Trabalhar como motorista de aplicativos se tornou uma alternativa para muitos brasileiros, uma forma de se livrar do desemprego e manter uma rotina flexível e autônoma.
Pode servir como uma ocupação em tempo integral ou até mesmo como um bico temporário para fazer uma renda extra.
Aplicativos como Uber, Cabify e 99 têm um grande alcance, estão presentes em todas as capitais brasileiras e em boa parte das cidades menores.
Qual A Documentação Necessária Para Se Tornar Motorista De Aplicativo?
Também é necessário ter uma certidão de antecedentes criminais, um documento emitido pela Polícia Federal que informa se há registros de crimes em seu nome.
Além disso, também é necessário ter em dia o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), cujo porte é obrigatório.
É preciso fazer o agendamento da avaliação psicotécnica, que se trata de uma obrigação para que o EAR seja aprovado. E pagar as taxas correspondentes para que um novo documento com EAR seja emitido.
O agendamento pode ser feito pela internet, no site do Detran do seu estado, ou no portal do Poupatempo.
Uma vez aprovado no exame, o motorista retorna ao Poupatempo ou ao Detran com o resultado para que sua nova CNH seja emitida, o que pode demorar alguns dias.
É possível que outras documentações sejam pedidas, dependendo do município onde o cadastro for realizado. Os aplicativos exigem que os motoristas parceiros tirem uma foto que serve como identificação para a plataforma e garantia de segurança para os passageiros.
Há alguns requisitos que os carros dos motoristas de aplicativo precisam atender, o que pode variar de acordo com cada empresa/aplicativo.
No caso do Uber, por exemplo, há especificações de acordo com as categorias e nenhuma aceita veículos com adesivos, nem camionetes, vans ou veículos com placa vermelha.
O motorista também precisa ter um smartphone com o aplicativo em questão instalado. É preciso ter o aplicativo exclusivo para motoristas, que pode ser encontrado no Google Play e na App Store.
Ter consigo um carregador de celular e um bom plano de internet 4G é fundamental para garantir que o aplicativo esteja funcionando perfeitamente.
Primeiro é necessário fazer um cadastro no site da empresa e enviar uma foto de sua CNH contendo a observação EAR. É preciso ter a CNH permanente.
Após ser aprovado na elegibilidade de acordo com os requisitos necessários, basta enviar uma foto do CRLV do seu veículo e baixar o aplicativo Uber Driver, específico para motoristas.
Se você não tem um veículo à sua disposição, há a opção de alugar um carro com desconto em uma das locadoras que têm parceria com a Uber.