|

Qual a diferença entre Enólogo, Enófilo e Sommelier

O universo dos vinhos é complexo e cheio de particularidades. E se já é um pouco difícil para quem entende do assunto, para os iniciantes pode ser ainda mais complicado. Existem muitos nomes específicos, termos técnicos e outras expressões que são utilizadas no mundo do vinhos, que podem confundir num primeiro momento. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre um Enólogo, um Sommelier e um Enófilo?

Bom, para entender a classificação dos diferentes tipos de pessoas envolvidas nesse universo, também vamos falar um pouco sobre sufixos.

Sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra, e também é responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. Os sufixos “filo” e  “logo” se ligam ao radical latino “eno” (que significa vinho) e formam as palavras ENÓFILO e ENÓLOGO.

Enófilo

“Filo” vem do grego “phílos” e tem como significado “querido, amigo, queredor”.

Por isso, enófilo é o indivíduo que gosta de vinho, de estudá-lo, e também quem se dedica ao comércio ou aos assuntos vinícolas. Se você gosta ou estuda sobre o tema, ou se tem algum amigo que faz isso, mas não a ponto de trabalhar na área, você ou essa pessoa são consideradas um “enófilo”.

Enólogo

“Logo” também tem sua raiz na língua grega e vem de “lógos” que, entre outras acepções, tem como significado aquela pessoa “que estuda, conhece, é especialista em”. É utilizado para indicar quem estuda uma ciência ou arte (uma “logia”, como biologia, teologia, ou mesmo enologia).

Por isso, podemos definir enólogo como o indivíduo especializado em enologia, ciência que trata do vinho.

Enólogo é quem diante do vinho toma decisões, e enófilo  é quem diante de decisões toma vinho”. Luis Groof

 

Sommelier

E “sommelier”? Da onde vem e o que significa?

Sommelier, que pronuncia-se “somêliê”, é um termo francês. Os sommeliers eram transportadores de animais de carga. Depois, o nome era usado para apontar pessoas que transportavam e guardavam as provisões das cortes reais em suas viagens.

Havia um sommelier de pães, um de frutas, um de armas, etc. O termo sommelier, aos poucos, passou a substituir o “échanson” ou escanção – que refere-se ao oficial da corte que servia vinho ao rei, e também provava antes de servir para garantir que a bebida não estava envenenada.

A partir de 1812 o termo sommelier começou a ter como significado os profissionais especializados em bebidas alcoólicas nos restaurantes.

A palavra “échanson” é, anterior à palavra “sommelier”. Ainda hoje, “escanção” é um tempo usado pelos portugueses para se referir ao profissional responsável pelos vinhos nos restaurantes.

Sommelier
Sommelier

Resumo

  • Enófilo: é o apreciador do vinho e suas peculiaridades. Gosta de estudar sobre rótulos, história, sabores e outras curiosidades, mas nunca trabalhou na área, nem na produção, nem no comércio da bebida.
  • Enólogo: profissional responsável por todo o processo de produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. Ele deve conhecer as técnicas para transformar a uva em vinho!
  • Sommelier: é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Na maioria das vezes, o profissional é responsável por todo o processo que envolve as bebidas do local, desde a compra até a elaboração da carta.

Para quem tiver interesse em estudar sobre o assunto, a Prime Cursos oferece o Curso de Enologia Básico Grátis, onde o aluno estuda sobre a história do vinho, clima, plantio e colheita, dicas de armazenamento, como escolher o vinho ideal, e muito mais! O curso é online e gratuito, e para começar a estudar basta fazer seu cadastro no site!

Curso de Enologia Básico Grátis
Curso de Enologia Básico Grátis

Fonte: Revista Adega / Blog Famiglia Valduga / Qualidade na Taça

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

E você, gosta de vinhos? Deixe o seu comentário!


Stories

Posts Similares

13 Comentários

  1. Luci Daitx Cardoso disse:

    Ótimas informações! Adorei saber mais sobre vinhos! Obrigada!

  2. Legal essas informações.bgd.
    Abços.

  3. ANA MARILDA DE FARIA disse:

    Boa tarde!

    Eu adoro todos os artigos recebidos da PRIME CURSOS. As matérias são incríveis e sempre agregam informações importantes em nossas vidas.
    Gostaria que um dia a PRIME CURSOS fizesse uma matéria sobre a necessidade do profissional se reinventar, qdo ele deve perceber que a área que ele atua já está saturada ou mesmo que não esteja ele possa estar obsoleto para tal função Quando e como o profissional deve proceder para iniciar uma transição de área, seguimento…enfim…..ninguém quer parar de trabalhar cedo, mas o ser humano é de um potencial infinito e uma grande capacidade de aprendizado a adaptação a novas funções.
    Se for possível, poderiam enviar algum artigo a respeito deste assunto?
    Certa da atenção de vocês, desde já agradeço , parabenizo pela eficiência de suas matérias e, vou ficar na expectativa de um feedback.

    Muito grata.

    1. Prime Cursos disse:

      Bom dia Ana, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário!
      Que bom que você gosta dos artigos, espero que continue nos acompanhando!
      Obrigada pela sua sugestão, iremos fazer um artigo sobre esse tema. Enquanto isso, deixo com você alguns links de outros artigos parecidos, que talvez possam ajudar:

      https://www.primecursos.com.br/blog/prime-cursos/5-passos-para-uma-mudanca-profissional/

      https://www.primecursos.com.br/blog/prime-cursos/6-dicas-para-comecar-com-o-pe-direito-num-novo-emprego/

      https://www.primecursos.com.br/blog/prime-cursos/como-superar-a-desmotivacao-profissional/

      Espero que ajude! E novamente obrigada pelo comentário e sugestão!
      Tenha um excelente dia! 🙂
      Prime Cursos

  4. AINE OLIVEIRA DA SILVA disse:

    Sem palavras. Amo vinhos trabalhei 9 anos com vinhos importados,mas devido condições não consegui fazer o curso.mais amei esse curso de enologia básico grátis. Amei

  5. Venceslau da Silva disse:

    Dizer que os artigos da prime cursos são bastante úteis

  6. Artigo muito esclarecedor! Puxando pela origem da palavra realmente fica mais fácil de compreender o significado. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.