As atividades complementares são atividades acadêmicas que devem ser desenvolvidas pelos estudantes de cursos superiores.
As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares obrigatórios, que servem para enriquecer e complementar o perfil do aluno.
Segundo o MEC, atividades complementares aceitas pelas instituições como hora complementar são: semanas acadêmicas, congressos, seminários, entre outras
Visando o desenvolvimento de projetos que contemplem a área externa à instituição, existe a possibilidade de obter horas complementares comunitárias e coletivas.
Atividades complementares são desenvolvidas paralelas às atividades acadêmicas, e deve seguir os critérios de cada instituição. Veja algumas opções a seguir:
Os cursos livres estão entre as principais formas de conseguir horas complementares para a graduação.
Participar de palestras é uma boa maneira de conseguir horas complementares para sua graduação, uma vez que são ministrados por profissionais experientes e altamente capacitados
Outro caminho interessante para conquistar experiência profissional e horas complementares é por meio da realização de estágios não obrigatórios.
Entre as pesquisas acadêmicas está a Iniciação Científica, pode ser de diferentes áreas de ensino e foca no estudo de um tema específico de interesse da área que pretende atuar.
Outra opção viável para quem está em busca de horas complementares são as monitorias, que consistem, basicamente, em uma forma de aprender ensinando.
Alguns bons exemplos destes eventos são workshops, simpósios, seminários, oficinas, semanas acadêmicas, entre vários outros tipos possíveis.
Essa é uma oportunidade que, além de proporcionar o aprendizado de novos idiomas e o contato com novas culturas, também serve como atividade extracurricular.
É importante ressaltar que o evento em questão precisa estar relacionado com a sua graduação, e deve ser apresentado um comprovante de participação para contabilizar as atividades
Além do voluntariado ser muito bem-visto pelos empregadores, é uma forma de contribuir para o seu próprio desenvolvimento pessoal e de habilidades diversas, como a empatia.
Essa iniciativa possibilita que o estudante tenha contato com vivências e situações reais, desenvolva competências práticas e amplie sua visão sobre o papel do profissional.
Cada curso possui uma carga horária específica, que pode variar entre 2.400 e 7.200 horas, distribuídas em diferentes atividades.