A empatia é uma das formas mais eficazes de entender o que seu cliente está passando, quais suas reais dificuldades, seus medos e seus anseios.
A empatia é uma estratégia onde o vendedor se coloca no lugar do cliente, o seu grande benefício é poder dialogar com seu cliente de uma forma mais eficaz e encontrar soluções que sejam benéficas para ambas as partes.
Escutar ativamente e com interesse genuíno Mais importante do que vender é saber escutar o que seu cliente tem a dizer, entender o que está sentindo naquele momento, independente se terá ou não relação com o produto ou serviço que você vende.
Usar a linguagem corporal para se comunicar de forma mais empática Quanto mais eficaz for a sua linguagem corporal, mais à vontade o cliente se sentirá durante o atendimento. Como consequência, mais fácil será a comunicação e maiores as chances de venda.
Validar os sentimentos e as preocupações do cliente Demonstre que você entendeu os anseios do seu cliente, vontades e desejo, e que você se preocupa em resolver essas questões de acordo com o que você vende.
Colocar-se no lugar do cliente e entender sua perspectiva Apenas com o fato de tentar se colocar no lugar daquela pessoa, você já demonstra uma empatia que poderá ser o ponto chave para se conectar ainda mais com seu cliente.
Usar a empatia para personalizar a abordagem de vendas de acordo com o perfil do cliente Com a empatia você entende o que seu cliente está sentindo, quais seus medos, anseios e desejos, e pode fazer uma abordagem mais personalizada, de acordo com o seu perfil.
Ser sincero e autêntico em todas as interações com o cliente Cria uma grande conexão com o cliente, como constrói um relacionamento de confiança e segurança entre o consumidor e o vendedor.