O que é o coaching é para que serve?
O coaching é atualmente uma das áreas com maior potencial de crescimento no mundo todo. Isso se deve ao fato de ser um prática que permite atuação diversa, e por seus conhecimentos serem amplamente difundidos.
Essa prática envolve uma perspectiva de treinamento e desenvolvimento de competências, e embora ainda seja algo recente no Brasil, considera-se que já tenha atingido uma notável amplitude de serviços em território nacional. Continue a leitura para saber mais sobre o coaching e para que ele serve.
Como surgiu o coaching?
Há muitas décadas o termo “coaching” é utilizado principalmente pelos segmentos de esportes, educação e trabalho. Em seus primórdios, esse conceito estava relacionado a questões envolvidas com orientação, ensino ou instrução.
Se você acompanha algum esporte ou já assistiu algum filme ou série em inglês com essa temática, já deve ter ouvido os atletas se referindo ao técnico como “coach”, que nada mais é do que “treinador” em inglês.
Essa é apenas uma das hipóteses que explicaria de onde teria surgido o termo, que atualmente é amplamente divulgado nas mídias com um novo significado. Mais recentemente, tal conceito tem tomado novas direções.
Hoje em dia, é aplicado de maneira mais ampla, referindo-se a uma disciplina distinta e relacionando-se a uma forma de facilitação ou um estilo de gerenciamento de pessoas ao adotar elementos terapêuticos e de desenvolvimento pessoal.
Mas além das várias teorias acerca da sua origem, o conceito de coaching também pode apresentar diversos significados de acordo com as referências que é possível encontrar online a seu respeito. Confira a seguir.
O que é o coaching?
O coaching está ligado principalmente a aspectos de desenvolvimento pessoal e desempenho dos indivíduos. Seu foco principal está em alcançar metas claramente estabelecidas, o que pode variar de acordo com a especialização do profissional e o objetivo da pessoa ou empresa que o contrata.
Sendo assim, é um serviço muito procurado por quem tem interesse em ganho de performance e no aumento de desempenho. Por essa razão, empresas e grupos são os principais clientes do serviço de coaching. O profissional faz uso de ferramentas e metodologia própria para conduzir o contratante a atingir seus objetivos.
Como a área está em constante desenvolvimento, o que acontece de maneira muito rápida, as ideias e técnicas sobre o assunto podem abarcar explicações amplas e variadas.
O resultado disso é que o coaching atinge uma expansão cada vez maior no campo prático: segundo o Relatório Anual da International Coach Federation (ICF) divulgado em 2013, nesse mesmo ano a organização já contava com mais de 20 mil membros associados espalhados ao redor de todo o mundo. E desde então, essa esfera não para de crescer.
No relatório de 2019, esse número já superava a marca de 35 mil membros.
No Brasil, o cenário não é muito diferente. Em levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, foi divulgado que entre os anos de 2005 e 2011, o número de profissionais certificados cresceu de 752 para 2.310, ou seja, um crescimento de 207%. Segundo o relatório da ICF. Os dados são impressionantes e comprovam o forte e rápido crescimento da prática e comercialização do coaching em território nacional, seguindo a tendência mundial.
Ainda que o coaching tenha atingido uma enorme expansão no campo prático, sua fundamentação teórica e definição dos conceitos usados estão em constante discussão, tanto pelos profissionais da área, quanto por estudiosos das áreas acadêmicas das quais a prática de coaching se alimenta.
Um possível obstáculo para o desenvolvimento de uma base teórica de maior consistência é a própria prática do coaching, que atualmente é mais expressiva do que as teorias e pesquisas sobre a sua cientificidade.
No âmbito internacional, há o desenvolvimento de alguns estudos acadêmicos sobre coaching, como os divulgados através do International Journal of Evidence-Based Coaching and Mentoring.
No Brasil, é importante atentar para o surgimento de profissionais falsamente intitulados como coaches, como alertado por José Augusto Figueiredo em entrevista para a revista Exame quando ocupava o cargo de presidente do ICF no Brasil.
A alta no número de profissionais que oferecem serviços de coaching e a escassez de fontes de informação seguras sobre o assunto são aspectos que abrem margem para o surgimento de falsos profissionais.
Alguns dos principais riscos são cair em armadilhas, investir tempo e dinheiro com profissionais não qualificados e, consequentemente, não conseguir os resultados desejados.
Um cuidado essencial para não ser ludibriado é perguntar a respeito das credenciais e das certificações em instituições de coaching do profissional em questão. Pedir por referências do seu trabalho também é uma forma de ter mais segurança antes de fechar um negócio.
Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de coaching e para que serve cada um deles.
Quais os tipos de coaching?
O tipo de coaching varia de acordo com a natureza da atuação e do tipo de demanda no processo de ganho de performance. É possível destacar ao menos 7 tipos de coaching, que buscam atender às inúmeras exigências humanas e mercadológicas. Como a área é muito maleável, possibilita que seus princípios sejam aplicados a diferentes contextos.
Veremos a seguir algumas possibilidades de atuação do profissional coach.
Coaching executivo
Esse tipo de orientação é geralmente contratada por um cliente com autoridade gerencial e grandes responsabilidades em uma organização.
O contratante busca um consultor que o ajude a alcançar um conjunto de metas que geralmente envolvem o aprimoramento de desempenho e satisfação pessoal, de modo a melhorar a efetividade da sua instituição. O trabalho é feito por meio de uma variedade de técnicas comportamentais e métodos.
Coaching pessoal ou coaching de vida
O profissional que trabalha com a segmentação de coaching pessoal faz uso de um processo sistemático, focado em soluções e orientado para resultados.
O objetivo é aprimorar a experiência de vida e o desempenho do indivíduo em domínios determinados pelo mesmo. Uma vez estabelecidas essas metas, há uma condução ao aprendizado auto-direcionado e crescimento pessoal.
Coaching de trabalho
Esse direcionamento se trata de um processo de coaching que se dá em um contexto de trabalho, com funcionários não-executivos. É geralmente procurado por pessoas que ocupam cargos de gerentes de linha e supervisores, com o objetivo de aumentar a produtividade e o desenvolvimento individual das habilidades dos seus servidores, ao mesmo tempo em que podem também aprimorar a sua compreensão pessoal a respeito dos requisitos do cargo que ocupam.
Coaching de carreira
Por meio das orientações de um coaching de carreira, busca-se um resultado em relação a realização pessoal e profissional do cliente, bem como decisões e direcionamentos acerca da sua carreira.
Coaching empresarial ou de negócio
Como o nome já sugere, esse direcionamento visa estabelecer uma comunicação diretiva com empresas e instituições. O principal objetivo envolve a promoção de uma postura motivacional e produtiva em todos os níveis da organização, por meio de ações e dinâmicas que atinjam os indivíduos que os ocupam.
Coaching de liderança
Por meio desse formato, o cliente busca o desenvolvimento de habilidades ligadas à liderança, com o intuito de promover uma transformação pessoal e profissional como um líder mais efetivo.
Coaching para equipes
Esse tipo de intervenção visa o aprimoramento de capacidades coletivas e o aumento do desempenho de grupos ou times, com aprendizagens envolvidas em reflexões e motivação para mudança.
Como escolher um coach?
Como você deve ter observado, a contratação de um coach parte do objetivo estipulado pelo próprio cliente, a depender dos resultados desejados. Independente do que se busca, é sempre importante adotar alguns cuidados na hora de procurar por um profissional, de modo a se certificar de contratar um coach certificado, com um trabalho respeitável e reconhecido.
Em quais aspectos da sua vida você acredita que um coach poderia te ajudar? Conte pra gente nos comentários.
Curso de Coaching Online Grátis
ficou interessado em tudo o que a mentoria pode te proporcionar? Então, faça um curso de coaching online grátis! Ao todo, são 25 horas de vídeo-aula gratuitas para você ter todo o embasamento legal para conseguir seguir nesta nova profissão. Todos os cursos da Prime Cursos são embasados pelo MEC e estão dentro da portaria federal nº 5.154.
Neste curso, você irá aprender o que é um choaching, o que ele faz, quais os benefícios, os tipos de coachings (pessoal e profissional), bem como aprenderá como funciona cada sessão, os códigos de ética, motivação, indicação de filmes e livros e muito mais! As aulas são 100% online e gratuitas- e no final, ainda há a possibilidade de certificação válida em todo o território nacional, aproveite!
Stories
Posts Recentes
- Aumento no valor da moeda de 1 real de Juscelino Kubitschek!
- Moeda de 25 centavos de 1994 pode valer até R$1.500
- Conheça as Moedas Antigas Brasileiras de Maior Valor
- Top 5 Poemas Cruciais do Romantismo Brasileiro
- Melhores Aplicativos de Namoro para 2024: Guia Completo
- Chuchu ou Xuxu: Descubra a Forma Correta de Escrever
- Como aprender direção defensiva?
- Quais são os 5 Elementos Básicos da Direção Defensiva?
- Dicas essenciais para dirigir em condições adversas com segurança
- Como reduzir pontos cegos no veículo e evitar acidentes no trânsito
- Como manter a atenção no trânsito e dirigir com mais segurança
- O Fim da Escala 6×1 no Brasil? Entenda o debate e as regras