16 óleos essenciais que ajudam no estresse e melhoram o humor

O uso dos óleos essenciais corretos, além de baixar os níveis cortisol, tratam sintomas como irritabilidade, depressão, ansiedade, dificuldade de concentração, compulsão alimentar, entre outros.

São calmantes e auxiliam diminuindo o estresse. Ainda ajuda no tratamento da insônia e alivia as dores causadas por cólicas menstruais durante a TPM.

Camomila

Trata os sintomas do estresse e da insônia por ser rica em ações tranquilizantes.

Melissa

Contém o ativo linalol, responsável por elevar os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA), atuando nos nervos com sua ação relaxante. Diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Lavanda

Jasmim

Estimula a sensação de relaxamento e tranquilidade. Sua ação também pode combater a insônia por induzir ao sono assim que é inalado.

É usado há muito tempo para tratar crises nervosas, já que a planta possui ações calmantes que reduzem os níveis de estresse na mente e as alivia tensões do corpo. Ainda conta com ações sedativas que podem ser benéficas para tratar crises de ansiedade.

Valeriana

O essencial desta planta traz sensação de relaxamento aos nervos e reduz a tensão corporal. Também atua como afrodisíaco natural e controla os níveis de cortisol, responsável pela produção do estresse.

Sálvia

Possui ações de relaxamento e calmantes, que além de aliviar os sintomas do estresse também pode ser usado para baixar os níveis de ansiedade de uma gestante no trabalho de parto.

Rosas

Manjerona

Capaz de combater o nervosismo e controlar crises de ansiedade e estresse. Também ajuda a aliviar sintomas como dores de cabeça quando massageado na têmpora.

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

+ 400  Cursos Grátis com certificado de conclusão válido!

Ajuda a controlar sintomas de ansiedade, baixar os níveis de cortisol e diminuir as tensões corporais. O óleo da planta ainda ajuda a controlar a pressão arterial e evita problemas como a hipertensão.

Gerânio

É rico em propriedades capazes de melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse. Com isso, também acaba sendo eficiente para tratar os sintomas de problemas como a ansiedade.

Bergamota

É rico em ações anti-ansiedade e estresse e possui aroma e sabor adocicado, sendo também muito usado em infusões.

Funcho

É uma erva usada como tempero em receitas tradicionais na Itália, mas seu óleo pode ser usado na aromaterapia para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Manjericão-folha-larga

Manjericão-sagrado

A ação antioxidantes e anti-inflamatórios do tulsi, como a erva também é conhecida, ajudam a conter o excesso de estresse e previnem nosso organismo contra inflamações e doenças.

Rico em propriedades que tratam a insônia e contribuem para uma boa noite de sono, além de ter substâncias relaxantes que ajudam a mente a trabalhar de forma mais ágil e clara.

Sândalo

Potente anti-inflamatório e analgésico, alivia dores de cabeça e estresse, além de auxiliar na qualidade do sono. Embora poucos saibam, o óleo dessa erva também pode tratar a abstinência.

Alecrim

Bastante popular na Índia, possui um perfume parecido com o da essência de capim-limão. Graças a suas ações calmantes, é muito utilizado para conter o estresse e crises nervosas.

Vetiver

Curso Grátis de Aromaterapia

Curso Grátis de Aromaterapia