Qual o conceito de atendimento ao cliente?
Atendimento ao cliente. Muito se fala hoje em dia sobre a diferença que um bom atendimento pode fazer no progresso de um estabelecimento. Há, inclusive, diversas opções de cursos e estratégias que ajudam a direcionar quem tem interesse em aprimorar suas habilidades nessa área.
Mas afinal, do que estamos falando de fato quando mencionamos o atendimento ao cliente? Qual o conceito por trás dessa expressão? Você vai descobrir a resposta para essa e outras questões sobre o assunto na leitura a seguir.
Por que o atendimento do cliente é importante?
Todo estabelecimento que comercializa produtos ou presta serviços precisa, mais cedo ou mais tarde, atentar para o setor de atendimento ao cliente. A cada ano que passa, fica mais clara a importância de não negligenciar essa tarefa ao administrar um negócio. Um atendimento mal realizado pode ser o suficiente para colocar em risco uma reputação construída durante anos de trabalho.
Um bom atendimento é aquele que busca preservar o relacionamento com o cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado ao desenvolver maneiras eficientes de resolver o seu problema. Para isso, é preciso criar conexões reais, sólidas, duradouras. Como isso pode ser feito no mundo comercial?
Antes de tudo, é preciso compreender que os consumidores da atualidade não procuram mais apenas um produto, mas sim uma experiência de compra completa, e a ajuda eficaz no momento exato em que precisam. Com o aumento do acesso à informação e do controle sobre o processo de compra, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e desejam estar envolvidos em cada etapa do processo.
Além de entender o conceito de atendimento ao cliente, as empresas também precisam se inteirar sobre o que faz o profissional desse setor e como ele está se transformando. Isso é fundamental para que cada negócio seja capaz de desenvolver sua própria abordagem de relacionamento com o público, direcionando-a para seus interesses e para a própria identidade da marca.
A seguir, vamos entender melhor a definição de atendimento ao cliente. Confira!
O que é atendimento ao cliente?
Quando falamos sobre atendimento ao cliente, estamos nos referindo a todo o suporte que uma empresa oferece aos clientes, seja antes, durante ou depois da compra.
Todo esse processo é o que possibilita que o consumidor tenha uma boa experiência com a sua empresa, e também é o que vai diferenciá-la da concorrência. Hoje em dia, não basta mais estar preparado para responder todas as dúvidas do cliente. É preciso ir além.
O atendimento ao cliente de uma empresa deve estar alinhado aos seus valores e ao que ela objetiva transmitir aos consumidores. Como você quer que seus clientes se sintam ao comprar os produtos da sua empresa, ou ao adentrar em sua loja? Cada decisão a ser tomada deve partir dessa ideia inicial.
Um grande case de sucesso nesse assunto é a Coca-Cola. Quando uma pessoa compra uma garrafa do refrigerante, muitas vezes associa o produto com o Natal em família e aspectos como união, diversão, felicidade etc. Isso mostra como a identidade da marca foi fortemente construída no inconsciente do público, e isso tem tudo a ver com a experiência de compra.
Paralelo a isso, é importante oferecer um atendimento que se preocupe em ser acessível, estar próximo aos consumidores e com uma postura humana, gentil e inteligente. Isso agrega valor a qualquer marca ou empresa.
Uma pesquisa realizada pela empresa Salesforce e intitulada “State of the Connected Consumer” envolveu mais de 6.700 consumidores em 15 países, incluindo o Brasil, e chegou a conclusão de que 80% dos clientes acreditam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.
Para satisfazer esse público, é preciso que a empresa se preocupe em conhecer os clientes e construir relacionamentos e jornadas personalizadas, para dessa forma oferecer uma experiência positiva e marcante
Um bom atendimento serve para: interagir com os clientes com o propósito de criar um relacionamento; prever e antecipar as necessidades dos clientes e surpreendê-los positivamente com a solução; simplificar e tornar os canais de contato mais acessíveis, aumentando a confiança e a fidelidade dos consumidores; compreender seu comportamento de modo a elaborar as melhores estratégias conforme a jornada do cliente; personalizar o relacionamento e a abordagem de acordo com cada cliente e situação; e, como consequência disso tudo, para criar uma vantagem competitiva e se diferenciar da concorrência.
Agora que você já sabe a importância de um bom atendimento ao cliente e os conceitos por trás disso, provavelmente deve estar se perguntando como colocar isso em prática, não é?! Veremos isso no tópico a seguir.
Como oferecer um bom atendimento?
O primeiro passo para disponibilizar um atendimento a altura dos que os clientes procuram é entender que não basta apenas tratar bem as pessoas. O atendimento ao cliente é um conjunto de esforços realizados com profissionalismo e eficiência, e voltados para a satisfação e o sucesso constante dos clientes.
Isso começa desde a cultura interna do negócio. É preciso desenvolver uma identidade que de fato se preocupe com o cliente, indo além do discurso e mostrando isso em suas ações e estratégias de marketing, com uma equipe de funcionários comprometidos e dispostos a ouvir cada caso, adaptando-se ao que a situação exige.
O melhor termômetro para isso é manter um canal aberto para receber feedbacks dos clientes. Essa é a maneira mais eficaz para descobrir como os consumidores se sentem a respeito da sua empresa.
É importante se mostrar aberto a sugestões e até mesmo reclamações e críticas. Estabelecer um diálogo franco e aberto com seus clientes pode ser uma ferramenta importante para reunir informações preciosas, com potencial para transformar meras opiniões em resultados mais promissores.
O profissional que trabalha com atendimento ao cliente precisa estar disposto a realizar seus atendimentos da mesma maneira como gostaria de ser atendido.
A isso damos o nome de empatia, um conceito muito popular hoje em dia, e um pilar fundamental para estabelecer uma relação de identificação e confiança entre cliente e atendente. Resolver cada problema como se fosse o seu é a chave para um atendimento mais humano e personalizado.
Da mesma forma, é fundamental adaptar seu atendimento de acordo com cada situação, falando a língua de cada cliente para que sua comunicação seja acessível e objetiva.
Surpreender seus clientes é outra maneira de conquistá-los e fidelizá-los. Mas como colocar essa ideia em prática? Isso vai depender das possibilidades da sua empresa.
Lojas online têm a possibilidade de surpreender seus clientes com o envio de brindes e cartas escritas à mão junto da encomenda, ou de preparar a embalagem de envio com um perfume especial.
São estratégias amplamente exploradas pelos e-commerces atualmente, mas as lojas online não ficam atrás. O estabelecimento pode implementar uma forma de acrescentar pequenos mimos à embalagem do cliente sem que ele perceba, ou até mesmo um cartão com cupom de desconto para a próxima compra. Assim fica mais tentador voltar a comprar naquela loja, não é?!
São gestos singelos e delicados como esses que podem surpreender os clientes e finalizar um atendimento com excelência e distinção. Através de atitudes simples como essas, o cliente saberá que o seu pedido foi preparado com carinho e cuidado.
Ao fazer mais do que o cliente espera, a empresa mostra uma postura proativa e divertida, garantindo que cada compra seja única. Lance mão de sua criatividade. Pequenos gestos farão com que a experiência do consumidor seja levada para outro nível.
Você com certeza já deve ter se surpreendido positivamente enquanto cliente com alguma compra que fez, não é?! Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.
Curso de Atendimento ao Cliente Online Grátis
Como vocês puderam notar, através de um bom atendimento, conseguimos estabelecer a empresa dentro de um mercado especificado. Fazer um Curso de Atendimento ao Cliente Online Grátis é de extrema importância para aprender a reconhecer as melhores estratégias e saber lidar com todas as situações que envolvem um bom atendimento.
No curso de atendimento ao cliente oferecido pela Prime, a sua inscrição é gratuita! O Curso é realizado online, ou seja, possibilita você assistir as aulas onde e quando quiser. No final do curso, ainda há a possibilidade de um certificado de conclusão, que é válido em todo o território nacional.
Ao todo, são 30h de cursos que estarão divididas em mais de 10 módulos exclusivos. Entre os módulos mais cobiçados, está as melhores estratégias para lidar com clientes difíceis. Além disso, tem um módulo exclusivo de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, o famoso CRM. Aproveite agora mesmo e faça a sua inscrição!
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