Dicas para otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade!

Quanto mais produtivo for o time de vendas, maiores as chances de sucesso da empresa e maior será a taxa de conversão.

Isso porque, quando uma venda é otimizada, a equipe consegue ter mais tempo para atender outros clientes e para se capacitar com cursos e treinamentos.

O plano de vendas nada mais é do que um script que organiza as metas, ações e estratégias que serão usadas durante o seu atendimento. Assim fica mais fácil saber quais serão as possíveis objeções dos clientes e as respostas que você deve dar para quebrar cada uma delas.

Crie um plano de vendas eficiente

Os vendedores devem saber quais são as ações que geram mais resultados durante as vendas e priorizar esse tipo de atividade.

Priorize as atividades de venda que geram mais resultado

Algumas ferramentas de automação são excelentes para quem quer otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade.

Faça uso de ferramentas de automação de vendas

Normalmente, essas ferramentas são usadas em ambientes digitais, já que são formas de se comunicar com seu cliente sem que haja uma pessoa trabalhando nesse setor. Ou seja, todo o processo é feito de forma programada.

O CRM é um sistema onde você armazenará todas as informações sobre seus clientes, incluindo nome, endereço, idade, data da última compra, o que comprou, e-mail etc.

Use um CRM para gerenciar contatos e informações sobre clientes

Essas informações coletadas devem ser relevantes para seu negócio, e auxiliar no processo de novas vendas ou de reativação dos clientes.

Manter uma rotina de atividades de vendas também é essencial para manter a constância e aumentar a produtividade. Dependendo do setor que você atua pode ser interessante manter uma rotina diária específica.

Estabeleça uma rotina diária para atividades de vendas

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Use o networking para expandir a rede de contatos

O networking nada mais é do que sua rede de comunicação e contato no meio de atuação da sua empresa.

Essa comunicação e relacionamento devem ser sinceros, e não apenas por interesse, já que é fácil perceber quando uma pessoa se aproxima com outras intenções.

Seu networking é uma ótima forma de atrair mais clientes e vender mais, já que você pode ser apresentado para potenciais consumidores quando é visto em eventos, quando outra pessoa do meio te marca em uma publicação etc.

Algumas tarefas secundárias como responder clientes nas redes sociais, responder e-mail e realizar orçamentos podem ser delegadas para terceiros, e não necessariamente devem ser feitas por você.

Aprenda a delegar tarefas secundárias para ter mais tempo para as vendas

Coloque sua energia em atividades indispensáveis como o atendimento presencial, por telefone ou chamadas de vídeos, reuniões etc.

Identifique em qual horário seu rendimento é maior para as atividades que demandam mais atenção e energia, e deixe o outro horário para tarefas mais simples.

Identifique os momentos do dia em que está mais produtivo para realizar as tarefas mais importantes

Ter com clareza todas as metas e objetivos da empresa vai lhe auxiliar a se manter organizado e saber o que precisa fazer. Assim, você consegue aumentar sua produtividade elaborando um plano de ação mais detalhado.

Mantenha-se organizado e atualizado sobre as metas e os resultados de vendas

Um pipeline nada mais é do que uma espécie de mapa onde ficam especificados todos os processos de venda de uma empresa.

Faça um acompanhamento constante do pipeline de vendas

Para ter mais sucesso nas vendas e otimizar esse processo, tenha um pipeline definido e faça o acompanhamento constante desse mapa com cada cliente que você atende. Assim, fica mais fácil ajudá-lo a fazer todo o caminho necessário para fechar a compra.

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