Quanto ganha um professor de ginástica laboral e quais os requisitos para se tornar um profissional dessa área
A ginástica laboral tem se popularizado cada vez mais dentro das empresas, e é uma técnica que visa a saúde e bem-estar dos colaboradores e evita o desenvolvimento de problemas de saúde relacionados com movimentos repetitivos e postura no ambiente de trabalho. Para aplicar a técnica, o profissional mais indicado é o professor de ginástica laboral, mas você tem ideia de quanto ganha um profissional dessa área?
O mercado de ginástica laboral vem ganhando cada vez mais destaque, especialmente com o aumento das empresas que começaram a abraçar causas voltadas à saúde e bem-estar dos seus funcionários.
Isso fez com que o mercado se expandisse e abrisse um leque de grandes oportunidades para os profissionais especializados nesse segmento.
Confira a seguir qual o salário de um professor de ginástica laboral e quais são os profissionais que podem atuar nesse ramo!
Como a ginástica laboral funciona?
Como o nome sugere, a ginástica laboral é uma ginástica realizada dentro do ambiente de trabalho ou em um local reservado da empresa. Sua duração média é de 10 a 15 minutos e tem como objetivo amenizar os efeitos dos movimentos repetitivos para os profissionais por meio de técnicas de respiração e alongamento de tronco, membros e cabeça.
É importante ressaltar que o professor de ginástica laboral adapta os movimentos e alongamentos para cada empresa específica, visando as posturas e cargos dos funcionários e suas necessidades de alongamento e relaxamento muscular.
Por ser feito no ambiente de trabalho, esses exercícios são mais simples do que as ginásticas e alongamentos comuns, e podem ser repetidos diariamente ou até três vezes na semana, dependendo da necessidade dos colaboradores.
Leia também O que é Ginástica Laboral? Entenda tudo sobre essa técnica aplicada em empresas
Quanto ganha um professor de ginástica laboral?
Hoje no Brasil o salário de um profissional da área de ginástica laboral é, em média, R$1.572,00, mas esse valor pode chegar a R$2.400 dependendo da empresa na qual o profissional atua, além das suas especializações, diplomas e cursos técnicos realizados.
Isso quer dizer que os profissionais que são de fato especializados na ginástica laboral e possuem diplomas de cursos técnicos e pós-graduação, tendem a conseguir melhores oportunidades e salários, já que as empresas dão preferência para os profissionais capacitados e que demonstram maior conhecimento no assunto.
Como está o mercado de ginástica laboral hoje?
Atualmente, as empresas já começaram a dar mais importância nas atividades físicas realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo de combater o sedentarismo e principalmente auxiliar em pequenas pausas para que os funcionários possam ter um momento de descanso e relaxamento.
Junto, os gestores também notaram que quanto maior a atenção dada a cada colaborador, maior é o seu rendimento para alcançar as metas da empresa, assim como focar no bem-estar e saúde dos funcionários pode ser uma ótima forma de evitar o estresse no ambiente de trabalho e contribuir para um desempenho melhor nas atividades.
Como a ginástica laboral é introduzida na empresa?
Quando o profissional é contratado para iniciar suas atividades em alguma empresa, em um primeiro contato com os colaboradores ele irá explicar como a ginástica vai funcionar para cada setor e quais os benefícios de cada um dos exercícios que serão executados.
Feito isso, alguns profissionais ainda aplicam um formulário e uma pré avaliação para entender as necessidades de cada um dos colaboradores, assim como suas queixas relacionadas à postura e movimento repetitivos.
Quem pode se tornar professor de ginástica laboral?
De acordo com o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física – e com o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional -, tanto os profissionais de educação física como os fisioterapeutas podem atuar nessa área.
Quais são os pré-requisitos para atuar na área da ginástica laboral?
Os profissionais da área de fisioterapia e educação física podem aplicar a ginástica laboral sem qualquer preparo específico. No entanto, ao se capacitar no segmento, além de conseguir melhores oportunidades de emprego, você terá um conhecimento maior a respeito dos exercícios recomendados para cada tipo de necessidade dos colaboradores.
Para isso, você pode optar por cursos técnicos de especialização, que focam em exercícios voltados para o ambiente de trabalho e quais as melhores técnicas para aplicar nesse tipo de sessão.
Além dos cursos técnicos, hoje também existem pós-graduação em ginástica laboral, e os profissionais normalmente optam pelo curso superior depois de realizar os cursos técnicos no assunto, a fim de se aprofundar mais no ramo.
Veja um trecho de uma aula de ginástica laboral na prática:
Agora que você viu quanto ganha um professor de ginástica laboral e aprendeu como se tornar um profissional dessa área, não deixe de se especializar nessa técnica para atender seus pacientes e alunos da melhor forma possível. Com o conhecimento aprofundado, você saberá quais exercícios indicar para cada setor de uma empresa, visando evitar lesões por movimento repetitivos e prevenir problemas de má postura.
Curso de Ginástica Laboral Grátis
O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.
Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.
Stories
Posts Recentes
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?
- Educação inclusiva: desafios e oportunidades
- O que podemos fazer para melhorar a inclusão na escola?