|

Unhas decoradas são quase obras de arte em NY

Há mulheres que preferem a esmaltação básica, optando por uma única cor de esmalte e pronto. E existem também as apaixonadas por esmaltes diferentes e decorações nas unhas. Hoje em dia, as unhas decoradas, também conhecidas como “nail art“, estão ganhando cada vez mais espaço, fazendo até as mulheres mais básicas se apaixonarem.

Em NY, muitas manicures estão transformando unhas em verdadeiras obras de arte. E como elas fazem isso? Adicionando strass, pós dourados, aplique 3D e sobreposições de tintas diversas. Yayo, designer de unhas, atende suas clientes no ateliê Vanity Projetcs, em Manhattan. Enquanto trabalha, utilizando papel alumínio e pó dourado para mais uma de suas criações, é possível observar que a própria designer expõe longas e decoradas unhas, de 20 cm, revestidas de strass e apliques em 3D. Yayo as chama de unhas bling-bling, referindo ao tilintar de moedas.

O ateliê de unhas Vanity Projects, onde Yayo trabalha, é famoso pelo trabalho personalizado. A curadora de arte Rita Pinto, que é a dona do local, também dá cursos para designers de unha de todo o mundo.

Uma das clientes de Yayo, a designer de joias Jules Kim, afirma que o estilo de suas unhas está relacionado ao seu trabalho. “Gosto de combinar simplicidade e ingenuidade em minhas joias”, afirma. Ela também fala que é muito importante que suas unhas não estejam em desacordo das joias que esteja apresentando a um cliente.

A designer de unhas Yayo, com suas unhas postiças de 20 cm, finaliza a mão da designer Jules Kim no salão Vanity Projects, em Nova York
Foto: Jeffrey Henson Scales/The New York Times

Unhas da designer Jules Kim, cliente do Vanity Projects em Nova York
Foto: Jeffrey Henson Scales/The New York Times

Christina F. Richardson observa, no Akiko Nails – salão vizinho – Tahsiyn Harley fazer uma diferente criação para suas unhas, com um desenho inspirado na experiência japonesa. Harley desenha rostos de mulheres em algumas das unhas, e pinta as outras de amarelo, cor da orixá Oxum, inspirando-se no movimento Time’s Up contra o assédio sexual, na história afro-americana e na santería.

Como sabemos, as unhas podem dizer muito sobre o estilo de uma pessoa. No passado, muitas mulheres deixavam de investir em esmaltes coloridos e outros apliques por restrições profissionais, mas hoje em dia isso não é mais considerado um obstáculo.

Jennifer R. com suas unhas-joia feitas por Jenny Bui, dona do Jenny’s Nail Spa em New York

Foto: Jeffrey Henson Scales/The New York Times

A especialista Jenny Bui, que é responsável pelas unhas de acrílico da rapper Cardi B., atende em  seu salão, o Jenny’ Spa, na Fordham Road. Ela criou as famosas unhas stiletto, cravejadas de cristais Swarovski, e é adepta da pintura multidimensional. “Unhas mal trabalhadas saem barato, mas não são legais. Unhas bem trabalhadas não custam pouco”, diz a especialista.

“Prefiro ter um dia de cabelo ruim do que uma unha quebrada ou mal feita”, afirma Jenny Bui

O desenho das unhas, na maioria dos casos, vem da combinação das sugestões do cliente e do gosto/estilo do artista. A designer Naomi Yasuda, que tem como clientes Lady Gaga, Kesha e Madonna, sempre pede que os clientes já venham com algumas ideias do que desejam.

Já a autora de Nails: The Story of the Modern Manicure (unhas: a história da manicure moderna, em tradução livre), Suzanne E. Shapiro, afirma que a moda urbana e o hip-hop, junto com a tecnologia japonesa para manicure, auxiliaram para a estética da arte das unhas contemporânea. “Os smartphones também tiveram uma enorme influência, pois permitem capturar instanteneamente detalhes da arte de unhas e divulgá-los para o mundo”, avaliou Shapiro.

Unhas decoradas, nos anos 1970, eram uma novidade compatível por um pequeno número de salões de beleza. As  mulheres negras estão entre as primeiras a aderi-las, escolhendo estilos inovadores em design e tamanho. As cantoras Glodean White e Minnie Riperton, e a atleta olímpica Florence Griffith Joyner, conhecida como Flo Jo, eram famosas pelas unhas longas e decoradas. Riperton chegava até a levar um artista de unhas exclusivo em seus tours.

Criação de Jenny Bui para as mãos de Amina Carter, que frequenta a manicure desde os 10 anos de idade.

Foto: Jeffrey Henson Scales/The New York Times

Muitas inovações estilísticas vieram do Japão. Introduzido nos Estados Unidos nos anos 1980, o gel para unhas tem uma maior duração e seca muito mais rápido que o esmalte comum. Esse tipo de tecnologia fez com que os designers de unhas conseguissem criar desenhos muito mais aperfeiçoados, com elementos em 3D, estêncil, e outros recursos.

As unhas artísticas estão cada vez mais em alta, e com isso a importância em se atualizar. Além do curso de Manicure & Pedicure, a Prime Cursos também oferece o Curso de Unhas Decoradas, onde o aluno aprende diversos tutoriais de decoração. Se você tiver interesse em estudar e se atualizar nessa área, faça o seu cadastro no site, assine o curso, e comece a estudar agora mesmo!

Veja abaixo um vídeo interessante com alguns tutoriais de decoração de unhas:

E vocês, o que acham das unhas decoradas? Gostam ou preferem unhas mais básicas ou neutras?

Se gostou do artigo de hoje, deixe o seu comentário!

Prime Cursos

 

Fonte: Estadão
TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ / PRODUÇÃO EVE LYONS


Stories

Posts Similares

6 Comentários

  1. Conceição de Maria Carvalho disse:

    Dinâmico…….
    Maravilha de vídeo, a equipe do prime como sempre está de parabéns….Gostei de ler esse arquivo porq gosto de unhas trabalhadas e as minhas são bonitas e grandes….
    Obrigado!

  2. muito lindas as decoraçoes ta de parabens

  3. Eu fiz um curso de manicure e cabeleireiro em São Pedro, interior de S ão Paulo, só que lá eles não ensinaram a decorar as mãos, mais mesmo assim foi muito bom ter feito os cursos .

  4. Eu fiz um curso de manicure e cabeleireiro em São Pedro interior de São Paulo, só que lá eles não ensinaram a decorar, aprendi só.
    Mais agradeço porque aprendi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.