Turismo de eventos – O que faz o profissional dessa área?
Créditos da Imagem: Pixabay
O turismo é um segmento muito representativo no Brasil devido à rica variedade natural e cultural do país. Além das atividades turísticas tradicionais, um ramo que também se destaca atualmente é o turismo de eventos. Nele, os turistas se deslocam para determinada cidade com o objetivo de participar de congressos, feiras, festivais e outros tipos de encontros de interesse profissional, educacional ou social. Consequentemente, durante o período do evento, eles aproveitam as atividades de entretenimento e consomem os produtos locais, gerando renda para o município.
Esse segmento é importante para as cidades turísticas, pois os eventos continuam movimentando a economia da região mesmo na época considerada de baixa temporada. Assim, eles contribuem para a geração de empregos e criação de infraestrutura para beneficiar os turistas e também a população. Desse modo, o mercado para profissionais de turismo de eventos é promissor.
Quem trabalha nessa área deve planejar todo o evento; cuidar da documentação para a sua realização; contratar fornecedores e profissionais; reservar locais e equipamentos; organizar o processo de montagem; supervisionar os serviços oferecidos, como segurança, iluminação, som, etc.; promover a divulgação do evento; entre outras responsabilidades. Entre as qualidades necessárias para tornar-se um profissional em turismo de eventos, estão criatividade, disciplina, habilidade de comunicação e capacidade para lidar com orçamentos.
Créditos da Imagem: Pixabay
Para aqueles que desejam aprender mais ou atualizar seus conhecimentos, é possível estudar por meio de cursos online, como o curso de Turismo de Eventos, oferecido pela Prime Cursos. Gratuito, tem 40 horas de duração e ensina os fundamentos e a história do turismo; classificação, tipos e finalidades dos eventos; sazonalidade; mercado; captação; turismo e hospitalidade; planejamento de eventos; entre outros conteúdos. A empresa ainda disponibiliza certificado de conclusão opcional, que enriquece o currículo e aumenta as chances de conseguir um bom emprego no setor.
Stories
Posts Recentes
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?
- Com certeza ou Concerteza: entenda a diferença e evite esse erro comum
- Uso da Constituição Federal em Redações: É Possível?
- Por que, Porque, Por quê e Porquê: Entenda de uma vez por Todas
- A partir ou apartir: Qual a forma correta?
- Tipologia Textual: Definição e Exemplos
- As Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia para construir Riqueza e Segurança financeira
- Poder ou Puder? Tire suas Dúvidas com este Guia Definitivo
- A fim ou afim: Qual a diferença e como usar corretamente?
- Sessão, Seção e Cessão: Qual a Diferença na Língua Portuguesa?
- Viagem ou Viajem: Qual é a diferença e quando usar cada palavra?
- Encima ou em cima: Qual a diferença e como usar corretamente?