O que significa a sigla SGQ e quais os seus princípios?
Manter a qualidade dentro de uma empresa nem sempre é algo fácil para os gestores. Embora no início essa qualidade esteja sempre presente graças ao afeto que os donos e fundadores depositam no novo empreendimento, manter essa mesma qualidade ao decorrer dos anos pode ser uma tarefa complicada, já que você não consegue verificar pessoalmente o trabalho de cada colaborador. Mas você conhece a sigla SGQ e sabe como ela impacta sua empresa?
Conforme a organização entra em ascensão, é necessário contratar novos funcionários para todos os ramos, incluindo a gerência de processos realizados dentro da empresa, seja para recrutar profissionais capacitados, ou para gerir o processo de produção em grande escala.
Para controlar esse crescimento que reflete diretamente no serviço ou produto oferecido ao cliente, as organizações adotam o que chamamos de SGQ.
Confira a seguir o que significa essa sigla e como ela pode ajudar a sua empresa!
O que significa a sigla SGQ?
A sigla SGQ é usada para se referir ao Sistema de Gestão da Qualidade Total, e vem da sigla TQM em inglês, que significa Total Quality Management. O sistema nada mais é do que um método de criação de consciência da qualidade em todos os processos dentro da empresa, assim como consciência da qualidade nos colaboradores que atuam nesses processos.
O SGQ pode ser resumido como qualquer atividade que é feita e coordenada para dirigir e controlar uma empresa para que ela melhore seus processos ou serviços oferecidos ao público.
Essas atividades garantem a satisfação e até mesmo superação das necessidades e expectativas dos clientes em relação àquilo que está sendo oferecido, seja um produto ou serviço.
Isso significa que a gestão da qualidade não precisa necessariamente de um certificado, embora o selo de qualidade seja comum e bastante difundido entre as empresas, a fim de garantir sua qualidade para clientes e investidores.
Por que Sistema de Gestão de Qualidade Total?
A palavra total no fim da nomenclatura foi adotado para deixar claro que o SGQ visa pela qualidade de todas as partes envolvidas nos processos, o que inclui distribuidores, fornecedores, revendedores e quaisquer outras partes e parceiros envolvidos no negócio.
Embora seja bastante difundido nos Estados Unidos, o SGQ surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, sendo a Toyota a primeira empresa que passou a usar o conceito de TQM na sua cadeia produtiva.
Nessa época, porém, a responsabilidade era limitada apenas aos níveis da gestão da empresa.
Quais são os princípios do SGQ?
Existem 7 princípios do SGQ, e todos eles são importantes para que a qualidade seja mantida, e são baseados nos princípios que encontramos na ISO 9001:2015.
Foco no cliente
O princípio de foco no cliente é um dos mais importantes na hora de pensar na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Afinal, a satisfação dos consumidores finais é algo importante para determinar o que a empresa deve levar em consideração na hora de estabelecer a qualidade dos produtos.
Liderança
O segundo princípio da Gestão de Qualidade Total é criar e manter um ambiente que seja propício para que os colaboradores que estão envolvidos nos processos consigam desempenhar suas atividades adequadamente, de maneira motivada e comprometida, e é papel dos líderes das empresas garantirem essas condições aos funcionários.
Engajamento das pessoas
O engajamento das pessoas é essencial para que os colaboradores usem suas habilidades e conhecimentos para beneficiar a empresa e consumidores, e manter os funcionários engajados não somente garante o sucesso da empresa, como também visa trabalhar na carreira profissional de cada um deles.
Abordagem por processos
Quando a empresa faz uma abordagem por processos, a visão sistêmica da organização e do seu funcionamento é maior, sendo possível alcançar os resultados desejados de maneira mais eficiente e ágil.
Melhoria contínua
A empresa também deve se comprometer a manter uma melhoria contínua dentro da empresa, a fim de manter a qualidade dos produtos e conseguir atender às necessidades atuais e futuras dos consumidores, além de também visar o encantamento dos clientes, que acontece quando excedemos às suas expectativas.
Nesse tópico estão as melhorias voltadas para máquinas, matérias primas, formulação de produtos e até mesmo treinamentos dos colaboradores dentro da empresa.
Tomada de decisões com base em fatos
Para manter a qualidade da organização, é essencial que os gestores tomem as decisões com base nos fatos, análise de informações e dados concretos, o que faz com que seja necessário um sistema de monitoramento que esteja sempre em constante manutenção e melhorias.
Gestão dos relacionamentos
Por fim, o sétimo princípio está ligado aos relacionamentos em todos os setores da organização, incluindo também fornecedores, revendedores e até mesmo os clientes finais, prezando sempre o respeito mútuo para criar e agregar valor à empresa.
Como o SGQ pode beneficiar sua empresa?
Por visar o controle e padronização dos processos, além de permitir que a eficácia das ações tomadas possam ser medidas, o SGQ pode proporcionar benefícios como:
- melhoria contínua dos processos;
- direção segura para tomada de decisões;
- melhorar os serviços e produtos finais;
- aumentar o engajamento dos colaboradores;
- alcançar novos patamares no mercado;
- atrair para clientes graças à qualidade dos produtos;
- transmitir transparência e segurança.
Depois de ver o que significa a sigla SGQ, não deixe de implementar o sistema de gestão de qualidade total dentro da sua organização. Com isso, além de garantir que sua empresa ofereça qualidade para os consumidores, você ainda consegue atrair, converter e até mesmo encantar os seus clientes, de modo que eles voltem a fazer negócio com sua marca graças à qualidade do que é ofertado.
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