Insultos apelidos pejorativos

Saiba mais sobre o bullying

insultos apelidos pejorativos
Insultos e apelidos pejorativos
Créditos da Imagem: Pixabay

A expressão bullying tem origem na língua inglesa e deriva da palavra bully, que significa “valentão”. O termo é usado para caracterizar qualquer atitude agressiva, seja ela verbal ou física, que acontece de maneira intencional e repetitiva, sem uma motivação clara. Essas situações são provocadas por uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo que, geralmente, não tem capacidade ou possibilidade de reagir e defender-se. Os insultos e apelidos pejorativos usados para humilhar o outro também fazem parte desse conceito.

O bullying é uma das formas de violência que mais cresce em todo o mundo e pode ocorrer entre colegas de escolas ou universidades, dentro da própria família, entre a vizinhança e até mesmo no trabalho, causando sofrimento. As crianças e adolescentes vítimas de bullying sentem medo e vergonha de ir à escola, apresentam baixo rendimento e quase sempre querem abandonar os estudos. Além disso, eles podem apresentar doenças psicossomáticas (que têm origem na mente) e sofrer algum tipo de trauma que influencie em sua personalidade e comportamento, tornando-se agressivos e ansiosos, com sentimentos negativos e baixa autoestima.

Para saber como combater o bullying, pais e educadores devem conhecer as consequências graves dessa violência, entender que precisam intervir e ter consciência das medidas legais para colocar um fim à agressão. Em casa, a atenção deve ser redobrada. Os pais precisam ver se o filho tem amigos e se é uma vítima dessa situação e dar abertura para que ele exponha seus sentimentos. Já a escola deve proporcionar um ambiente adequado à boa convivência, valorizar a diversidade, adotar medidas para esclarecimento sobre o assunto e nunca ficar omissa diante de conflitos. É importante ressaltar ainda que apenas punir quem comete o ato não é a saída, e que tanto a vítima quanto o agressor precisam de ajuda psicológica.

As armas mais eficazes contra esse problema são a informação, o conhecimento e a conscientização. Por isso, é importante que pais, acadêmicos e profissionais da educação, psicologia, assistência social e áreas afins estejam atualizados e façam cursos sobre o tema, como o que é oferecido pela Prime Cursos. Nesse curso de bullying, o aluno aprenderá o que é bullying e cyberbullying, curiosidades sobre esse fenômeno nas escolas, como reduzir essa prática e muito mais.

Conselho Nacional de Justiça lança cartilha para prevenir bullying

Créditos Canal Youtube – Reportagem Jornal Nacional


Stories

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.