O que é SEO? Entenda para que serve, benefícios e por onde começar!
A presença online é um dos requisitos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, seja ele digital ou físico. E uma das principais estratégias para aumentar a visibilidade e atrair tráfego orgânico para um site é o SEO. Para aqueles que estão começando nessa jornada, o mundo do SEO pode parecer complexo e confuso, mas com as técnicas corretas, você consegue expandir seu negócio sem muitos segredos.
Entender os conceitos básicos e as melhores práticas do SEO é fundamental para alcançar melhores resultados nos motores de busca. Ou seja, todos os sites que estão em primeiro lugar no Google de forma orgânica, usam as estratégias de SEO para se destacar.
Essas estratégias visam melhorar a experiência do usuário e também educar os motores de buscas para que eles consigam ler o seu conteúdo e entender que ele é relevante para quem está pesquisando sobre o assunto.
Assim, ele começa a subir até as primeiras posições, já que o sistema entende que aquele é um conteúdo rico e de qualidade, que ajudará o usuário a solucionar a sua dúvida.
Para lhe auxiliar nessa jornada, separamos um post completo para que você aprenda o básico de SEO do zero. Confira a seguir!
O que é SEO?
SEO é a sigla usada para Search Engine Optimization, em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, são estratégias usadas para conseguir mais tráfego para o site por meio de um bom posicionamento online.
O Google, por exemplo, é um dos mecanismos de buscas mais usados, mas o Yahoo e Youtube, por exemplo, também são mecanismos de busca que usam a análise de SEO para ler as informações das páginas e categorizar qual delas é a mais relevante para a busca feita pelo usuário.
A partir dessa análise, o Google consegue organizar e ranquear as páginas na SERP (páginas de resultados de pesquisa). No vídeo abaixo você vai ter uma ótima visão e introdução ao que realmente é SEO!
Quais são os tipos de SEO?
On-Page
O SEO on-page está relacionado com todas as otimizações feitas dentro da sua página e no seu conteúdo, como:
- uso de palavras-chave;
- URLs;
- títulos – chamado de headers;
- conteúdo escrito, e aforma como ele foi escrio;
- imagens;
- title tags.
Palavra-chave
A palavra-chave é a palavra que será pesquisada pelo usuário. Por exemplo, se você está em busca de remédios para dor de cabeça, você vai pesquisar no Google “remédios para dor de cabeça”. Essa palavra-chave deve estar bem estruturada na página, na URL e em todo o conteúdo do site para ficar nas primeiras posições dos resultados da pesquisa.
Para saber qual palavra-chave usar, faça uma pesquisa com ferramentas de marketing digital para descobrir quais são os termos mais usados e com mais frequência nos mecanismos de pesquisa. Normalmente você encontrará palavras-chave curtas e mais genéricas ou head tail, por exemplo sapatos, e palavras-chave longas, ou long tail, que são mais nichadas, como sapatos de salto alto vermelho.
Uma boa estratégia de SEO abrange os dois tipos de palavras-chave para se posicionar bem na SERP.
Caso você esteja escrevendo um blog post, a palavra-chave deve estar presente no título, primeiro parágrafo, subtítulos, ao decorrer do post quando fizer sentido e na conclusão. Porém, lembre-se que caso você não consiga encaixar a palavra chave de modo natural dentro do post, poderá sofrer penalização do Google. Nesses casos é melhor usar sinônimos que façam sentido ou colocar a palavra chave em outro local do texto.
Também não é recomendado usar a palavra-chave o tempo todo e em todos os subtítulos para não saturar seu conteúdo.
URLs
As URLs são os endereços que ficam na barra de pesquisa, que formam o nome, categoria, número da página etc de um site. O URL pode ser modificado, e deve contar com a palavra-chave. Assim, o usuário e o mecanismo de pesquisa consegue identificar do que se trata aquele post.
Na hora de escolher a URL, separe as palavras com hífens e não sublinhados e evite usar palavras separadas quando puder. Por exemplo, usar o, e, ou, de, um etc, pode deixar a URL mais confusa em alguns casos, o que interfere diretamente no seu SEO.
Outra dica é usar apenas a palavra-chave quando ela resumir o que está no seu conteúdo. Por exemplo, imagine que você está escrevendo sobre os principais erros do marketing digital. Se você colocar apenas Marketing Digital na sua URL, os motores de busca vão entender que aquele post fala sobre tudo do marketing digital. Ou seja, espera-se um conteúdo mais denso e maior. Ao ver que seu conteúdo não fala exatamente sobre aquela palavra-chave, você pode ser penalizado.
Títulos
Os títulos, ou headers, são usados especialmente para organizar o seu post para que seu usuário tenha uma experiência melhor com seu conteúdo. Quanto mais subtítulos você usar, melhor, desde que faça sentido.
No geral, o H1 é o título do post, o H2 para marcar as seções principais daquele conteúdo e o H3 e H4 são usados para fazer pontos de apoio e hierarquizar os conteúdos sobre aquele assunto.
Conteúdo escrito
O conteúdo escrito na sua página deve ser rico e com grande valor para audiência, além de ser fácil de ler e de entender. Nossa dica é focar em parágrafos menores, usar bullet points como listas, gráficos, imagens etc.
Outra dica importante é que seu conteúdo deve responder às perguntas do título. Por exemplo, se você está escrevendo um post sobre qual é o melhor modelo de calça jeans para corpo retangular, o seu post precisa resolver essa dúvida da sua persona.
Você também consegue aplicar o SEO em seu post fazendo uma pesquisa dos primeiros sites posicionados no Google. A ideia é que você faça um post melhor do que aqueles que estão nas primeiras posições, a fim de que o Google entenda que seu conteúdo resolverá a dúvida do usuário de forma melhor e com conteúdo mais rico.
Imagens
As imagens também desempenham um papel importante no SEO da sua página. Além de ser uma forma de quebrar o texto, as imagens deixam o conteúdo mais claro e explicativo.
Essas imagens podem ser gráficos, capturas de telas, imagens, gifs e até vídeos. Tenha cuidado ao colocar imagens de qualidade e sem a logomarca de empresas de bancos pagos. Você pode acessar alguns bancos gratuitos para conseguir imagens de qualidade que casem com seu conteúdo.
Leme-res de compactar a imagem para evitar que a página fique lenta, já que isso acaba penalizando sua posição, e use o texto atl para informar ao Google o que aquela imagem está mostrando.
Title Tag
A title tags nada mais é do que o título que aparece no Google. Por exemplo, seu post pode ter um título grande e diferente do título que aparece na SERP. Isso porque o título de SERP deve ser otimizado e resumir em 70 caracteres sobre o que se trata aquela página, sem que ele fique cortado.
Lembre-se que o título na SERP deve descrever exatamente o que seu conteúdo entrega. Do contrário, você pode ser penalizado, já que o usuário entrará no conteúdo e ao ver que não responde à dúvida, sairá da página.
Quanto mais rápido ele sair da página, mais o Google entende que aquele conteúdo não é bom para aquela pesquisa. Em contrapartida, se ele fica muito tempo na sua página, você tem mais chances de subir na SERP, já que o mecanismo entende que aquele conteúdo é de alto valor.
Você também deve colocar sua palavra-chave no title tag, e quanto mais para a esquerda ela estiver, melhor.
SEO Off Page
O SEO Off Page são todas as técnicas usadas fora da sua página, como:
- marketing de redes sociais para trazer visitantes;
- link building;
- marketing de influência;
- avaliações e depoimentos dos clientes;
- guest post em outros blogs.
Marketing nas redes
O Marketing nas redes sociais é uma forma de captar leads para levar para o seu site. Com isso, mais pessoas acessam a página, e isso faz com que ela suba nas posições da SERP. Para isso, poste com frequência em suas redes sociais, responda os comentários e sempre compartilhe assuntos interessantes e novidades do seu nicho.
Caso você publique em várias plataformas, esteja atento às tendências de cada uma delas e faça conteúdo de valor que leve seus usuários para seu site.
Link Building
O link building nada mais é do que a linkagem para o seu site de um outro site. Ou seja, sempre que uma pessoa escreve um post e faz uma link apontando para seu site, você ganha autoridade no Google.
Isso porque os motores de pesquisa encaram o link building como votos de confiança, entendendo que seu conteúdo é de tão alto valor que outros produtores de conteúdo estão te usando como referência.
No entanto, foque em conseguir backlinks de sites confiáveis e não compre esquemas de links onlines. Ambos podem afetar sua posição no Google.
Marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia de SEO que visa levar pessoas para seu site por meio de influenciadores online. Para isso, você acaba se conectando com sua audiência por meio dos criadores de conteúdo.
Fique de olho nas tendências do mercado e siga influenciadores respeitados dentro do seu nicho para aproveitar as oportunidades que surgirem.
Avaliação e depoimentos dos clientes
Um dos gatilhos mentais que mais vendem é o dos testemunhos e depoimentos de quem já comprou de você. Isso porque, temos mais chances de comprar de alguém que vende bastante, já que confiamos que se aquilo está vendendo muito, significa que é um produto ou serviço de qualidade.
Esses depoimentos podem estar na sua página inicial e também no perfil da empresa no Google. Nesse perfil, sua empresa pode responder aos comentários dos seus clientes, e você pode definir o horário de funcionamento e adicionar informações importantes.
Isso fará com que sempre que a pessoa pesquise sua palavra-chave principal, o usuário possa ver seu perfil e avaliações de quem já comprou com você. Quanto mais avaliações positivas, mais chances das pessoas se interessarem pelo seu serviço e entrar no seu site.
Guest post
O guest post pode ser traduzido como um post convidado. Em outras palavras, você escreve um post como convidado em um site do seu nicho para mandar um link de qualidade para seu próprio site. No entanto, lembre-se de criar conteúdo de valor para o público do seu parceiro, e não foque apenas em fazer backlinks, mas em também construir seu network.
Além disso, caso um único link leve muitas pessoas para seu site, isso pode ser entendido pelo Google como Spam, e você poderá ser penalizado. Então, foque mais no conteúdo escrito do que de fato no link.
SEO técnico
O SEO técnico nada mais é do que SEO aplicado nos bastidores do site. Isto é: no código fonte da sua página. O SEO técnico abrange:
- sitemap;
- arquitetura do site;
- tags Hreflang;
- velocidade da página;
- HTML, javaScript e CSS;
- rastreabilidade.
SiteMaps
Para quem está iniciando sua jornada em SEO, os SiteMaps podem parecer algo complicado, mas nada mais são do que os arquivos dos sites que oferecem informações sobre as páginas e as relações que elas têm sobre si dentro daquele domínio.
Arquitetura do site
A arquitetura do site são as páginas que ficam dentro de outras páginas e assim por diante como subcategorias de categorias maiores. Essa arquitetura deve ser simples e fácil de navegar tanto para facilitar o acesso do usuário, como para que os mecanismos de pesquisa consigam ler facilmente as páginas do seu site.
Também é importante que as páginas estejam organizadas. Por exemplo, imagine que você vende sapatos. A página inicial é a Home da sua empresa, onde ficam dispostas as categorias, promoções do momento, informações de contato, feedbacks etc. Nessa primeira página, você deve colocar um menu com as subcategorias, que são seções mais específicas como sapatos de salto alto, sapatos baixos, tênis, botas.
Em seguida, cada uma dessas categorias devem abrir novas categorias. Os sapatos de salto abrem uma sub-subcategoria de sapatos fechados e sapatos abertos, que darão origem ao estilo do sapato como sandálias, scarpins e assim por diante.
Apenas tome cuidado para evitar as páginas órfãs, que são páginas que não são linkadas e nem o usuário, nem os mecanismos de pesquisa conseguem encontrá-las.
Tags Hreflang
A Hreflang é uma tag que é incluída no código de páginas de um determinado site para indicar aos motores de busca que aquele conteúdo possui versões de idiomas diferentes ou versões para diferentes países.
Na maioria dos casos, esse fator de SEO não é usado, já que muitas empresas daqui atuam apenas no Brasil. Mas caso você tenha um negócio que também atua internacionalmente, é interessante aprender sobre esse tipo de tag e como usá-la.
Velocidade da página
Outro ponto essencial do SEO que impacta diretamente seu site é a velocidade de carregamento das páginas.
Quanto mais sua página demorar para carregar, menores serão as chances de um bom ranqueamento. Isso porque o Google sempre prioriza a velocidade da página e experiência do usuário, ou UX, acima de qualquer outra coisa.
Para corrigir qualquer erro de velocidade, use ferramentas específicas que lhe darão uma visão geral do desempenho do seu site. Algumas dessas ferramentas podem até mesmo te indicar o que melhorar para que a velocidade do site aumente.
HTML, CSS e JavaScript
Esses três códigos desempenham papéis importantes dentro de um site. O HTML é mais voltado para a estrutura daquelas páginas, enquanto o CSS está relacionado com a aparência.
Já o JavaScript é o conjunto de códigos que determina as funcionalidades, como por exemplo, o que acontece se você clicar no botão X, etc.
Para essa etapa do SEO, você pode pedir ajuda de um programador ou estudar mais sobre o assunto, já que é uma etapa um pouco mais complexa e técnica.
Rastreabilidade
O SEU técnico também engloba a rastreabilidade. Em outras palavras, a capacidade do mecanismo de pesquisa em acessar e rastrear os conteúdos de uma determinada página. Se seu site não contar com nenhum problema de rastreabilidade, os rastreadores poderão acessar todos os conteúdos facilmente, em um fluxo de links entre as páginas da forma como foi programado.
Hoje, existem algumas ferramentas para verificar se seu site apresenta qualquer problema ou erro de rastreamento. Isso porque um pequeno erro pode acabar redirecionando sua página incorretamente, o que impactará no SEO e o posicionamento na SERP.
SEO local
O SEO local é usado para ampliar a presença de empresas nos resultados de pesquisas locais. Por exemplo, caso você pesquise Academias em São Paulo, os primeiros resultados que aparecem para você são de empresas que cuidaram do seu SEO local para ranquear nos primeiros resultados.
O SEO local engloba:
- citações locais;
- perfil da empresa no google.
Citações locais
As citações locais são as menções da sua empresa online, seja ela de nome, endereço ou número de contato nos diretórios locais. Normalmente essas citações vêm de sites que indicam estabelecimentos e negócios do seu nicho por meio dos feedbacks dos clientes, como o Trip Advisor, por exemplo.
Perfil da empresa
O Perfil da Empresa, conhecido antigamente como Google Meu Negócio, é um dos fatores mais importantes para quem deseja ranquear em uma determinada região. Isso porque diariamente fazemos pesquisas de sugestões de restaurantes, profissionais e serviços em determinada cidade ou bairro, e somos influenciados pelos resultados da pesquisa.
Sempre que você pesquisa algum negócio com o local, o Google mostra o Google Maps com o endereço dos primeiros colocados, uma lista com o nome de cada um deles e só então os resultados orgânicos.
Um grande benefício é que o Google também mostra a nota que sua marca possui de acordo com as avaliações de clientes, o feedback do seu público e até mesmo fotos que você fornece e que seus clientes tiraram no seu estabelecimento.
Nossa dica é sempre manter o perfil do seu negócio atualizado no Google, com o telefone, endereço, site e especialmente horário de funcionamento. Além disso, não deixe de pesquisar qual é a palavra-chave usada na sua região pelo seu público. Do contrário, você estará perdendo uma exibição valiosa para seus prospectos.
Agora que você aprendeu um pouco sobre SEO com a nossa introdução para iniciantes, não deixe de estudar mais sobre o assunto. Embora tenha bastante conteúdo técnico, o SEO é uma das ferramentas mais valiosas online, já que permite que você invista pouco para se destacar da concorrência e aparecer nas primeiras posições dos motores de busca e ganhar ainda mais visibilidade no digital.
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Excelente artigo!
Muito interessante e esclarecedor, principalmente para afiliados iniciantes, que buscam formas de crescer no Marketing de Afiliados.
O SEO é a alma do negócio. A não utilização destas técnicas é como nadar contra a corrente. é produzir conteúdos que não os leva a nada!
Parabéns pelo artigo. Amei!