Como escrever o objetivo de uma empresa de forma simples e eficiente?
Um dos primeiros passos que devemos tomar quando abrimos um novo empreendimento é formular o objetivo de uma empresa, a fim de saber exatamente quais devem ser os próximos passos e quais as melhores estratégias para alcançar as metas. Mas você sabe como escrevê-lo de forma eficiente?
O objetivo da empresa também é importante para auxiliar os funcionários a entender onde a empresa deseja chegar e quais as ações que podem ajudar a concluir o percurso. Além disso, contribui para o crescimento coletivo e engaja os colaboradores, que começam a notar que ao ajudar a empresa a cumprir as metas, também crescem profissionalmente de forma individual.
Confira a seguir o que é objetivo de uma empresa, qual a sua importância e como escrever um modelo que se enquadre com seu empreendimento!
O que é objetivo de uma empresa?
O objetivo de uma instituição nada mais é do que resultados qualitativos e quantitativos necessários para que ela alcance sua missão dentro de um prazo determinado, que varia de acordo com o cenário do negócio.
Diferente do que muitos pensam, uma empresa não precisa ter apenas um objetivo, sendo possível criar vários diferentes de acordo com o plano de ação da organização.
No entanto, é muito importante que todos os objetivos sejam usados como estratégia para alcançar um mesmo propósito principal, que normalmente é o propósito definido quando a empresa foi criada e quando o plano estratégico foi estabelecido.
Qual a importância de escrever o objetivo de uma empresa?
Uma empresa sem objetivo acaba ficando perdida e não sabe o que deve fazer nem onde quer e deve chegar. Como resultado, todas as estratégias usadas são ineficazes, levando em conta que são usadas sem estudo prévio de mercado.
Ao traçar um objetivo para o seu empreendimento você garante que todos dentro da empresa estejam alinhados em um só pensamento, colocando toda a equipe no mesmo caminho em busca do sucesso.
Dessa maneira todos compreendem a importância de seu trabalho dentro da corporação.
Além do mais, um objetivo pode até mesmo ajudar na hora de recrutar novos funcionários, já que o RH da empresa saberá como identificar perfis que tenham o mesmo objetivo da empresa ou que se enquadrem nas necessidades da organização.
Passo a passo de como escrever o objetivo de uma empresa
Definir a missão
O ponto de partida para escrever o objetivo de uma empresa é definir a missão. Ou seja, qual o motivo da existência da empresa e como ela irá competir com os concorrentes dentro do mercado em que está inserida. É nessa etapa que também define-se para quem a empresa prestará serviços ou venderá os produtos.
Definir a visão
Ao definir a visão você estará indicando onde seu negócio quer chegar, como estará inserido no mercado e quais os pontos fracos que podem atrapalhar o desenvolvimento da marca e que devem ser trabalhados.
O foco do desenvolvimento da visão está em traçar metas a curto, médio, e longo prazo, a fim de motivar seus colaboradores a cada conquista, fazendo com que eles tenham seus trabalhos reconhecidos e se esforcem ainda mais para alcançar os objetivos da empresa.
Para essa definição, muitas empresas acabam usando a metodologia SMART, considerada bastante eficiente para deixar claro as expectativas e objetivos do empreendimento.
S – Specific (específico)
Objetivos muito vagos como vender mais ou aumentar o faturamento normalmente não são atingidos pela empresa. Isso porque quando não há especificação do objetivo fica difícil que ele seja associável.
A metodologia SMART usa de objetivos específicos de forma clara e que não transmitam ambiguidade, e a maneira mais fácil para defini-los é respondendo às seguintes questões:
- o que você quer alcançar?
- quem está envolvido nisso?
- por que você deseja alcançar isso?
- quando você pretende realizar isso?
- onde esse objetivo vai levar a empresa quando for alcançado?
A partir dessas respostas fica mais fácil entender que aumentar as vendas acaba sendo um objetivo muito raso e vago, e a partir das respostas dessas perguntas você consegue um objetivo mais específico como: aumentar as vendas dos novos lançamentos e produtos que já estão no mercado.
M – Measurable (Mensurável)
Um dos principais motivos de um negócio estagnado é um objetivo que não pode ser medido ou que não é concreto. Um exemplo disso são metas de trabalhar mais em um projeto, que acaba sendo muito mais vagas em comparação a metas definidas como investir 40 minutos a mais diariamente em determinado projeto.
O ideal é que você use sempre números para monitorar e coletar seus dados, de forma que o progresso em direção à meta seja claro.
Ainda no exemplo do aumento de vendas, seria mais fácil medir o objetivo se você especificasse um aumento de 50% nas vendas dos novos lançamentos e 20% nos demais produtos no mercado.
A – Attainable (Atingível)
Na hora de formar o objetivo é essencial que você escolha metas atingíveis, que são aquelas que podem ser alcançadas com os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis para você.
Ao definir metas que não podem ser atingidas, os colaboradores da empresa acabam sendo desmoralizados por não conseguir alcançar os objetivos, o que pode gerar um prejuízo para a empresa.
Antes de estabelecer a meta, é necessário ter certeza que ela pode ser atingida dentro do prazo estipulado, analisando seus recursos e mercado. Você ainda pode pedir ajuda de colaboradores experientes e perguntar se acham a meta viável ou se ela deve ser ajustada.
R – Relevant (Relevante)
Não é porque uma meta é atingível que necessariamente é importante para a empresa. Alguns objetivos traçados podem não ser relevantes para sua empresa, realidade de mercado ou até mesmo suas habilidades.
Aplicando essa metodologia você consegue identificar metas que são irrelevantes e evita perder tempo e investimento tentando alcançá-las.
Um exemplo disso é introduzir um novo produto no mercado em momentos de crises econômicas que os consumidores estão gastando menos.
T – Time Based (Temporal)
Por fim, temos o prazo limite para o alcance das metas, algo extremamente importante para o objetivo da empresa. Um exemplo é aumentar as vendas em 50% até o final do ano, desde que esse cronograma seja realista e relevante para a empresa.
Com o prazo mais claro, você consegue planejar objetivos mais sólidos e pode progredir com estratégias que ajudem a empresa a alcançá-lo com mais facilidade.
Estabelecer metas a curto prazo usando a metodologia SMART ajuda seu negócio a atingir seu objetivo principal, como por exemplo:
- aumentar a produção nos próximos em 5% nos próximos 6 meses;
- fazer crescer as receitas anuais;
- aumentar o grau de participação de seu empreendimento no mercado;
- aumentar o nível de satisfação de seus consumidores.
Estabeleça indicadores de desempenho
Os indicadores servirão para monitorar a performance de seu empreendimento, a fim de garantir a qualidade dos processos de seu negócio.
Ao saber o que precisa para alcançar seu objetivo e qual o tempo hábil para isso, você poderá medir a performance de sua equipe de trabalho e montar estratégias para que o objetivo seja alcançado com mais facilidade quando notar que o desempenho da equipe não está de acordo com o esperado.
Agora que você já sabe como escrever o objetivo de uma empresa, lembre-se de definir a missão e a visão de seu negócio, além de utilizar a metodologia de elaboração de metas SMART, aumentando as chances de sucesso no prazo estabelecido.
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