Quais são as técnicas de rapport?
Ser capaz de criar uma conexão com alguém é algo mágico, fundamental para conseguir gerar a sensação de empatia e acolhimento. O rapport foi desenvolvido reconhecendo essa importância. Trata-se de uma série de técnicas para criar uma ligação de empatia com outra pessoa.
Essa é uma habilidade que pode abrir muitas portas, já que compreender as pessoas e suas necessidades é algo muito valorizado hoje em dia, especialmente no universo dos negócios. Explorando as técnicas de rapport, é possível que a comunicação seja realizada com menor resistência pelas partes envolvidas.
Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer sobre o rapport e suas principais técnicas. Boa leitura!
O que é rapport?
A palavra “rapport” tem origem francesa, do termo “rapporter”, que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação natural”. Segundo a Psicologia, trata-se de uma técnica para criar uma relação de empatia com outra pessoa. Isso possibilita que a comunicação seja estabelecida com mais confiança pelas partes envolvidas, fazendo com que o interlocutor fique mais receptivo e aberto a interações.
É uma técnica amplamente utilizada em estratégias de treinamento, como no coaching, por exemplo, que tem o intuito de estabelecer uma relação de proximidade e naturalidade com os clientes para que os resultados desejados sejam alcançados ao longo do processo.
A seguir, vamos conhecer as técnicas desenvolvidas a partir do rapport.
Quais técnicas usar?
Com o rapport, é possível estabelecer uma relação de identificação e confiança durante uma conversa sem depender apenas da linguagem verbal. O rapport, em si, é justamente a exploração de elementos referentes à linguagem corporal, como vamos entender a seguir.
Contato visual
O simples ato de olhar nos olhos da outra pessoa durante a conversa pode parecer um gesto sem importância, mas é muito importante para passar confiança e transparência. Ao fazer isso, é possível compreender aspectos que as palavras não revelam.
Por isso, manter o contato visual é considerado fundamental para causar uma impressão positiva no interlocutor, mesmo que de forma inconsciente. Isso é facilmente percebido quando em uma conversa a outra pessoa não olha em seus olhos, o que geralmente causa certo desconforto.
Ao manter o contato visual, é possível também prestar mais atenção na pessoa com quem conversa, observar suas reações e direcionar a conversa conforme for necessário.
Postura corporal
A postura adotada por um indivíduo pode dizer muito a seu respeito: se ele está confortável ou não, se está resistente ou receptivo a uma ideia, e assim por diante. O mesmo vale para a fisionomia, já que as expressões faciais são mais espontâneas do que as palavras.
Esses são aspectos muito importantes explorados pelo rapport, já que influenciam a percepção das pessoas a respeito umas das outras.
Por isso, é fundamental manter uma boa postura e expressões faciais acolhedoras durante uma conversa ou reunião, mesmo que aconteça por vídeo-chamada ou telefone. Isso contribui de forma a aumentar sua autoconfiança, diminuindo o estresse e definitivamente melhorando o seu desempenho, seja lá qual for o objetivo do diálogo.
Tom de voz
Observar o tom de voz empregado pela outra pessoa durante uma conversa também faz parte do rapport. Preste atenção a isso e, se necessário, ajuste o seu próprio tom para que a conversa esteja em harmonia.
Gestos
Para promover identificação ao longo da conversa, tente repetir alguns gestos que o outro indivíduo faz. Essa é uma técnica de espelhamento, que pode contribuir para uma conversa harmoniosa e uma relação de confiança.
O ideal é esperar alguns segundos para repetir o gesto, de maneira que isso seja sutil e imperceptível, assim cria uma conexão mais próxima.
É também a técnica mais famosa do rapport, que se resume em agir de modo semelhante ao que a outra pessoa age. Da maneira mais natural possível, tente igualar seus gestos, tom de voz, ritmo da conversa e outros aspectos.
Nomes
Algo tão simples quanto chamar cada pessoa pelo nome é também uma técnica que ajuda a contribuir com o tom de proximidade da conversa, aumentando ainda mais a conexão estabelecida.
Alie essa com as outras dicas apresentadas, e isso fará com que a pessoa com quem você dialoga se sinta valorizada e importante para o seu negócio.
Comunicação verbal
Por fim, chegamos à técnica que diz respeito à comunicação verbal como um todo. Preocupe-se em compreender o que o seu interlocutor diz, e quais os motivos que o levaram a te procurar. Só assim você será capaz de encontrar a melhor forma de ajudá-lo.
Faça perguntas, se for preciso e adequado, e tente investigar qual a maneira mais adequada de conduzir não apenas a conversa em específico, mas a relação que está sendo construída naquele momento como um todo.
Como o rapport se trata de uma união de técnicas, é importante aplicá-las em conjunto, de modo a potencializar os resultados almejados. Agora veremos a seguir quais os benefícios em fazer uso dessa ferramenta.
Os benefícios das técnicas de rapport
Como visto ao longo deste artigo, as técnicas de rapport podem influenciar totalmente as suas relações interpessoais, e fazer grande diferença nos seus resultados. Vamos aprofundar nesse assunto e conhecer melhor quais são os benefícios envolvidos.
Mais credibilidade no seu trabalho
As técnicas de rapport são algumas das formas mais eficientes para gerar confiança e identificação em uma conversa. Isso se justifica pelo fato de que as pessoas se sentem mais confortáveis para confiar em quem é parecido com elas, dividindo as mesmas ideias e tendo os mesmos objetivos em comum.
O profissional que domina as técnicas de rapport terá mais facilidade de guiar seu interlocutor durante o diálogo, criando oportunidades para apresentar todos os diferenciais da solução que está vendendo, seja um produto ou um serviço.
A maneira como uma conversa, reunião ou negociação é conduzida é o que determina que o cliente enxergue mais valor e credibilidade no seu trabalho e na organização que você representa. Como consequência disso, fica mais fácil obter os resultados que você deseja, seja vender um determinado produto, arrematar a contratação de um serviço ou fechar uma parceria.
Maior controle da situação
Conhecendo e aplicando as técnicas de rapport, é possível conduzir sutilmente a conversa de acordo com seus interesses. Tendo a situação sob controle, fica mais fácil estar seguro e confiante para alcançar os objetivos que mais te trazem benefícios de acordo com cada contexto.
Maior receptividade ao seu contato
Estar ou não receptivo à outra pessoa e sua abordagem é algo intimamente relacionado com o aspecto emocional. Argumentos racionais podem ser apresentados e de fato colaborar para valorizar um produto ou serviço, mas as decisões geralmente são tomadas a partir de impulsos emocionais.
A persuasão é uma habilidade que tem como base as emoções humanas. Se não houver confiança e reconhecimento entre os envolvidos no diálogo, fica praticamente impossível chegar em um acordo.
Aplicando adequadamente as técnicas de rapport, é possível manter o receptor da mensagem com uma postura mais positiva e aberta a sugestões, orientações e dicas, e, portanto, mais próximo de se tornar um cliente ou um parceiro de fato.
Rapport e programação neurolinguística
Você sabia que o rapport é uma das principais ferramentas utilizadas pela programação neurolinguística (PNL)?
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