10 Razões para Você Ter um Blog no seu Site que talvez ninguém te contou!
Ter um blog no seu site vai muito além de compartilhar informações e artigos. Essa é uma estratégia poderosa para criar relacionamento com o usuário e posicionar sua marca no digital. Criando conteúdos alinhados com a audiência, você pode até mesmo captar novos clientes e se posicionar nas pesquisas do Google com um investimento baixo e eficaz.
O blog hoje é usado para impulsionar sua presença online, aumentar sua autoridade, engajar seu público-alvo e até mesmo gerar resultados tangíveis para o seu negócio. E é por meio desse canal que você consegue criar conteúdo de valor e educar seus prospectos, a fim de que eles descubram sobre você antes mesmo de saber que precisam comprar seu produto.
Confira a seguir a nossa lista com as 10 Razões para Você Ter um Blog no seu Site!
10- Informação
Enquanto um site com poucas páginas gera um posicionamento mais baixo, um site com muitas páginas faz com que você tenha muita informação de busca para o seu domínio. Afinal, quanto mais palavras-chave você tiver, mais vezes você aparecerá na SERP para pesquisas diferentes.
Com isso você não depende apenas das páginas estáticas do seu site para se posicionar no Google, como no caso as páginas de produto e a sua home.
Ao criar um blog, você consegue desenvolver posts sobre assuntos variados no seu nicho e criar informações sobre aquelas palavras-chave que os usuários estão pesquisando. Com um SEO adequado, as informações que você envia para o Google fazem com que o usuário te encontre mais vezes.
Vale lembrar que esses na ferramenta Google Search Console, você consegue ver dados de maior precisão sobre seu posicionamento para cada palavra-chave usada em seu blog.
Isto quer dizer que, quanto mais conteúdo você tiver em seu domínio para seu público, mais informações você terá para fazer um bom trabalho online.
9- Ferramenta de baixo custo
Embora o WordPress seja gratuito, de fato existem alguns custos envolvidos no processo de criar um blog como:
- hospedagem;
- plugins;
- temas.
No entanto, o custo para manter um blog é bem baixo quando comparamos a outras estratégias digitais, e pode trazer resultados bem significativos para empresa comparado com outras formas de gerar conteúdo online.
Por exemplo, criar um blog tende a ter um custo bem menor do que gravar vídeos no youtube. Afinal, para gravar um vídeo de qualidade você terá que investir em equipamentos específicos como câmera, microfone, luzes etc.
8- Etapas do funil
Com o blog, você consegue atingir o público em diversas etapas do funil de vendas ao mesmo tempo, indo desde o topo, até o fundo. Apesar de ser um pouco mais difícil de fazer a conversão por um blog post, ainda assim é possível educar sua persona para a conversão com conteúdos de valor que serão publicados.
A criação de conteúdo também é uma ótima forma de ser descoberto pelo usuário, mesmo que inicialmente ele não compre de você.
Sem que ele se dê conta, você passa a ser uma opção para o problema que muitas vezes ele ainda nem descobriu que tem.
Normalmente, seu prospecto não procura pelo produto que você vende, e sim pelo problema ou dor que ele possui. Por exemplo, se você vende infoprodutos sobre finanças, muitas vezes o usuário irá pesquisar algo do tipo “Como economizar nas compras do mês”, ou então “Qual o melhor investimento com maior rentabilidade”, e não necessariamente “Cursos de Finanças”.
É por meio dessas pesquisas que ele encontrará seu blog e descobrirá que você pode entregar a solução para o problema que ele possui.
7- Captação de e-mails
Com o blog você consegue atrair usuários para a captação de e-mails. Por meio desses e-mails você entregará conteúdo para sua persona com trabalhos de e-mail marketing, que irão auxiliar na jornada do cliente pelo funil de vendas.
Os e-mails também são uma ótima forma de fazer outros tipos de ações de marketing, como criar uma lista de look a like no Facebook, por exemplo.
O e-mail pode ser captado no seu blog por meio da newsletter ou por meio de conteúdos ricos, como e-books que podem ser baixados por meio do cadastro do usuário.
Outra forma de captar e-mails é usando plugins para que o usuário coloque o e-mail ou compartilhe o post para conseguir ler a sequência do conteúdo.
6- Remarketing
Se considerarmos que você está trazendo um público qualificado para o blog em diversos estágios do funil, é essencial que você faça um remarketing para manter aqueles usuários engajados com o conteúdo.
O remarketing nada mais é do que ações para que o usuário não se esqueça da sua marca e volte para o seu site, e pode ser feito por meio de anúncios e até e-mail marketing.
5- Domínio da SERP
O blog também ajuda com que você se posicione melhor nos buscadores como Google, por exemplo. Algumas empresas conseguem um posicionamento ainda melhor para determinada pesquisa quando oferecem conteúdos de qualidade para o nicho que atuam.
Muitas vezes, a mesma empresa pode aparecer mais de uma única vez na SERP para a mesma pesquisa, o que gera mais autoridade para a marca e aumenta as chances de conversão.
Isso quer dizer que, quanto mais tipos de conteúdo seu blog tiver, mais conteúdos o Google conseguirá posicionar.
4- Pesquisa por imagem
Quando você tem uma grande variedade de imagens, incluindo as imagens dos blog posts, você também tem mais chances de se destacar no posicionamento.
Considerando que os blog posts são conteúdos valiosos que contam com textos e imagens, especialmente quando seu produto for mais visual, você aumenta a possibilidade de aparecer em uma busca por imagens.
Tente criar conteúdos com vídeos, texto, imagens, vídeos do tiktok etc, para deixar o post mais dinâmico e entregar muito mais conteúdo para o Google.
3- Backlinks e autoridade
Sempre que você cria conteúdos de qualidade, você passa a atrair links de outro site. Com isso, você aumenta a sua autoridade para os motores de busca e evita a penalização. Afinal, os links são naturais e vindos de vários domínios diferentes, o que faz com que o Google entenda que você possui um conteúdo valioso.
Quando a autoridade aumenta, você melhora os posicionamentos no Google e consequentemente, atrai mais pessoas para o site.
2- Distribuição de autoridade no site
Além dos links externos, você também consegue diluir a sua autoridade com links internos. Ou seja, construir uma série de posts que conversam entre si, onde você consegue fazer links entre eles, faz com que o Google entenda que você tem um grande conhecimento sobre aquele assunto.
Porém, lembre-se de criar um equilíbrio e não fazer links demais para não ser penalizado.
Uma ótima estratégia é fazer um post master sobre um assunto e quebrá-lo em vários posts menores, o que fará com que o Google entenda que você é uma autoridade naquele tema. Por exemplo, se você trabalha com marketing digital, faça um post completo sobre o assunto e posts menores para explicar com detalhe algum tópico específico como SEO, marketing de afiliados, etc.
1- Construção de marca
A construção de marca nada mais é do que a expansão do seu negócio. Ou seja, quanto mais conteúdos você criar, mais pessoas passarão a conhecer o seu site. A tendência é que marcas conhecidas tenham uma CTR maior na SERP. Isto é: recebem mais cliques nas pesquisas.
Embora os conteúdos do blog sejam criados pensando em tráfego, é essencial que você também pense na construção da sua marca. Em alguns posts você pode inclusive falar sobre a sua empresa, as ações sociais que ela participa etc, para que o usuário conheça mais sobre você.
Depois de ver as principais razões para Você Ter um Blog no seu Site, ficou fácil entender por que as grandes marcas investem cada vez mais em produção de conteúdo online. Não deixe de estudar e se aprofundar mais nessa estratégia para entregar valor ao seu prospecto e se destacar nos resultados de pesquisas online.
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