Quais os 5 tipos de vendedores? Principais características e como melhorar seu perfil de vendedor
Engana-se quem acredita que todo vendedor é igual. Hoje, existem diversos tipos de vendedores diferentes no mercado, com características específicas que podem ser uma grande vantagem para alguns setores, especialmente para quem lida com e público feminino. Além de ter habilidades diferenciadas, alguns vendedores ainda possuem especializações que ajudam a melhorar ainda mais a experiência do cliente.
Hoje, é essencial que os vendedores saibam lidar com os diversos tipos de clientes e ainda possuam facilidade em entender as necessidades de cada um para ofertar o melhor produto para determinado problema. No entanto, algumas habilidades extras podem ajudar a criar um vínculo com o cliente, aumentando ainda mais as vendas e especialmente a fidelização.
Veja a seguir os 5 tipos de vendedores que existem!
Amigo
O vendedor amigo é um dos melhores tipos de vendedores para fidelizar clientes: sua estratégia, além de criar uma amizade e conquistar a simpatia de quem está comprando, é entender suas necessidades e conhecer a pessoa incluindo seus hobbies, se tem filhos etc. Com essas informações em mãos, o vendedor amigo tem maior exito em concretizar vendas.
Como muitos clientes não gostam de relações frias e adoram serem ouvidos e receber atenção, vendedores amigos costumam fidelizar muitos clientes, que na maioria dos casos voltam à loja apenas por conta daquele vendedor.
Porém, um defeito dos vendedores amigos é que, por tentarem agradar demais seus clientes, normalmente não tentam ofertar produtos extras para incluir na venda para não criar certas situações e até incomodar quem está comprando, o que pode ser uma grande desvantagem para a empresa.
Lógico
Em contrapartida, o vendedor lógico não se relaciona com seus clientes e nem se conecta com ele, e seu objetivo é vender os produtos de maior saída. Esse tipo de vendedor possui uma taxa de conversão maior, já que tem argumentos racionais e conseguem convencer o cliente com mais facilidade.
Porém, como os clientes precisam de atenção emocional e especialmente, desenvolver uma certa relação com o vendedor para confiarem na empresa, esse tipo de vendedor pode ter um grande problema na fidelização.
Consultor
O vendedor consultor é aquele que combina o vendedor amigo com o lógico: com seus grandes conhecimentos do produto e do cliente, consegue apelar para as emoções para convencer a pessoa a comprar, sem deixar perder o carisma e nem abalar o relacionamento que ambos têm.
Ou seja, seu objetivo é estabelecer a confiança do cliente e mostrar preocupação com os problemas que ele apesenta, ofertando sempre os melhores produtos para resolver qualquer situação.
O seu grande problema é que, ao tentar ajudar seu cliente, pode acabar fazendo marketing para a concorrência e não vender o produto da própria empesa.
Negociador
Vendedores negociadores são aqueles que mais demonstram conhecimento sobre o que vendem e sabem mostrar todos os benefícios em adquirir aquele produto. Mesmo que não tenha um bom conhecimento do seu cliente e nem saiba tanto sobre a resolução dos problemas em si, sabe mostrar o custo-benefício daquilo que vende e em muitos casos, consegue até mesmo convencer o cliente a levar o produto por aquele preço, sem desconto.
Manipulador
Embora a palavra manipulador seja vista com maus olhos, na verdade, esse tipo de vendedor é aquele que consegue convencer que seu produto resolve o problema que o cliente apresenta, e nem sempre significa que ele irá mentir sobre os benefícios do produto.
Em alguns casos, no entanto, o vendedor manipulador pode até mesmo mentir para conseguir fechar a venda, ou então confundir o cliente, e nem toda empresa tende a gostar desse tipo de vendedor, meso sendo um dos que mais vendem.
Como melhorar meu perfil de vendedor?
Seja paciente
Vender para pessoa física é mais fácil do que vender para apessoas jurídicas, mas em ambos os casos é necessário ter paciência, mostrar benefícios da compra e nunca tentar apressar o processo. Do contrário, você acabará perdendo a venda para a concorrência.
Saiba o que você vende
Se você trabalha com roupas, por exemplo, você precisa saber quais são os tipos de tecidos, modelos, cortes, tamanhos etc. Afinal, ninguém melhor do que você para indicar seu produto para a necessidade daquele cliente.
Além disso, quando demonstramos mais confiança e conhecimento no que vendemos, nossa autoridade sobre o assunto é aumentada e o cliente tende a se sentir mais seguro em comprar.
Cuide do pós-venda
Para ser um bom vendedor você precisa cuidar do seu cliente depois que a venda for concretizada. Afinal, um bom relacionamento com o cliente gera uma fidelização, garantindo grande parte da receita da empresa quando ele voltar a comprar.
Sabendo disso, demonstre sempre interesse em solucionar os problemas dos seus clientes antes, durante e especialmente depois da venda.
Se especialize
Hoje em dia existem diversos cursos que podem lhe ajudar a desenvolver habilidades para se tornar um bom vendedor. Além de aprender técnicas de vendas, você também aprende como lidar com seus clientes de forma efetiva, como resolver problemas e especialmente como agir em certas situações que podem ser decisivas na hora da venda.
Leia também Quais as habilidades de um bom vendedor?
Saiba lidar com clientes diferentes
Em um único dia de vendas você lidará com diversos tipos de clientes diferentes, e você deve estar apto para sabre como se portar com cada um deles: enquanto existem clientes que gostam de conversar com os vendedores, outros preferem ser mais objetivos e realizar apenas a compra do produto, sem desenvolver um relacionamento mais próximo com a empresa.
Além disso, também é essencial saber lidar com aqueles clientes mais exigentes, especialmente os que gostam de realizar a troca de produtos e que normalmente geram estresse no grupo de vendas.
Ao saber lidar com essa situação de forma leve, você não somente evita transtornos, mas também impacta positivamente seu relacionamento com o cliente, garantindo a fidelização
Agora que você conheceu os 5 tipos de vendedores e aprendeu como pode melhorar seu perfil para vender mais e fidelizar mais clientes, não deixe de se especializar no assunto. Afinal, quanto mais conhecimento você tiver na área, mais saberá se portar diante de determinadas situações e mais técnicas conhecerá para aumentar suas vendas.
Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis
Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.
Stories
Posts Recentes
- Aumento no valor da moeda de 1 real de Juscelino Kubitschek!
- Moeda de 25 centavos de 1994 pode valer até R$1.500
- Conheça as Moedas Antigas Brasileiras de Maior Valor
- Top 5 Poemas Cruciais do Romantismo Brasileiro
- Melhores Aplicativos de Namoro para 2024: Guia Completo
- Chuchu ou Xuxu: Descubra a Forma Correta de Escrever
- Como aprender direção defensiva?
- Quais são os 5 Elementos Básicos da Direção Defensiva?
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras