Paixão por vencer – O resumo do livro de Jack Welch
Em seu livro Paixão Por Vencer, Jack Welch desenvolveu um plano detalhado, passo a passo, que todos podem usar para se transformar em verdadeiros vencedores. Baseando-se em exemplos da vida real e adotando o mesmo jeito objetivo que o ajudou a revigorar a empresa General Eletric, Welch descreve como alcançar o sucesso na própria carreira e vida pessoal.
Jack Welch começou a sua carreira na empresa General Eletric em 1981, tornando-se o CEO da empresa. Durante sua gestão, a capitalização de mercado da empresa aumentou de R$13 bilhões para R$400 bilhões de dólares. Por conta disso, em 2000, Jack foi nomeado “Gerente do Século” pela revista Fortune. Em 2005, foi eleito o “Maior Líder Mundial” da atualidade em uma pesquisa realizada pela revista Fast Company.
Paixão por Vencer é considerado um maual de negócios para estudantes universitários, profissionais liberais, gerentes e executivos, praticamente todos na área de administração e empreendorimo devem ler esse livro.
Trouxemos hoje um resumo do livro, baseado naquilo que Jack considera a Base de Tudo, e por isso, recomendo que você leia a obra inteira até para se aprofundar mais nesses temas.
Missão e Valores
Jack Welch diz que para vencer nos negócios, é preciso saber exatamente qual é a missão que sua empresa deseja perseguir e seus valores. A missão aponta a direção que a empresa deve chegar, enquanto os valores descrevem comportamentos que a conduzirão nessa direção.
Ou seja, quando você sabe exatamente qual é a sua missão, seus valores serão os comportamentos que você utilizará para ser bem sucedido na sua missão.
Para que sua missão e valores realmente impactem a sua empresa, você precisa sempre valorizar aqueles que são fiéis à isso, e descartar os que não são. O autor diz que demitiu muitas pessoas na General Electric por não se encaixarem na missão e nos valores da empresa, mesmo que fossem pessoas talentosas.
Então, anote a dica de Jack : sua missão e seus valores são o primeiro passo para vencer.
Franqueza no livro paixão por vencer
O autor diz que a franqueza é o maior segredo do sucesso nos negócios. A comunicação honesta dentro de uma empresa pode trazer muitos benefícios, e um ambiente franco permite que todos contribuam com ideias.
Jack critica a falta de sinceridade no mundo dos negócios. Infelizmente, os profissionais faltam com transparência e não se expressam como gostariam, apenas para evitar conflitos e manter as aparências.
E essa falta de sinceridade causa um obstáculo para as boas ideias e tomada de decisões rápidas. Existe uma cultura muito forte onde as pessoas querem ficar agradadando uns aos outros, no intuito de mandar um bom relacionamento interpessoal, criando em muitas situações, dificuldades para exercer a franqueza, e resultando assim o bloqueio do desenvolvimento das pessoas e dos negócios.
Jack diz que para resolver esse problema, de falta de franqueza e sinceridade das pessoas, é preciso um grande comprometimento de todos que trabalham na empresa, tanto os funcionários quanto os líderes envolvidos. O autor diz que esse é um processo longo, e exige uma transformação nos comportamentos daquelas pessoas que já possuem uma cultura enraizada.
Então se você deseja ter sucesso e se destacar, seja franco, sincero e íntegro. Se tiver alguma ideia, fale. Não tenho medo do que os outros vão pensar. Se viu algo errado dentro da empresa, avise. Pense no melhor para a empresa, e consequentemente, o melhor para você virá.
Diferenciação
Muitos profissionais fazem apenas o que foi pedido, e ficam reclamando que as oportunidades nunca aparecem. E isso acontece com a maioria dos profissionais: fazem apenas o necessário.
Porém há um número menor de pessoas, que fazem muito mais do que é preciso, se entregam por inteiro ao trabalho, e consequentemente, conseguem mais oportunidades. É isso que diferencia um profissional do outro.
No livro paixão por vencer o autor defende que a diferenciação deve ser tratada com franqueza e meritocracia, e ele propõe a aplicação de um método de avaliação de performance. Para isso, Jack criou a regra do 20-70-10, para classificar seus funcionários em níveis de performance anualmente.
- 20% representa os funcionários de alto desempenho. São os mais motivados, aqueles que mais trazem resultados e ideias para a empresa. Como recompensa, esses funcionários devem receber bônus, prêmios e reconhecimento.
- 10% representa os funcionários com baixo desempenho, e infelizmente, devem ser liberados para seguirem para outras empresas.
- 70% representa os funcionários que têm desempenho dentro da média, e que precisam ser motivados e engajados com metas ousadas para que possam se desenvolver e chegar nos 20% do topo.
O método é excelente e pode sim ajudar na escolha dos melhores profissionais. Porém é preciso que a empresa tenha um processo de gestão de pessoas muito bem disciplinado, pois em muitos casos a meritocracia não é aplicada de forma adequada, ocasionando o favoritismo dos funcionários amigos dos chefes, entre outras situações que geram diversos conflitos internos.
Manifestação e Dignidade
Algumas pessoas têm ideias melhores do que outras. Algumas são mais inteligentes, mais experientes ou mais criativas. Mas todas devem ser ouvidas e respeitadas.
Jack diz que a maioria dos profissionais da General Eletric, tinha um pouco de medo ou se sentia sem a obrigação de falar, por ninguém ter perguntado. E esse medo de opiniar infelizmente acontece com muitos profissionais. Para resolver isso, eles criaram um workshop para capturar as ideias que não apareciam espontaneamente, chamado de Work-Out.
O Work-Out funciona assim: a empresa criava grupos com mais de 30 pessoas, com um facilitador externo. No início do exercício, o gestor daquele grupo aparecia e explicava o que as pessoas deveriam fazer. No final daquele mesmo dia, ele daria um sim ou não para 75% das ideias que surgissem ali e os 25% restantes seriam respondidos com sim ou não em até 30 dias.
Depois o gestor saia, e o grupo começava a expor suas ideias para o facilitador do Work-Out. As pessoas ficavam mais tranquilas e livres para soltar suas ideias, já que o gestor não estava por perto.
No final do exercício, o gestor retorvana ao grupo, ouvia todas as ideias e tomava as decisões. Os Work-Outs geraram o aumento da produvidade, envolvendo todas as pessoas da empresa.
Essa é uma excelente maneira de fazer com que todos os profissionais compartilhem suas ideias, sem medo do que vão ouvir. Todas as pessoas do mundo querem ter direito à expressão e dignidade, e todos merecem isso. Jack se lembra de uma frase que um funcionário disse após uma destas sessões: “Por 25 anos, vocês pagaram apenas por minhas mãos, quando poderiam ter usado minhas ideias também!”
Bom, esse foi apenas um resumo do incrível livro Paixão por vencer de Jack Welch. Recomendamos a leitura!
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Adorei o artigo! Parabéns!
Prime, vocês continuam trazendo temas relevantes! Como aprendo! Por favor, continuem. Obrigado!
Parabéns pela matéria.
Muito bom o artigo, vale apena compartilhar.
Sou uma seguidora deste CEO
É muito bom ter estes livros como exemplo de vida.