Qual a diferença entre avançado e fluente em inglês?
O inglês já é um idioma tão presente no cotidiano das pessoas que muitas vezes nos pegamos reconhecendo palavras e frases mesmo sem saber onde as aprendemos.
Com as aulas que temos na escola, a quantidade de músicas, filmes e conteúdo que consumimos na internet e outros meios, esse idioma se tornou algo presente no nosso dia a dia.
No entanto, aprender mais sobre ele se mostra não apenas aconselhável, mas também necessário. Não apenas na nossa vida profissional e acadêmica, mas até mesmo pessoal, como é o caso daqueles que desejam viajar, morar fora passear por outros países ou até mesmo fazer amizades com pessoas estrangeiras. Algo simples no mundo conectado de hoje.
Mas, à medida que nos esforçamos para aprender o idioma e vamos evoluindo nesse aprendizado, quando podemos de fato nos considerar fluentes? Qual a linha que divide quando estamos no inglês avançado e quando somos completamente envolvidos por ele?
O primeiro passo para entender essa divisão é compreender o que é cada uma dessas classificações e o que é necessário para se estar nela. Por isso, compilamos aqui algumas das características que os estudantes de cada modalidade costumam ter, mesmo que a avaliação dessa categorização possa mudar de escola para escola, teste para teste e avaliador para avaliador.
O que caracteriza alguém em nível avançado de inglês?
Para uma pessoa ser considerada como tendo um conhecimento avançado de inglês é preciso que ele seja capaz de ter uma alta habilidade de comunicação utilizando o idioma. Para isso serão consideradas uma série de fatores como: compreensão, leitura, escrita e fala.
No caso da compreensão está principalmente a capacidade de ouvir e entender boa parte daquilo que foi dito. Mas isso não deve valer apenas para falas claras e compreensíveis, mas também discursos longos em que o interlocutor não fala de forma totalmente clara ou correta.
Mesmo que existam palavras, expressões idiomáticas e gírias presentes no idioma e usadas cotidianamente por nativos que ele ainda não consiga compreender completamente, seu entendimento da mensagem geral deve ser claro.
Quando se trata da leitura uma pessoa avançada no idioma deve ter facilidade para ler e compreender a textos de diversos assuntos, conseguindo ter um alto vocabulário para reconhecer até mesmo termos técnicos e específicos de determinada área acadêmica da sua atuação ou interesse.
Já na escrita ela deverá ser capaz de redigir textos razoavelmente longos e bem estruturados, de maneira clara e sem grandes dificuldades. Algo que também deve ser presente na fala, ao que ele se expressa de maneira fluida e conseguindo articular suas opiniões e expressá-las sem necessidade de gastar um grande período de tempo buscando as palavras corretas.
Nesse nível a pessoa que se dedica a aprender o novo idioma ainda poderá encontrar palavras e termos que desconhece, mas terá um vocabulário grande o bastante para compreender a mensagem como um todo e se expressar de maneira fluida e clara, sem grandes dificuldades.
O que caracteriza alguém fluente em inglês?
Uma pessoa fluente em inglês é aquela que não apenas conhece as regras gramaticais e o significado das palavras: é também aquele que compreende a cultura na qual elas estão inseridas.
Se aprofundar em um idioma é estar inserido nele de forma que consiga pensar e se expressar na nova língua sem pensar nas palavras do seu idioma nativo. Para isso ela precisa compreender além do significado das palavras.
Compreender o humor daqueles que são nativos, seus costumes, suas expressões cotidianas, jogos de palavras, ditados, dialetos e sotaques, de forma que mesmo as frases que traduzidas possam parecer sem sentido tenham significado para quem as ouve.
É necessário que a pessoa que ouve o discurso consiga o compreender mesmo que o falante utilize de expressões idiomáticas e variações da fala constantes no inglês cotidiano, usado por nativos.
Ele também deverá ser capaz de redigir textos como livros e dissertações de mestrado, utilizando-se de termos técnicos e específicos de determinada área, sem empecilhos.
Sua argumentação oral deve ser clara e fluida, sendo capaz de ter longas conversas, debates, discursos e apresentações sem que precise fazer pausas para pensar nas palavras que quer usar.
Qual a diferença entre os dois?
Uma pessoa que possui um inglês avançado irá conseguir se comunicar de forma clara e fluida com outras pessoas, inclusive nativos.
Mas, apesar de conseguir realizar todas as ações de alguém que busca ter habilidade de comunicação em outro idioma (compreensão, leitura, escrita e fala) ela ainda irá encontrar travas as quais não compreende.
Essas travas são aquelas que exigem que o falante esteja mais submerso com o idioma e a cultura na qual ela é falada.
É essa submersão que vai permitir que ele compreenda frases, expressões e humores que, traduzidos para outro idioma, não fariam sentido. O que significa que apenas saber a tradução das palavras não é o bastante.
Curso de Inglês Grátis Online
Uma otima oportunidade é o curso de inglês básico da Prime Cursos totalmente gratuito e se você precisar ainda pode solicitar o certificado com o pagamento de uma taxa. Comece agora mesmo o curso de inglês grátis online!
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?