Soltar a voz não é uma tarefa fácil nem mesmo para quem tem uma voz agradável naturalmente.
Isso porque, mesmo quem encara o canto como uma grande paixão pode ficar paralisado ao se deparar com muitas pessoas olhando para o palco ao mesmo tempo.
O volume da voz também acaba sendo prejudicado, além de ainda ser possível causar danos mais sérios devido ao relaxamento e postura do aparelho fonador.
Para isso, é preciso que você comece com coisas pequenas como por exemplo mostrar uma música que aprendeu aos amigos próximos e perguntar qual a opinião deles a respeito do que mais gostaram e o que precisa ser melhorado.
É importante que você saiba receber feedbacks positivos e negativos, e prestar atenção ao que você faz nas partes que eles gostaram mais e tentar aplicar isso nos momentos que receberam críticas.
Cante em festas de famílias, eventos no trabalho ou churrasco com os amigos
Comece com apresentações com pessoas que você conhece, e parta para apresentações em bares pequenos ou festas de amigos com um público que você ainda não tem familiaridade.
Apesar de timidez com exposição seja normal, alguns indivíduos podem sentir uma vergonha muito grande que acaba impedindo-os de realizar atividades, e nesses casos é necessário ajuda de alguém especializado para controlar a timidez.
Faça exercícios que ajudam a acabar com a timidez na hora de cantar
Se filme com o celular de corpo inteiro. Assista ao vídeo e analise quais partes deve melhorar e quais deve manter.
Vale lembrar que não se deve praticar por mais de 20 minutos para não causar um estresse nas cordas vocais, o que o deixará sem voz por algum tempo.
Além de melhorar a afinação e entonação, nas aulas você também aprenderá a melhor forma de vencer a timidez para se apresentar para o seu público com técnicas e dicas específicas.