Em todo trabalho a forma como nos vestimos está relacionada com a maneira como encaramos nossa função, além de estar fortemente ligado com a nossa postura profissional.
O mais aconselhável é que você escolha um uniforme que passe uma imagem mais profissional, já que as outras pessoas conseguem identificar em passeios e viagens que você é o responsável pelo idoso.
Em grande parte dos casos os cuidadores se vestem de branco por proporcionar uma visão de limpeza e higiene.
Evite calçados que não favorecem o desenvolvimento do trabalho, calças muito apertadas, vestidos ou bermudas muito curtas e acessórios que podem se tornar perigosos para o paciente.
O cuidador de pessoas mais velhas não deve resolver assuntos pessoais durante sua carga horária, nem levar o idoso para passear em locais em que se deve resolver assuntos pessoais como bancos, por exemplo.
Na hora de falar com o idoso, o cuidador deve sempre conversar com tom baixo e sem gírias ou palavrões, além de nunca erguer o tom de voz mesmo em momentos de tensão.
As mulheres cuidadoras de idosos devem prezar pela higiene e manter as unhas sempre limpas e curtas para evitar machucar o paciente durante banhos e atividades do dia a dia, e diminuir o risco de infecções causadas por bactérias.
Os idosos normalmente sentem muita necessidade de conversar com alguém, e o profissional deve escutar o que o paciente tem a dizer.