O que compensa mais, trabalhar com carro alugado ou carro próprio?

Hoje em dia é fácil encontrar com alguém que está trabalhando exclusivamente como motorista de aplicativo ou que esteja fazendo uma renda extra mensal para isso.

E cresce a cada dia que passa a opção de alugar um carro para poder desenvolver com mais tranquilidade esse tipo de serviço.

Diversos fatores deverão entrar na sua avaliação decisiva. Existe, porém, dois pontos de análise obrigatória que são eles: o valor da mensalidade pela locação X e o preço que se gasta com o combustível para sua manutenção diária.

Carro alugado: vale a pena?

Sabemos que na locação de carro, há alguns valores adicionais que estão embutidos na parcela, como IPVA, depreciação, licenciamento e, em alguns casos, até a manutenção básica como troca de óleo, revisão, pneu entram, também. 

Ah, sem contar o seguro automóvel que, para quem está frequentemente na rua, chega a ser um quesito obrigatório.

Para compensar, é necessário que você “rode” bastante e assim, a conta feche- estima-se que o ideal seja, no mínimo, 50 horas por semana.

Isso porque os contratos podem ser feitos com pagamentos semanais ou mensais (a avaliar da sua melhor condição) e em todos eles você vai encontrar um ponto: o limite de quilometragem a ser percorrido.

E caso haja km a mais do que o plano contratado, paga-se uma taxa por KM percorrido além do plano. Ou seja, se não for bem pensado, a conta pode sair cara.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Depende do modelo que você for alugar, bem como o prazo de contrato e a quilometragem estabelecida. Em média geral, partem de R$ 1.500,00/mês.

Quanto custa o preço do carro alugado?

Existe em muitas operadoras, a opção de contratar um carro alugado para quem é motorista de aplicativo, o que facilita não só o pagamento, mas também o valor mensal do carro em relação aos KM rodados.

O correto é que você comprometa apenas 25% do seu lucro bruto para o pagamento dessa mensalidade.

Ah, vale a pena pensar que se você for entrar num financiamento para dispor de carro pessoal à trabalho, a regra dos 25% também deverá ser mantida, de forma a organizar sua vida financeira.

Várias contas deverão entrar nesse caso. Além do financiamento do seu carro (caso ele seja financiado), deve-se levar em consideração, algumas avarias.

E se eu usar o meu carro particular?

O tempo de troca de pneu, óleo, manutenção preventiva irá ser bem menor do que para uso particular, já que os kms serão triplicados. Além disso, é necessário contabilizar o seguro automóvel, IPVA e o licenciamento que deverão estar em dia para sua maior segurança- e a de seu passageiro também.

Se o seu carro faz mais a linha popular, a locação também pode ser uma opção, já que você daria um upgrade sem “mexer” com financiamento e nem com taxas de financiamento, que em muitos casos, chegam a 1.41% ao mês e 18% ao ano.

Curso Grátis de Motorista para Aplicativo

Curso Grátis de Motorista para Aplicativo