que entendeu sobre o desenho e tenta associa-lo a um participante. Conclusão: debate sobre como a atividade ajudou a conhecer melhor o colega

#9 Que bicho sou eu?

Divisão de equipes: Separe o grupo em duas equipes. Criação do idioma: Peça que cada equipe elabore um novo idioma Formação de duplas: Forme duplas com integrantes das equipes opostas. Ensino do idioma: As duplas devem ensinar seu idioma ao outro sem falar português. Apresentação: As duplas apresentam o que aprenderam para o grupo. 1Conclusão: Conduza uma discussão sobre a experiência e as dificuldades encontradas.

#8 Os poliglotas

Objetivo: Incentivar a empatia e a solidariedade entre os participantes. Instruções: Peça que cada um escreva uma situação ou problema pelo qual está passando, sem se identificar. Coleta: Recolha as folhas Distribuição: Cada participante retira uma folha da caixa. Discussão: Forme uma roda de debates para discutir cada situação Conclusão: Encerre com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a empatia pode ser aplicada no dia a dia.

# 7 Carregando as cargas do outro

Objetivo: Promover o autoconhecimento e a conexão com a natureza. Materiais: Forneça papel, caneta e imagens da natureza. Escolha da imagem: Cada participante deve escolher uma imagem que o represente Reflexão: Os participantes refletem sobre sua escolha e descrevem isso em sua folha. Compartilhamento: Os participantes compartilham suas reflexões. Conclusão: Conduza uma discussão sobre as reflexões e o que foi aprendido sobre si mesmo e os outros.

#6 com a natureza

Objetivo: importância de não assumir que sempre há competição. Preparação: Entregue um balão e um barbante para cada participante e peça que cada um encha o balão e amarre-o no tornozelo. Instruções: Anuncie que quem entregar o balão cheio ganhará um prêmio. (a tendência é que eles tentem estourar os balões uns dos outros) Revelação: Explique que não era uma competição, mas sim, bastaria que cada um entregasse seus balões. Conclusão: Discuta a lição aprendida sobre cooperação.

#5 Cada um por si

Objetivo: Trabalhar a estratégia em grupo. Instruções: Divida o grupo em duas equipes e explique que eles devem estourar os balões uns dos outros Materiais: Dê dois balões e um pedaço de barbante para cada pessoa, para amarrá-los à cintura. Atividade: Inicie a atividade e permita que as equipes compitam. Conclusão: Após a atividade, discuta as estratégias usadas e a importância do trabalho em equipe.

#4 Estourar o balão

Objetivo: Estimular a tomada de decisão e a valorização das diversas profissões. Materiais: escreva os nomes dos participantes em papeis e distribua Instruções: os jogadores estão a bordo de uma navio a caminho de uma nova cidade, porem a embarcação começa a afundar. Eles então devem decidir quais dos participantes são importantes e devem ser salvos e quais devem ficar para trás. Conclusão: Conduza uma discussão sobre as decisões tomadas e a importância das diferentes profissões.

#3 Construindo uma cidade

Objetivo: Ensinar sobre organização e colaboração. Preparação: Organize o grupo em círculos e peça que fiquem de mãos dadas, porém de costas para o centro. Instruções: Peça para que os participantes tentem voltar-se para dentro da roda, mas sem soltar as mãos. Atividade: Permita que tentem até conseguirem. Conclusão: Discuta sobre a experiência e como cada um pode ajudar o outro, fazendo a sua parte.

#2 Virando pelo avesso

Objetivo: Ensinar empatia Materiais: lápis e papel Instruções: peça que escrevam no papel um desafio para outro colega realizar, e depois, devolvam o papel para você. Recolha: pegue os papéis. Revelação: Explique que cada um terá que realizar seu próprio desafio. Execução: Permita que os participantes realizem os desafios. Objetivo: Ensinar os participantes sobre empatia pelo próximo. Debata entre os membros quais lições foram aprendidas com isso.

#1 Desafio secreto

Incorporar essas atividades no dia a dia de grupos diversos facilita a comunicação e a cooperação, e também ajuda cada indivíduo a explorar e expressar seus sentimentos de maneira segura e construtiva.

Curso Grátis de Dinâmica para jovens

Curso Grátis de Dinâmica para jovens