O que significa PNL?

A PNL é uma técnica educativa que encontra cada vez mais adeptos, principalmente nas áreas de relações interpessoais e no âmbito profissional. Seu sucesso se deve ao fato de ter se mostrado uma excelente ferramenta para o treinamento de competências, superação de obstáculos, influência de pessoas e resolução de conflitos.

Confira neste artigo a história por trás da PNL, seu conceito e outros detalhes sobre essa metodologia.

Como surgiu a PNL? 

Essa é a sigla para programação neurolinguística, um estudo sobre a representação pessoal e percepção neurológica da realidade. Através de suas técnicas, é possível encontrar caminhos para promover mudanças nessa representação, de modo a alcançar objetivos diversos. 

A programação neurolinguística surgiu na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em meados da década de 1970. Foi o resultado dos estudos realizados entre o estudante de matemática Richard Bandler e o estudante de psicologia e linguística John Grinder, considerados os pais da PNL. 

Desenho de homem subindo uma escada

Richard Bandler dedicou-se aos estudos de matemática, computação, programação de sistemas, física, filosofia e psicologia, a fim de desenvolver a programação neurolinguística. Durante a faculdade, demonstrou interesse na abordagem da Gestalt Terapia, quando então criou um grupo de estudos voltado ao assunto. A universidade exigiu que seu trabalho fosse supervisionado, e o professor designado a essa função foi o psicólogo John Thomas Grinder. 

Grinder foi o responsável pela decodificação dos padrões linguísticos que geram mudanças de comportamento, os quais foram encontrados e catalogados por meio das pesquisas realizadas por Bandler.

Trabalhando em conjunto, os pesquisadores desenvolveram técnicas, pressupostos e modelos que combinavam elementos de campos de estudo distintos. Ao resultado desses estudos deram o nome de programação neurolinguística, metodologia muito usada atualmente para o desenvolvimento de novos comportamentos e visando a evolução humana.

Ambos acreditavam na existência de uma conexão entre os procedimentos neurológicos, a linguagem e os padrões de comportamento. Ao desenvolver a PNL buscavam compreender, descrever e pôr em prática os modelos de comportamento e linguagem de pessoas consideradas referências em seus campos de atuação.

Saiba mais sobre o conceito da programação neurolinguística a seguir. 

Qual o conceito por trás da PNL?

A programação neurolinguística está relacionada ao questionamento que envolve a compreensão da estrutura da experiência subjetiva nos seres humanos. A resposta para essa pergunta proporcionou o desenvolvimento de poderosas e efetivas ferramentas utilizadas em prol da comunicação e de mudanças vantajosas na educação, nas organizações empresariais e institucionais, nas relações interpessoais, entre outros âmbitos da vida e do cotidiano das pessoas. 

A PNL pode ser uma pratica ideal para qualquer pessoa
A PNL pode ser uma pratica ideal para qualquer pessoa

Recebeu esse nome porque refere-se ao processo de organização dos componentes de um sistema, nesse caso os sistemas representacionais sensoriais. É através deles que os indivíduos pensam, aprendem, se motivam, buscam mudanças no seu modo de ser, etc. Programar, aqui, se traduz como a habilidade de descobrir e utilizar programas (como a linguagem) em nosso sistema neurológico para alcançarmos resultados específicos e desejados.

Essa metodologia está clara e intimamente relacionada ao sistema nervoso, que indica o princípio fundamental de toda conduta humana, que também é resultado de um processo neurofisiológico. Sendo assim, refere-se ao sistema dos processos internos, conscientes e inconscientes, por meio dos quais todas as experiências são recebidas e processadas. Isso inclui também os nossos cinco sentidos. 

Por fim, seria impossível falar de PNL sem dar enfoque e importância à questão linguística, que acaba sendo uma das principais ferramentas de entendimento. A linguagem é um processo neurológico representado, organizado e codificado em sequências específicas, que formam modelos e estratégias. O idioma e outros sistemas de comunicação (como os não verbais) são os caminhos através dos quais nossas representações neurais são codificadas e ordenadas, determinando seu significado. 

Assim, fica fácil entender a programação neurolinguística como uma técnica para programar o sistema nervoso, fazendo uso da linguagem e da comunicação para obter os resultados que deseja. Em outras palavras, é possível enxergar a PNL como uma forma de fazer uso do idioma da mente para alcançar constantemente as metas específicas e desejadas.

Vamos entender melhor como isso funciona? Continue a leitura. 

Como funciona?

Uma das principais aplicações contemporâneas da programação neurolinguística envolve a quebra de padrões comportamentais negativos que impossibilitam que o indivíduo alcance o sucesso que deseja. Seu princípio é maximizar resultados, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. 

Desenho em Gráfico

Dentro das metodologias utilizadas em prol do desenvolvimento do potencial humano, a PNL é um dos métodos mais utilizados para promover mudanças de comportamento. Suas ferramentas possibilitam que o indivíduo perceba como suas próprias atitudes afetam a si e ao todo, sob uma ótica pessoal, de terceiros e de uma visão sistêmica. Com essa perspectiva ampliada e sob a orientação de outras técnicas aplicadas pela PNL, é possível rever os comportamentos que sabotam seu desenvolvimento e alcançar melhores resultados. 

Sua aplicação na prática pode ser entendida como um estudo dos padrões gerados pelo cérebro, pela linguagem e fisiologia cerebral. A partir dos conhecimentos obtidos por essa ótica, é possível alcançar mudanças nos pensamentos, emoções e comportamentos. 

Uma análise realizada sob a metodologia da programação neurolinguística também envolve a linguagem, seja ela verbal, não verbal, interna e externa, de maneira a avaliar como ela afeta os estados emocionais e, consequentemente, comportamentos e atitudes.

A composição da PNL envolve modelos, ferramentas e técnicas específicas, que podem ser aplicados nos mais diversos contextos. A partir desse conhecimento, é possível ressignificar padrões considerados prejudiciais e desenvolver aqueles que são identificados como benéficos e produtivos.

Suas técnicas permitem ampliar o autoconhecimento e de certa forma “reprogramar” a mente. Os resultados disso podem ser muito positivos para questões pessoais, profissionais e familiares.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários desse post. 

Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis

Que tal aprender um pouco mais sobre PNL? A nossa dica é que você faça um Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis aqui na Prime Cursos! Ao todo, o curso está com mais de 40 horas/aula dividido entre 20 módulos que irão possibilitar você aprender desde o básico, até técnicas avançadas para trabalhar a autoestima e depressão.

Todo os cursos oferecidos pela Prime são 100% online e gratuito, podendo ter certificação válida em todo o território nacional se você desejar! Clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo.


Stories

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.