Saiba como investir na bolsa de valores
Créditos da Imagem: Pixabay
Chama-se bolsa de valores o mercado em que ações de empresas públicas ou privadas, bem como outros instrumentos financeiros, são negociadas. A transação ocorre entre os donos de empresas, que necessitam de dinheiro para conseguir manter seus planos de investimentos; e entre os indivíduos ou instituições que têm esses valores e almejam investi-los em algo que lhes proporcione lucratividade. Assim que a companhia abre a venda de suas ações ao público, aparecem os primeiros interessados que, ao adquirirem certas proporções da empresa, tornam-se acionistas da mesma.
Entretanto, para participar das apostas, é necessário que o interessado seja credenciado em uma corretora de valores. Essas instituições são responsáveis por intermediar as negociações, preservando padrões éticos essenciais e divulgando as operações efetuadas, de maneira rápida e detalhista. A transação acontece logo após a emissão das ações em mercado, e envolve muitos participantes.
Existem muitas formas de investimento. A compra individual é uma delas e ocorre quando própria pessoa controla suas aplicações, contando, geralmente, com o apoio de consultores especializados. Também existem os fundos de investimentos, os quais distribuem cotas aos interessados, desde que estes aceitem determinadas regras e graus de risco, específicos para cada situação. Esses fundos necessitam de um gestor credenciado pela CVM (Comissão de Valores Imobiliários). E ainda há os clubes de investimento. Menos formais, eles não exigem um gestor certificado, apenas um representante que ordene à corretora comprar ou vender as ações.
Para ter sucesso em suas aplicações, é necessário que o interessado estude minuciosamente os riscos aos quais estará se submetendo, bem como conheça o seu perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado. Esses perfis apresentam pouca, moderada e muita tolerância a riscos, respectivamente. Tendo cautela e organização, as chances de obter grandes lucros com a bolsa de valores é muito grande.
Uma boa dica, para quem deseja se aprofundar nesses conhecimentos, é realizar cursos que ensinem a investir na bolsa de valores. Eles contêm informações importantíssimas a respeito de aplicações financeiras, bem como sobre as tendências do mercado.
O Curso de Introdução à Bolsa de Valores da Prime Cursos é uma excelente opção. Ele aborda assuntos essenciais: o que é uma bolsa de valores, o que são ações, direitos e benefícios dos acionistas, entre outros. Este curso é gratuito, e realizado de forma online, diretamente no site da Prime Cursos.
Bolsa é uma boa alternativa para três ou cinco anos?
Créditos Canal Youtube – Reportagem UOL Economia
Stories
Posts Recentes
- Como Solicitar o Seguro-Desemprego? O Que Acontece Se Passar o Prazo?
- 20 Termos Indígenas Usados Diariamente: Origem e Significado
- Quem Tem Direito ao Seguro-Desemprego? Entenda os Requisitos
- Qual é o Termo Coletivo para Ônibus? Descubra Agora!
- Seguro-Desemprego: O Que É e Qual Sua Importância?
- Aquário: Como Gerenciar a Pressão do Inferno Astral!
- Conheça o Dr. Marcus Mingardi convidado no Primecast #01
- Primecast #01: Seguro-Desemprego Descomplicado com Dr. Marcus Mingardi
- Coletivo de Ratos: Respostas para Dúvidas de Português
- Ganhe Dinheiro: Moeda de 10 Cruzeiros que Pode Valer R$2.000
- Trás ou Traz: Aprenda a usar Corretamente de uma vez por todas
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?