10 Habilidades essenciais para trabalhar como assistente administrativo

A principal função de um assistente administrativo é organizar tarefas junto ao departamento de gestão, finanças e logística das empresas.

Além disso, ele é o responsável por arquivar e organizar documentos, monitorar contas a pagar e a receber, além de gerir e-mails e respondê-los, podendo realizar diversas tarefas que também envolvem lidar com o público.

Já que atualmente grande parte das operações realizadas dentro das empresas usam softwares e aplicativos, que além de otimizar o tempo dos profissionais ainda facilita as tarefas.

1- Saber lidar com a tecnologia

Organização é essencial, já que é responsável por coordenar inúmeros departamentos de uma instituição. Além do mais, lida diariamente com várias tarefas ao mesmo tempo e com documentos importantes.

2- Ser organizado e pró-ativo

Junto a isso, o profissional ainda deve ser proativo e estar pronto para solucionar qualquer contratempo que possa surgir dentro da empresa antes que tomem proporções maiores e causem problemas sérios para a organização.

Como tem contato diário com diferentes tipos de colaboradores, parceiros e até mesmo investidores, é necessário que saiba se comunicar corretamente com cada um deles, mantendo a postura e sabendo se expressar com clareza.

3- Saber se relacionar

4- Conhecimento básico em matemática e português

O conhecimento da língua portuguesa ajudará na função de redigir textos, responder e-mails, e elaboração de atas para reuniões, além de ser indispensável na hora de se comunicar de forma clara e objetiva.

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Já a matemática é importante para o controle de recebimentos e pagamentos, compra de materiais e na negociação com fornecedores, por exemplo.

É necessário que conheça o sistema organizacional da empresa e saiba de todos os seus procedimentos, cargos e sua conduta, para que assim possa se adequar às normas da instituição da melhor forma possível.

5- Conhecer a empresa

É essencial uma vez que durante o dia a dia o profissional lida com muitas atividades e afazeres. Sem concentração, acaba perdendo o foco e sua produtividade cai drasticamente, podendo até mesmo impactar a produtividade de várias áreas da empresa.

6- Capacidade de concentração

7-  Ter autonomia

Permite que o profissional consiga administrar suas tarefas da melhor forma possível, e suas habilidades sejam usadas de acordo com a demanda de cada operação.

Ser capaz de estipular prazos, montar planilhas e organizar os afazeres em ordem de importância e urgência, mantendo o foco em apenas uma atividade e visando atingi-la no prazo determinado.

8- Administração do tempo

Auxilia na organização das tarefas diárias, ajudando a se tornar mais produtivo e otimizando o tempo gasto em cada atividade.

9-  Ter dinamismo

Irá ajudar a se aprofundar na profissão, contribuindo para o seu desenvolvimento no setor, tanto na parte teórica como nas habilidades. Ainda proporciona estágios no ramo, essenciais para adquirir experiência prática na área.

10- Ter um curso técnico de administração

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