Como escrever o objetivo de uma empresa de forma simples e eficiente?
Um dos primeiros passos que devemos tomar quando abrimos um novo empreendimento é formular o objetivo de uma empresa, a fim de saber exatamente quais devem ser os próximos passos e quais as melhores estratégias para alcançar as metas. Mas você sabe como escrevê-lo de forma eficiente?
O objetivo da empresa também é importante para auxiliar os funcionários a entender onde a empresa deseja chegar e quais as ações que podem ajudar a concluir o percurso. Além disso, contribui para o crescimento coletivo e engaja os colaboradores, que começam a notar que ao ajudar a empresa a cumprir as metas, também crescem profissionalmente de forma individual.
Confira a seguir o que é objetivo de uma empresa, qual a sua importância e como escrever um modelo que se enquadre com seu empreendimento!
O que é objetivo de uma empresa?
O objetivo de uma instituição nada mais é do que resultados qualitativos e quantitativos necessários para que ela alcance sua missão dentro de um prazo determinado, que varia de acordo com o cenário do negócio.
Diferente do que muitos pensam, uma empresa não precisa ter apenas um objetivo, sendo possível criar vários diferentes de acordo com o plano de ação da organização.
No entanto, é muito importante que todos os objetivos sejam usados como estratégia para alcançar um mesmo propósito principal, que normalmente é o propósito definido quando a empresa foi criada e quando o plano estratégico foi estabelecido.
Qual a importância de escrever o objetivo de uma empresa?
Uma empresa sem objetivo acaba ficando perdida e não sabe o que deve fazer nem onde quer e deve chegar. Como resultado, todas as estratégias usadas são ineficazes, levando em conta que são usadas sem estudo prévio de mercado.
Ao traçar um objetivo para o seu empreendimento você garante que todos dentro da empresa estejam alinhados em um só pensamento, colocando toda a equipe no mesmo caminho em busca do sucesso.
Dessa maneira todos compreendem a importância de seu trabalho dentro da corporação.
Além do mais, um objetivo pode até mesmo ajudar na hora de recrutar novos funcionários, já que o RH da empresa saberá como identificar perfis que tenham o mesmo objetivo da empresa ou que se enquadrem nas necessidades da organização.
Passo a passo de como escrever o objetivo de uma empresa
Definir a missão
O ponto de partida para escrever o objetivo de uma empresa é definir a missão. Ou seja, qual o motivo da existência da empresa e como ela irá competir com os concorrentes dentro do mercado em que está inserida. É nessa etapa que também define-se para quem a empresa prestará serviços ou venderá os produtos.
Definir a visão
Ao definir a visão você estará indicando onde seu negócio quer chegar, como estará inserido no mercado e quais os pontos fracos que podem atrapalhar o desenvolvimento da marca e que devem ser trabalhados.
O foco do desenvolvimento da visão está em traçar metas a curto, médio, e longo prazo, a fim de motivar seus colaboradores a cada conquista, fazendo com que eles tenham seus trabalhos reconhecidos e se esforcem ainda mais para alcançar os objetivos da empresa.
Para essa definição, muitas empresas acabam usando a metodologia SMART, considerada bastante eficiente para deixar claro as expectativas e objetivos do empreendimento.
S – Specific (específico)
Objetivos muito vagos como vender mais ou aumentar o faturamento normalmente não são atingidos pela empresa. Isso porque quando não há especificação do objetivo fica difícil que ele seja associável.
A metodologia SMART usa de objetivos específicos de forma clara e que não transmitam ambiguidade, e a maneira mais fácil para defini-los é respondendo às seguintes questões:
- o que você quer alcançar?
- quem está envolvido nisso?
- por que você deseja alcançar isso?
- quando você pretende realizar isso?
- onde esse objetivo vai levar a empresa quando for alcançado?
A partir dessas respostas fica mais fácil entender que aumentar as vendas acaba sendo um objetivo muito raso e vago, e a partir das respostas dessas perguntas você consegue um objetivo mais específico como: aumentar as vendas dos novos lançamentos e produtos que já estão no mercado.
M – Measurable (Mensurável)
Um dos principais motivos de um negócio estagnado é um objetivo que não pode ser medido ou que não é concreto. Um exemplo disso são metas de trabalhar mais em um projeto, que acaba sendo muito mais vagas em comparação a metas definidas como investir 40 minutos a mais diariamente em determinado projeto.
O ideal é que você use sempre números para monitorar e coletar seus dados, de forma que o progresso em direção à meta seja claro.
Ainda no exemplo do aumento de vendas, seria mais fácil medir o objetivo se você especificasse um aumento de 50% nas vendas dos novos lançamentos e 20% nos demais produtos no mercado.
A – Attainable (Atingível)
Na hora de formar o objetivo é essencial que você escolha metas atingíveis, que são aquelas que podem ser alcançadas com os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis para você.
Ao definir metas que não podem ser atingidas, os colaboradores da empresa acabam sendo desmoralizados por não conseguir alcançar os objetivos, o que pode gerar um prejuízo para a empresa.
Antes de estabelecer a meta, é necessário ter certeza que ela pode ser atingida dentro do prazo estipulado, analisando seus recursos e mercado. Você ainda pode pedir ajuda de colaboradores experientes e perguntar se acham a meta viável ou se ela deve ser ajustada.
R – Relevant (Relevante)
Não é porque uma meta é atingível que necessariamente é importante para a empresa. Alguns objetivos traçados podem não ser relevantes para sua empresa, realidade de mercado ou até mesmo suas habilidades.
Aplicando essa metodologia você consegue identificar metas que são irrelevantes e evita perder tempo e investimento tentando alcançá-las.
Um exemplo disso é introduzir um novo produto no mercado em momentos de crises econômicas que os consumidores estão gastando menos.
T – Time Based (Temporal)
Por fim, temos o prazo limite para o alcance das metas, algo extremamente importante para o objetivo da empresa. Um exemplo é aumentar as vendas em 50% até o final do ano, desde que esse cronograma seja realista e relevante para a empresa.
Com o prazo mais claro, você consegue planejar objetivos mais sólidos e pode progredir com estratégias que ajudem a empresa a alcançá-lo com mais facilidade.
Estabelecer metas a curto prazo usando a metodologia SMART ajuda seu negócio a atingir seu objetivo principal, como por exemplo:
- aumentar a produção nos próximos em 5% nos próximos 6 meses;
- fazer crescer as receitas anuais;
- aumentar o grau de participação de seu empreendimento no mercado;
- aumentar o nível de satisfação de seus consumidores.
Estabeleça indicadores de desempenho
Os indicadores servirão para monitorar a performance de seu empreendimento, a fim de garantir a qualidade dos processos de seu negócio.
Ao saber o que precisa para alcançar seu objetivo e qual o tempo hábil para isso, você poderá medir a performance de sua equipe de trabalho e montar estratégias para que o objetivo seja alcançado com mais facilidade quando notar que o desempenho da equipe não está de acordo com o esperado.
Agora que você já sabe como escrever o objetivo de uma empresa, lembre-se de definir a missão e a visão de seu negócio, além de utilizar a metodologia de elaboração de metas SMART, aumentando as chances de sucesso no prazo estabelecido.
Curso de Plano de Negócios Online Grátis
Não há regra ou padrão para desenvolver um plano de negócios, mas o importante é que ele contenha as principais informações sobre a sua empresa e as atividades que deverão ser desenvolvidas.
Com o Curso de Plano de Negócios da Prime Cursos do Brasil, o aluno aprenderá Como elaborar um plano de negócios, Como conhecer o mercado, Dicas de Marketing, Planejamento financeiro dentre outros.
Confira o conteúdo programático: Introdução, Objetivos do Plano de Negócios, Informações Importantes, Setor de Atividade e Forma Jurídica, Marketing, Conhecendo o Mercado, Planejamento Financeiro, Parte Operacional, O Plano de Negócios, Modelo de Plano de Negócios e Bibliografia/Links recomendados.
Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Plano de Negócios 100% Gratuito!
Stories
Posts Recentes
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras
- Qual a lei da direção defensiva?
- Direção Defensiva: Veja os Fundamentos para uma Condução Segura
- Conheça os tipos de direção defensiva que todo motorista precisa
- A influência das condições climáticas na direção defensiva
- 9 Dicas Essenciais para Praticar Direção Defensiva no Trânsito
- Quais são as principais infrações de trânsito e suas consequências?
- Quais são os 5 pilares da direção defensiva?
- Como funciona a educação inclusiva no Brasil?