Você sabe a diferença entre um operador de telemarketing e um telefonista? Ambos trabalham com ligações telefônicas, mas têm funções e propósitos distintos dentro da empresa.
Foca em vender produtos, realizar cobranças, prestar assistência ao cliente e realizar pesquisas de satisfação.
Atendimento Ativo e Receptivo O operador de telemarketing pode fazer ligações ativas para vender ou receber ligações de clientes para prestar serviços.
Funções Administrativas Além das ligações, a telefonista agenda reuniões, organiza documentos e desempenha outras tarefas administrativas.
Enquanto o operador de telemarketing vende produtos e serviços, a telefonista atua como uma recepcionista via telefone.
Salários Operador de telemarketing: até R$1.200 Telefonista: até R$1.500, com possibilidade de aumento conforme experiência.
Especialização Necessária? Nenhuma das funções exige ensino superior, mas cursos técnicos são um diferencial importante para telefonistas.
Familiaridade com computador, boa dicção, audição, comunicação verbal, maturidade emocional, e habilidade de trabalhar em equipe.
Comunicação clara, organização, habilidades com software de gestão, boa memória, e capacidade de fazer anotações precisas.
Lidar com Pessoas Tanto operadores de telemarketing quanto telefonistas precisam saber lidar com pessoas de diversos temperamentos e manter a calma sob pressão.
Verifique as necessidades e requisitos para ingressar no mercado de trabalho e busque especializações para aumentar suas chances de sucesso.
Considere o piso salarial e as oportunidades na região onde você deseja atuar.
Entender as diferenças entre operador de telemarketing e telefonista ajuda você a decidir qual carreira seguir e como se preparar para ela!