Começar pelo básico é essencial a todos que querem aprender uma nova língua, e não seria diferente para aqueles que vão começar a aprender a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como libras.
Mas, para isso, existem alguns conhecimentos que todos precisam ter. Desde sinais básicos para conviver no dia a dia, até regras gramaticais de como usá-las.
O aceno comum ao dizer oi para alguém também será o gesto usado para isso em libras.
Para isso você fará o gesto de acordo com as palavras próximas a sua boca, abrindo seus dedos em um movimento suave.
essa pergunta é feita em apenas um movimento, onde sua mão fechada no gesto correto irá em uma linha reta de um ponto ao outro.
A libras é uma língua direcionada, então isso significa que ao falar sobre algo você irá direcionar os sinais na direção daquela pessoa ou daquele objeto do qual quer falar.
o sinal para essa questão é posicionar sua mão na posição correta e tocar duas vezes próximo a sua axila.
faça o sinal da pergunta e em seguida mostre com os dedos os números dos anos que você tem.
você deve tocar sua testa ou a região peitoral com a palma aberta e afastará a mão, em um gesto parecido com o de tirar um chapéu, por exemplo.
O sinal para ele é idêntico ao que você usou para perguntar a idade de outra pessoa, mas ao invés de aproximá-lo da sua axila você irá fazer isso próximo a boca.
Para ele basta apenas deixar as duas palmas abertas, a ponta dos seus dedos se tocando, e então fazer um movimento trazendo suas mãos para perto.
Nele você fará os gestos de “precisar” e “ajuda”. O primeiro será das suas mãos fechadas próximo ao peitoral, as movimentando. Em seguida o de ajuda, tocando um dos dedos no pulso enquanto a outra mão mantém as palmas abertas e o movimento para frente.