Plano de Aula para Professores
Planejamento é o ato de definir os objetivos e metas, fazer uma análise da situação atual e traçar um plano de ação. O ato de planejar é fundamental para alcançar o sucesso, independente de qual for o objetivo.
Um exemplo da importância do planejamento acontece dentro da sala de aula. Quando o professor entra na sala, deve ter em mente o que irá ensinar para aquela turma. Ele deve saber quais recursos didáticos serão necessários para cada aula, qual o conteúdo que irá passar no dia, e de qual maneira irá abordar o assunto. Esse preparo se chama PLANO DE AULA.
O plano de aula, ou planejamento de aula, é praticamente um instrumento que o professor utiliza para a preparação de suas aulas. O objetivo é desenvolver as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, de forma detalhada. Um plano de aula também envolve a distribuição do conteúdo programático que será abordado durante o ano.
Para elaborar um bom plano de aulas, é importante seguir algumas regras básicas, como por exemplo, sempre priorizar a clareza e a objetividade. Além disso, você deve atualizá-lo periodicamente, ter conhecimento dos recursos disponíveis na escola, apostar em metodologias inovadoras e diversificadas, e principalmente, ter flexibilidade para conseguir lidar com imprevistos que acontecem no ambiente escolar.
Fazer um planejamento das aulas é uma tarefa fundamental para qualquer professor. E para te ajudar, trouxemos o modelo um bom plano de aula. Mas antes de começar a escrever, pergunte-se:
“Qual é a minha intenção para a próxima aula?”
“O que pretendo nessa aula?
“Quais são os meus objetivos?”
Modelo de Plano de Aula para Professores
Objetivos
Qual é o objetivo da próxima aula? O que você deseja passar aos seus alunos com o próximo conteúdo? O que espera que os alunos aprendam? Anote os objetivos de cada aula, e ao final de cada dia, analise se conseguiu alcançá-los.
Duração
Quanto tempo você irá demorar para explicar cada assunto? Qual o tempo necessário para realizar cada aula? Analise, e se necessário, utilize um cronômetro enquanto prepara suas aulas. Avalie se não está adicionando muitas atividades em pouco tempo, ou explicando um único assunto em muitos minutos.
Tema
É importante que cada aula tenha um tema principal. Escolha um nome interessante, que ative o interesse dos alunos. O nome deve estar relacionado com o conteúdo, mas deve ser criativo. Ter um tema pode facilitar a condução da aula.
Conteúdo
É aqui que você deve definir o conteúdo programático da aula, de acordo com o tema já estabelecido anteriormente. Não se esqueça de programar o conteúdo de acordo com a duração de cada aula. Estabeleça e coloque na seqüência quais tópicos serão apresentados no decorrer da aula. Para facilitar, lembre-se de considerar que toda aula deve ter a abertura, o desenvolvimento e o encerramento (início, meio e fim).
Estratégias (de aprendizagem e metodologia)
As estratégias são procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Algumas estratégias podem fazer com que o interesse dos alunos aumente, ou seja, vai além de apenas explicar o conteúdo da forma tradicional. Veja abaixo algumas ideias:
-Debates
-Dinâmicas
-Aulas expositivas
-Seminários
-Exercícios
Referências
Lembre-se de sempre indicar, conforme as normas vigentes, os autores e obras utilizados na preparação da aula. Livros didáticos, sites, revistas, outros professores, etc., não se esqueça de fazer o registro!
Recursos e materiais necessários
Quais materiais serão necessários para a aula? Textos impressos, vídeos, datashow, cartazes, retroprojetor, Internet, áudios, fotografias ou outras imagens, jogos, etc. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por outras alternativas.
Avaliação
A avaliação não é apenas a prova aplicada no final de cada conteúdo, mas sim uma análise de todos os momentos da aula. Observe como foi a aula e a aprendizagem dos alunos em relação aos diferentes conteúdos abordados; o que deu certo na aula e o que você acha que deixou a desejar; como foi a participação dos alunos; se o tempo foi suficiente; se houve interação; etc. Fazer uma recapitulação de tudo o que aconteceu na aula pode fazer com que você evolua como profissional e melhore a cada dia.
O plano de aula é uma ferramenta que descreve de forma detalhada os elementos mais importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Apesar disso, o professor não deve ficar preso somente à isso. Como já falamos, imprevistos podem acontecer, e tudo pode mudar na hora da aula. Se o professor está explicando o assunto já estabelecido em seu plano de aula, mas sentir a necessidade de entrar em outro assunto, ou de fazer alguma demonstração para que os alunos consigam entender melhor o assunto, não há problema nenhum, já que nem sempre é possível seguir à risca o plano. Por isso é fundamental ter flexibilidade!
Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para montar um plano de aula:
Gostou do artigo de hoje? Se sim, deixe o seu comentário!
Prime Cursos
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?
Bom dia, incrível…hoje acordei com o objetivo em fazer meu projeto de aula sobre PNL Programação Neurolinguistica para messiânicos, cuja meta é colaborar com informações que estejam associadas aos ensinamentos de Meischu Sama, que sempre foi um grande estudioso e pesquisador. De modo a contribuir com as práticas. Exemplo : Meishu Sama ensinou ” O homem depende de seu pensamento” , na PNL existe o ” Ressignificar os pensamentos” e hoje sabemos da importância dos pensamentos com as pesquisas da física quântica. Então…..vou pesquisar todos os ensinamentos aliados às técnicas de PNL. Gostei muito….muita gratidão pela cincronicidade.
Olha interessante, gostei de ver esse plano de aula muitos professores não sabe dar aula por não seguir essa temática.
Gostei estou precisando , mesmo.
O prime curso é muito importante, já fiz vários curso por ele, e quero fazer mais.
Ótimo, gostei muito já fiz alguns cursos pela Pri.e Cursos,foram maravilhoso!
Parabéns!
É realmente interessante sem duvidas. um abraço a Equipe.
Muito bom o seu plano de aula. Vou utilizá-lo nas minhas aulas. Obrigada.
Muito interessante; explicado minuciosamente. É de grande valia para nós professores. Parabéns.
Muito bom.
Muito bom. Feliz pq falou a minha linguagem.
que bom saber como elaborar um plano de aula
Sendo professor munido de conhecimentos de diatáctica e pedagógicos deve cumprir com este preceito. sem a qual, deixa de ser professor de carreira.
Ótimo Plano de Aula é o foco para se chegar
a aprendizagem
Ótimas dicas de planejamento de ensino
estou feliz ajudou me muito como fazer os planos..
Adorei as digas de prever as actividades durante o Processo de Ensino e Aprendisagem (PEA), tomando nota de que “um plano de aula” nunca e estatico.
Bom dia esse artigo foi dê grande valia,agradeço a toda equipe pela argumentação sobre plano de aula,aguardo novas dicas .
Obrigado
Gostei de sua proposta de ensino, vou pesquisar o assunto e agregar ao meu plano. Gratitud por compartir con nosotros.