Como trabalhar de vendedora de loja?

Trabalhar com vendas é um desafio que exige paciência, dinamismo e uma ótima comunicação com o cliente, além de uma série de outras habilidades importantes.

O grande segredo para se sair bem nessa função é saber desenvolver as habilidades certas e manter-se sempre atualizado com as tendências do momento.

A identificação com o estabelecimento faz com que o funcionário fique mais à vontade com o seu trabalho, mais motivado no dia a dia e mais confiante na hora de recomendar e vender os produtos.

Procure por segmentos com os quais você se identifique

Saber ouvir e ter a capacidade de se colocar no lugar do outro são dicas valiosas para conquistar os seus clientes. Ouça atentamente as suas dúvidas, problemas e objetivos para ter a possibilidade de oferecer a melhor solução possível.

Desenvolva habilidades de um perfil carismático e desenvolto

Vendedores precisam ter desenvoltura, simpatia, jogo de cintura e paciência para lidar com o cotidiano agitado e dinâmico de uma loja.

São habilidades que podem ser aprimoradas com a prática do dia a dia, mas quem já possui esse perfil sai na frente e se destaca frente a outros candidatos à vaga. 

Busque se informar sobre o produto que vende, conhecendo suas vantagens, possibilidades e pontos fracos também, já que assim você fica preparada para possíveis questionamentos evitando surpresas.

Aprofunde seus conhecimentos acerca do produto e do cliente

Um vendedor que sabe do que está falando passa confiança ao cliente, o que muitas vezes é determinante para prosseguir com uma compra.

Assim, você está capacitada a responder quaisquer dúvidas que o cliente possa ter, bem como oferecer dicas valiosas para tirar o máximo proveito do produto.

Da mesma forma, é indispensável entender como o cliente age e pensa, o que vai te garantir muitas vantagens para alcançar seu objetivo.

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Ao conhecer o cliente é possível melhorar a sua abordagem e focar nos pontos de maior interesse para cada pessoa.

Isso vale para o nicho no qual sua função se encaixa, mas também para técnicas de vendas e relacionamento com o cliente.

Vendedora de loja: Mantenha-se bem informada

Ao trabalhar com moda, por exemplo, é importante saber as últimas novidades e tendências que vão agradar os clientes, se informar sobre as melhores combinações, os diversos usos possíveis de determinada peça, etc.

Como a área de vendas é muito dinâmica e ligada à comunicação com o cliente, é fundamental estar por dentro do que acontece no mercado e buscar métodos e táticas que possam facilitar o seu trabalho e melhorar seu desempenho.

A habilidade de convencer pessoas é essencial para ter bons resultados enquanto vendedor. Não estamos falando de insistência, e sim de desenvoltura e a capacidade de se adaptar de acordo com o que a situação exige.

Trabalhe a sua capacidade de persuasão

Muitas pessoas vão às compras sem saber exatamente o que precisam ou o que procuram. Outras sabem exatamente o que querem, e precisam apenas encontrar a oferta ideal, que atenda às suas necessidades.

Vendedores com perfil dinâmico e persuasivo fazem toda a diferença em qualquer um desses cenários, já que muitas vezes basta o incentivo certo na hora certa para que a compra seja concluída.

A etapa do pós-venda é tão importante quanto qualquer outra para fidelizar clientes, e quando realizada adequadamente pode resultar em vendas futuras.

Fique atenta ao pós-venda

Diversas situações podem se desenrolar a partir da compra: um produto com defeito, um presente que não agradou ou não serviu, um item que não cumpre o que promete, entre outras. 

O vendedor precisa estar preparado para lidar com todos esses cenários, sustentando o bom atendimento do início ao fim, até que o cliente esteja de fato satisfeito.

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