O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa.
Apesar desse benefício ser concedido pelo Governo Federal, é preciso que o trabalhador entre com um pedido solicitando-o. Se você tem dúvidas se tem direito, confira a seguir as formas de consultar.
Por meio deste portal, são disponibilizadas políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliar na busca ou na preservação do trabalho, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.
Entre essas ações, está a possibilidade de consultar a situação do requerimento do seguro-desemprego, e se as parcelas foram emitidas e a data de pagamento.
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado em 1975 , como resultado da adesão do governo brasileiro à Convenção n° 88, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Por meio do app SINE Fácil, desenvolvido pelo Ministério da Economia, você tem a possibilidade de consultar os dados do vínculo empregatício, o requerimento do benefício e acompanhar sua situação.
Outra opção fácil e prática de utilizar seu CPF para saber se você tem direito ao seguro-desemprego é por meio do app da Carteira de Trabalho Digital.
-Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”; -Faça o login com sua conta Gov.br; -Clique em “Benefícios”; -Clique em “Seguro-desemprego”; -Por fim, clique em “Consultar”.
Outra forma bastante intuitiva e bastante utilizada de descobrir se você tem o direito a esse benefício trabalhista é pelo site oficial da Caixa Econômica Federal.
No aplicativo CAIXA Trabalhador, você pode se informar sobre o Seguro-Desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e ainda tirar dúvidas.
Se você tem dificuldades para fazer a consulta online, outra opção possível é realizá-la pelo telefone, pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal ou pela Central Alô Trabalho.
O atendimento eletrônico da CAIXA é 24 hrs, todos os dias, o atendimento presencial é de seg a sex, das 8h às 21h, e aos sábados das 10h às 16h. Para falar com a Central Alô Trabalho, disque 158.