Como deve ser um atendimento ao cliente?

Já não é mais segredo para ninguém que um dos principais investimentos de uma empresa deve ser feito com o propósito de aprimorar o atendimento ao cliente.

Um bom atendente sabe ouvir (ou ler) o seu cliente antes de tudo. A compreensão plena a respeito do problema ou da demanda que chega até ele é importante para resolver a questão de modo eficiente. 

Empatia e boa escuta em primeiro lugar

Há infinitos perfis de consumidores e atendentes que conseguem identificar de imediato o perfil do cliente e como ele prefere que sua compra seja mediada estão à frente dos demais, pois conseguem executar seu trabalho de maneira mais fluida, espontânea e natural. 

Personalizar o atendimento é fundamental

Portanto, ter uma boa comunicação em seu atendimento não envolve apenas gentileza e o uso de um bom português. É preciso saber falar a língua de cada cliente, de modo a adaptar o atendimento conforme o que cada situação exige.

Com a prática e a rotina de trabalho, fica fácil identificar os problemas mais comuns que podem surgir em alguns momentos ou em compras específicas.

Quem antecipa os problemas sai na frente

É importante estar sempre atento ao mercado e antecipar os problemas que o seu cliente pode enfrentar.

Clientes gostam de ser surpreendidos positivamente

Um atendimento memorável também inclui atividades que fogem do roteiro, como ações de marketing para surpreender o cliente. Ao fazer mais do que o cliente espera, a empresa mostra proatividade e fortalece o relacionamento.

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Ao manter um canal aberto para recolher feedbacks, as empresas mostram que a opinião de cada cliente importa.  Além disso, pode ser uma fonte de informações preciosas para o crescimento do negócio. 

Feedbacks são oportunidades de crescimento

Após recolhidas as opiniões, compartilhe-as com toda a equipe de atendimento e use-as ao seu favor para aprimorar os processos que compõem a compra. Implementar mudanças sugeridas pelos consumidores é gratificante pois mostra que as sugestões são de fato levadas a sério pela empresa.

É fundamental que o cliente possa enxergar os atendentes e vendedores como profissionais especializados e qualificados para sanar suas dúvidas e solucionar quaisquer problemas que possam surgir durante a compra.

A equipe de atendimento precisa ser capacitada

É possível fazer do pós-venda uma oportunidade única para aumentar a credibilidade da marca.

O pós-venda é tão importante quanto qualquer outra etapa

No caso de empresas prestadoras de serviços, o pós-venda é ainda mais importante, já que é preciso garantir que o cliente consiga fazer uso do serviço de maneira adequada.

Se o atendimento não for capaz criar laços duradouros com os clientes, então talvez seja o caso de rever algumas etapas do processo, pois isso deve ser encarado como uma responsabilidade de toda a empresa. 

Criar laços com os clientes deve ser um dos objetivos principais

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