Quais os 5 pilares da gestão de pessoas?
Ter uma gestão de pessoas eficaz é considerado nos dias de hoje um grande desafio para as empresas. Afinal, é a gestão de pessoas que se responsabiliza por procurar entender o comportamento dos funcionários e, criar estratégias para fazer com que eles se comprometam com os valores da empresa. Mas você conhece os 5 pilares da gestão de pessoas?
Gerir uma empresa envolve desde visar o bem estar e motivação das pessoas que trabalham para que a organização atinja seus objetivos, até processos mais complicados que envolvem a parte logística e financeira.
Pensando nisso, as empresas começaram a investir em profissionais qualificados para cuidar da questão pessoal e dos colaboradores, assim como a conforto, produtividade, comunicação e bem-estar coletivo.
Confira os 5 pilares da gestão de pessoas no texto a seguir!
Por que a gestão de pessoas é tão importante em uma empresa?
A gestão de pessoas está diretamente ligada ao rendimento e produtividade dos funcionários. Isso porque, é o setor responsável por entender melhor os colaboradores e suas necessidades, fornecer melhores condições de trabalho, gerir conflitos, e incentivar os funcionários a alcançarem seus objetivos, contribuindo para o aumento da motivação da equipe de forma geral.
Com uma gestão de pessoas eficiente, os funcionários tendem se engajar mais no ambiente corporativo, o que impacta diretamente no sucesso da empresa. Ou seja, quanto mais produtiva a equipe, mais perto dos resultados desejados a organização fica.
Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?
1- Motivação
A motivação é dos principais pilares da gestão de pessoas, e certamente é o pilar que guia todos os outros. Isso porque a motivação está diretamente ligada ao engajamento do colaborador com a empresa, o que significa que quanto mais engajado o funcionário está, maior é o seu comprometimento com suas atividades profissionais.
Para isso, é essencial compreender o perfil de cada funcionário e compreender em um contexto geral quais são as estratégias que podem ser usadas para motivar cada setor.
Isso pode ser feito por meio de um mapeamento dos funcionários e uma análise individual para conhecer os aspectos de cada um.
2- Comunicação
Para uma gestão de pessoas eficaz, o gestor de pessoas precisa se comunicar de forma clara, eficiente e que passe segurança para os colaboradores. É a partir disso que a produtividade e motivação aumentam, já que os funcionários se sentem seguros e confiantes no seu líder.
3- Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é um dos pilares influenciados pela comunicação e motivação da equipe. Afinal, quanto mais motivados e confiantes seus funcionários estiverem, maior serão as chances de que todos trabalhem em equipe.
O profissional que atua na área de gestão de pessoas também deve visar estratégias que evitem a competitividade dentro da organização, o que muitas vezes acaba impactando de forma negativa o clima organizacional, além de dificultar que todos trabalhem em conjunto visando o mesmo objetivo.
4- Desenvolver habilidades e competência
Uma das principais virtudes das grandes empresas é desenvolver habilidade e a competência dos colaboradores. Mais do que garimpar talentos e levá-los para dentro de sua empresa, é necessário que a gestão de pessoas desenvolva técnicas para aperfeiçoar todas as habilidades que o profissional possui, a fim de que seus conhecimentos sejam melhorados e ajudem a organização a crescer cada vez mais.
Assim, é necessário oferecer aos funcionários treinamentos de capacitação, e incentivar colaboradores com mais experiência a ajudarem os novos colegas.
5- Capacitação e crescimento
Como o mercado está sempre em crescimento, também é importante que o gestor esteja de olho no que há de novo e nas ferramentas que estão sendo lançadas, a fim de capacitar seus colaboradores a usarem novas tecnologias para aperfeiçoar suas técnicas.
Sendo assim, cabe ao setor de gestão de pessoas realizar análises de desempenho constantemente, para para identificar os pontos falhos de cada colaborador, a fim de trabalhá-los para desenvolver sua capacidade de uma forma melhor.
Além do mais, ainda é necessário que a gestão de pessoas invista no crescimento de seus colaboradores como cidadãos e em sua vida pessoal, de forma com que os profissionais sintam-se realizados profissionalmente e motivados a exercerem suas atividades. Como resultado, o indivíduo se sentirá importante para a empresa, o que impacta diretamente na qualidade das suas atividades dentro do seu cargo.
Agora que você já conhece os 5 pilares da gestão de pessoas, não deixe de trabalhá-los para que haja crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores. Caso você esteja interessado no cargo, é importante ficar atento às funções e importância de um gestor de pessoas para o crescimento da empresa e da equipe como um todo.
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Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.
Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.
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