O que fazer para ser um vendedor e alavancar sua carreira nessa área?
O cargo de vendedor engloba diversas atividades diferentes além de, de fato, vender. E para ser um vendedor,é importante que o profissional se capacita e siga um plano de carreira visando o crescimento dentro das empresas, de modo que suas ações recebam destaques no setor.
No geral, para se tornar um vendedor bastante enviar o seu currículo para a vaga e ser efetivado. Porém, isso não significa que você será um vendedor de sucesso, já que para desempenhar essa função da melhor forma é necessário um conhecimento vasto no mercado, além de saber pôr em práticas suas habilidades e estratégias de vendas e psicologia.
Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos um post falando mais sobre a carreira de vendedor e como se tornar um. Confira a seguir!
É necessário ter faculdade de vendedor?
Hoje, um dos cursos mais escolhidos entre os vendedores é o curso de Marketing, que garante conhecimento em diversas estratégias visando o comportamento do sue cliente, uso de gatilhos mentais e estratégias de psicologia de vendas. Porém, existem alguns cursos mais simples que entregam grande parte desse conteúdo em menos tempo.
Os cursos técnicos online são hoje uma das melhores opções de especialização em várias áreas, especialmente se você está iniciando agora e quer se profissionalizar de uma forma mais rápida para ingressar no mercado de trabalho o quanto antes.
Nesses cursos, normalmente o foco é na aprendizagem de técnicas de persuasão, como reconhecer o perfil de cliente, como quebrar objeções e como vender mais com os gatilhos mentais.
O que fazer para ser um vendedor?
O primeiro passo para se tornar um vendedor é se especializar por meio de cursos, a fim de garantir que você tenha um currículo mais chamativo para apresentar para a empresa. Não se esqueça de destacar habilidades que, embora não seja usada apenas no setor de vendas, pode ser um grande diferencial, como, por exemplo, a habilidade de se comunicar com terceiros.
Depois que você tiver finalizado o curso, ou enquanto ainda cursa a especialização, envie currículos para empresas nos setores nos quais você tem mais afinidade e facilidade. Escolher setores com os quais você gosta de lidar é uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho. Afinal, você terá uma facilidade maior em vender algo do qual você gosta e já está acostumado.
Embora nessa etapa você já tenha se tornado um vendedor, para melhorar na sua carreira é necessário tomar alguns cuidados, a fim de garantir o seu sucesso profissional.
Como alavancar minha carreira de vendedor?
Defina suas metas
Assim que você for efetivado pela empresa, é hora de traçar suas metas, que devem estar de acordo com a empresa na qual você trabalha e se alinhar com os objetivos do time de vendas, que facilita o sucesso no trabalho e na vida profissional.
Por exemplo, imagine que a meta da empresa é de aumentar o faturamento em 5% para o próximo mês. Se você ganha por comissão, pode colocar a meta de faturar R$500 a mais de comissões, e todas as estratégias que você usar beneficiará ambas as metas.
Saiba identificar o cliente ideal
Embora você aprenda mais sobre isso em cursos de vendedor, é essencial relembrar a importância de focar no seu cliente principal e entender suas dores e seus problemas. Afinal, com essas informações em mãos, não somente o atendimento, mas especialmente a proposta poderão ser personalizados de acordo com as necessidades que seu prospecto possui, o que garantirá uma conversão mais rápida e efetiva na maioria dos casos.
Crie um script de vendas
Ter um script de vendas é essencial para vender mais, desde que você não se apegue a ele e saiba quando deve sair do roteiro e acompanhar o cliente. O script servirá mais como um guia para que você saiba o que deve ser falado e como o cliente deve ser abordado.
Vale lembrar que sempre que for necessário, você pode sair do seu roteiro e deixar o cliente guiar a conversa, lembrando de sempre usar os gatilhos mentais necessários para conversão quando aplicável.
Outra dica é não focar apenas na venda, e sim aprender a escutar o que seu cliente tem a dizer para melhorar não somente o seu relacionamento com ele, mas especialmente a fidelização.
Aprenda a fazer cross-sell, up-sell, down-sell e follow-up
Embora os termos possam parecer confusos para quem ainda está ingressando no setor de vendas, eles são muito importantes para ser um vendedor de sucesso e aumentar as vendas.
O Cross-sell nada mais é do que a estratégia de montar pacotes com descontos para aumentar o valor que o cliente gasta na empresa. Normalmente são os kits de determinados produtos. O Up-sell, por sua vez, é um acréscimo que você oferece para o cliente para amentar o ticket médio. Normalmente esse produto é de um valor bem abaixo do produto principal, como no caso de fritas que acompanham um hambúrguer ou até mesmo os bombons e chicletes nos caixas de farmácias e supermercados.
Enquanto isso, o Down-sell deve ser usado sempre que o cliente demonstrar desinteresse no produto ou você não conseguir quebrar objeções. Também é usado quando cliente ainda não está pronto para consumir seu produto principal, e você oferece um produto que resolve temporária ou parcialmente o problema que ele possui, sem perder a qualidade e por um preço menor.
Já o Follow-up é o acompanhamento que você faz depois de passar um orçamento. Ou seja, uma ligação, mensagem, e-mail ou reunião depois de alguns dias para verificar se o cliente vai fechar ou não com a empresa.
Todas essas estratégias são muito importantes para ter destaque como vendedor, e devem ser usadas de forma sutil e com conhecimento para não soar inconveniente, e acabar afastando seus clientes e perdendo vendas.
Viu como é simples ser um vendedor e ter sucesso na sua carreira? Se você está pensando em ingressar no setor de vendas, procure por cursos online gratuitos que ajudarão no desenvolvimento de suas habilidades de venda, a fim de que você chegue no mercado de trabalho já qualificado, aumentando suas chances de ser promovido e ter um salário maior.
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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.
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