Quanto ganha um vendedor de loja de material de construção?
Vendedor de Loja? Trabalhar como vendedor no comércio é uma das principais opções no mercado de trabalho para muitas pessoas. Esse tipo de função geralmente não exige especialização e os requisitos são acessíveis, como ter o ensino médio completo. Além disso, a oferta de vagas é sempre alta.
A seguir, vamos falar especificamente da função de vendedor de loja de materiais de construção, qual o salário e como ser um vendedor de destaque. Confira!
Qual o salário de um vendedor de loja de materiais de construção?
Calcula-se que o salário médio anual de um vendedor nessa área no Brasil seja de R$ 17.472, o equivalente a R$ 1.456 por mês. As posições de nível inicial começam nos R$ 15.514 anuais, enquanto que os trabalhadores com mais experiência podem chegar a ganhar R$ 22.237 ao ano.
Esses valores são apenas uma estimativa, e podem variar de acordo com a região do país e o tamanho do estabelecimento. Continue a leitura para saber as habilidades mais valorizadas em um vendedor.
Saber ouvir é fundamental
Como na função de vendedor em qualquer outro nicho do mercado de trabalho, a escuta atenciosa é a etapa inicial para realizar um bom atendimento. É preciso mostrar ao cliente que você está disposto a ajudá-lo da melhor forma, e isso começa ao ouvir o que ele precisa ou procura. Só assim é possível definir a melhor solução para cada demanda.
Ouça atentamente as dúvidas, problemas, necessidades e objetivos do cliente, e esteja sempre preparado para responder de maneira clara, assertiva e condizente com o que o assunto exige.
É importante que o consumidor do estabelecimento se sinta confiante e seguro para realizar suas compras, sobretudo no mercado de construção, já que obras e reformas geralmente geram muito estresse e insegurança em quem não é da área.
Essa confiança é construída a partir do momento que o cliente ingressa no estabelecimento, com a primeira impressão causada pelo vendedor, que precisa ser atencioso, carismático e solícito. Tudo o que acontecerá a seguir depende desse momento inicial. Ao se identificar com o vendedor que o está atendendo, o cliente se sente mais confortável para aceitar sugestões e orientações, e também para ir adiante com sua compra.
O que mais pode compor um bom atendimento além de ser um vendedor atencioso e solícito? Prossiga com a leitura para saber mais.
Vendedor de Loja: É preciso conhecer a fundo o seu produto
Já que estamos falando da importância de construir uma relação de confiança entre vendedor e cliente, vamos tratar também de como faz a diferença ser atendido por alguém que entende do que está falando.
Isso inclui estar por dentro das últimas novidades do mercado, dos diversos usos possíveis de um produto, orientações específicas a serem seguidas, dos prós e contras quando é preciso comparar dois itens de marcas e/ou modelos diferentes, e assim por diante. É preciso mostrar convicção no produto que está vendendo, assegurando a qualidade e tendo conhecimento de cada detalhe.
Ter conhecimento profundo e especializado sobre os produtos da loja na qual você trabalha vai tornar seu atendimento ainda mais eficaz, pois te capacita a responder as dúvidas que podem aparecer durante o processo de compra. Esse é um diferencial que pode colocar um bom vendedor à frente de outros estabelecimentos e funcionários, pois a forma como se posiciona e gera valor para o cliente podem definir se a compra será levada adiante ou não.
Todos nós enquanto consumidores nos sentimos mais confiantes em realizar uma compra quando somos atendidos por um vendedor que mostra entender do que está falando, não é?! Lembre-se disso e procure colocar em prática em cada atendimento, você verá os resultados positivos e o reconhecimento dos clientes.
Mas, além de conhecer o produto, também é essencial conhecer os clientes que frequentam a loja. Entenda no próximo tópico.
Conhecer o cliente também faz toda a diferença
Há diversos tipos de consumidores, então será que faz sentido atender todos exatamente da mesma forma? Um atendimento engessado pode parecer robotizado, e isso não passa uma boa impressão.
Assim como conhecer o produto comercializado pode tornar seu atendimento mais eficaz, o mesmo vale quando se trata do cliente. Para isso, é importante saber fazer uma leitura de cada consumidor para entender suas preferências de compra, a forma como prefere ser atendido, aspectos que podem tornar uma aquisição mais atrativa, etc.
Isso tudo diz respeito à personalização do atendimento, que pode gerar situações favoráveis a serem exploradas pelo vendedor durante sua abordagem. Tendo essa desenvoltura, fica mais fácil focar nos pontos de maior interesse para cada pessoa, o que ajuda a compra a fluir mais naturalmente de acordo com o tempo e inclinações de cada cliente.
Conhecer o principal público-alvo da loja em que trabalha pode te ajudar a se adiantar nesse sentido. Quem mais frequenta o estabelecimento? Engenheiros, arquitetos e mestres de obras? Donas de casa? Pessoas fazendo pequenas reformas e consertos por conta própria? Procure observar essas questões e dessa forma poderá direcionar melhor o seu atendimento de acordo com as necessidades de cada um.
Respeitar o tempo de cada cliente também faz parte
Se algumas pessoas têm mais facilidade para realizar compras, indo direto ao assunto e focando estritamente no que precisa, outras podem ser mais indecisas, inseguras, ou simplesmente gostam de fazer compras com calma e avaliando com clareza cada aspecto envolvido (como formas de pagamento, garantia, tempo de entrega, etc.)
Um bom vendedor sabe respeitar o tempo que cada cliente precisa para fazer sua compra. É preciso evitar se antecipar ou demonstrar ansiedade para que o negócio seja fechado logo, pois esse tipo de postura pode causar desconforto no cliente. Afinal de contas, ninguém gosta de se sentir pressionado para efetuar uma compra- principalmente pelo vendedor de loja.
É preciso ter em mente que o objetivo principal do seu trabalho deve ser compreender as necessidades do cliente, oferecendo as melhores soluções para resolver seus problemas. Questões internas como a meta de vendas a ser batida não devem interferir na postura de um vendedor.
Ao se esforçar em entender os motivos que levam o cliente a hesitar, o vendedor tem a oportunidade de encontrar soluções e respostas melhores, oferecendo acordos que sejam positivos para ambas as partes.
Vendedor de loja: Persuasão vale ouro
O poder de convencer as pessoas é de extrema importância para quem trabalha com vendas.
Como dito anteriormente neste artigo, muitos consumidores podem apresentar uma atitude mais insegura e receosa, e isso pode ser visto como um desafio e uma oportunidade a ser trabalhada. É preciso saber convencer o cliente de que ele encontrou a oferta ideal para o que procurava, que se encaixe em suas necessidades.
A boa notícia é que a persuasão é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da prática e técnicas específicas que podem te levar a conseguir acordos mais vantajosos.
O pós-venda é tão importante quanto qualquer outra etapa
Mesmo após ter fechado a venda, o vendedor ainda pode precisar prestar alguma assistência ao cliente. É o caso, por exemplo, de problemas com o produto comprado, resultando na necessidade de troca ou devolução.
Essa etapa também contribui com a fidelização do cliente, por isso é fundamental dedicar-se a ela quando for preciso. Um pós-venda bem feito é aquele que resolve o problema do cliente da melhor forma, deixando-o satisfeito com a solução.
Como resultado, pode resultar em vendas futuras e até mesmo na indicação do trabalho do vendedor para outros potenciais clientes.
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