Quais são os sistemas de gestão da qualidade e quais as principais vantagens?
Manter a qualidade das organizações requer cuidados e atenção especial, já que isso reflete diretamente nos serviços prestados, produtos ofertados e relação entre cliente e empresa. Mas você conhece os sistemas de gestão da qualidade?
Conhecido como SGQ, o sistema de gestão da qualidade da empresa é um conjunto de posturas e práticas usadas pela organização para conduzir a sua rotina diária. Criado após a Segunda Guerra Mundial, no Japão, esse sistema ajudou o país a se reerguer após a devastação causada durante o período de guerra.
A primeira empresa a usar e praticar a gestão da qualidade foi a Toyota, que conseguiu alcançar resultados incríveis usando a técnica. Isso porque a gestão da qualidade beneficia todos os processos dentro da organização, e funciona como um guia para tomadas de decisões difíceis, que podem impactar os resultados da empresa.
Confira a seguir os sistemas de gestão da qualidade e como ele beneficia a sua empresa!
Qual a importância do SGQ?
Para que as empresas façam sucesso não é necessário vender o seu produto mundialmente e ser conhecido no país inteiro. Ainda é possível ser uma pequena empresa ou pequeno empreendedor e colocar o SGQ em prática para conquistar o seu lugar no mercado.
Isso porque, ao abraçar a qualidade total, as empresas passam a aprimorar os processos em todos os setores, desde a produção até o atendimento, impactando diretamente no consumidor final por estar sempre atento às suas necessidades e expectativas.
Leia também O que significa a sigla SGQ?
Quais são os sistemas de gestão da qualidade?
Dentro do SGQ, existem várias estruturas que servem como pilares para a gestão, e são essenciais para alcançar os resultados esperados e aumentar a qualidade da empresa de forma ampla.
Foco no cliente
Manter o foco da empresa no cliente significa atender os consumidores de maneira satisfatória, prevendo suas necessidades e suprindo cada uma delas, podendo até mesmo prever as necessidades futuras e superar as expectativas sobre o produto ou serviço oferecido.
Liderança
É essencial que a empresa conte com uma equipe de liderança que esteja consciente dos avanços do mercado da organização. E é essa equipe que deve cuidar das ferramentas de motivação oferecidas para os colaboradores executarem os processos de maneira eficaz.
Engajamento
Outro ponto importante dentro do sistema de gestão da qualidade é contribuir para o engajamento dos colaboradores, a fim de que eles se envolvam com os problemas e trabalhem para resolvê-los de maneira espontânea.
Abordagem de processo e sistemática para gestão
A abordagem de processos nada mais é do que o estudo do que sai e do que entra na empresa, com o intuito de identificar possíveis desvios de lucros e estabelecer metas concretas.
Enquanto isso, a abordagem sistêmica da gestão é ligar os processos que acontecem dentro da empresa e aos lucros e prejuízos. Por exemplo, fazer um anúncio online rendeu lucro ou prejuízo para a empresa naquele mês?
Melhoria
Buscar melhorias constantes é um dos objetivos principais da gestão de qualidade, de modo que os processos dentro da empresa sejam melhorados e reflitam diretamente no consumidor final.
Isso acontece porque, quanto melhor for o produto ofertado ou a forma como ele é produzido, mais chances de atender às expectativas dos seus consumidores.
Tomada de decisão com base em evidências
Na gestão da qualidade, as empresas usam as análises, auditoriais e os indicadores para tomar as decisões que impactam na melhora dos serviços e dos produtos. Com isso, a organização consegue se basear em fatos e dados ao invés de se arriscar no mercado.
Relacionamento com os fornecedores
Manter um bom relacionamento com os fornecedores contribui para benefícios mútuos, tanto para sua empresa como para as empresas que fornecem insumos para ela. Isso porque a relação de parceria resulta em melhores prazos de entrega e preços reduzidos, impactando em produtos finais com qualidade elevada e preço reduzido.
Quais são as vantagens da SGQ para a empresa?
Consistência nos resultados
A Toyota foi a primeira empresa a começar a usar o SGQ dentro da organização, e é possível ver até mesmo nos dias de hoje como a empresa ainda preza pela satisfação dos seus consumidores, o que faz com que ela alcance resultados de forma rápida e consistente.
A estimativa é que desde 1966 a Toyota vendeu mais de 40 milhões de unidades do Corolla no mundo todo, e grande parte desse sucesso tem como base o uso do SGQ dentro dos processos da empresa.
Menos falhas e erros
Quando focamos nosso negócio na satisfação do cliente e não nos próprios resultados, assumimos uma postura mais comprometida com o aperfeiçoamento, a fim de conseguir conquistar e encantar os consumidores.
Como resultado, é criada uma condição de antecipação dos resultados, evitando-se com isso os erros que poderiam comprometer a credibilidade e reputação da marca.
Custos reduzidos
Quando erramos menos, consequentemente temos um custo reduzido nos processos dentro da empresa, já que dessa forma conseguimos eliminar as despesas de testes ou despesas causadas pela falta de mecanismos de controle.
Depois de ver quais são os sistemas de gestão da qualidade, não deixe de aprender mais a fundo sobre essa gestão e implementá-la em sua empresa. Afinal, por meio dela as organizações não somente conseguem benefícios de redução de custos, mas também constroem uma relação melhor com o cliente, que passa a ficar mais satisfeito com os produtos da marca.
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