Motivos pelos quais a empresa não dá retorno ao candidato depois da entrevista
Créditos da Imagem: Pixabay
Pleitear uma vaga no mercado de trabalho é uma tarefa que exige muita paciência e perseverança dos candidatos. Quase sempre, após o envio do currículo e a realização da entrevista, a empresa estipula um prazo para retornar sobre o resultado, mas algumas vezes a organização não o cumpre. Situação que é prejudicial tanto para a companhia, que coloca em dúvida sua credibilidade diante dos potenciais funcionários, quanto para o candidato, que fica impedido de comprometer-se com outra vaga.
A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo. Esses problemas estruturais depreciam a imagem das organizações quando estão à procura de novos talentos, pois passam a impressão de que o empreendimento não é organizado ou não se importa com os candidatos. Dessa forma, as empresas devem estar atentas à gestão eficiente do procedimento, criando sistemas que facilitem essa resposta e o cumprimento dos prazos estabelecidos e enxergando os candidatos como colaboradores futuros e potenciais clientes.
Créditos da Imagem: Pixabay
Quem se candidata, por sua vez, deve aguardar com paciência o prazo estipulado durante a entrevista de emprego. Solicitar alguma resposta antes disso é inconveniente e deixa transparecer a ansiedade por um emprego. Após o vencimento do prazo, pode-se entrar em contato com o recrutador para pedir informações sobre o preenchimento da vaga e o andamento do processo. Essa atitude pode criar uma imagem positiva e pró-ativa do candidato, auxiliando a empresa a perceber como os profissionais do mercado estão envolvidos com as suas oportunidades de empregos.
Vale ressaltar que o candidato que recebe uma resposta negativa tem mais sucesso em processos posteriores se agradecer a atenção e colocar-se à disposição da companhia. Já a organização deve manter uma porta aberta com os indivíduos que não se enquadram na vaga, mas que poderão ser aproveitados mais adiante.
Stories
Posts Recentes
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?
- Com certeza ou Concerteza: entenda a diferença e evite esse erro comum
- Uso da Constituição Federal em Redações: É Possível?
- Por que, Porque, Por quê e Porquê: Entenda de uma vez por Todas
- A partir ou apartir: Qual a forma correta?
- Tipologia Textual: Definição e Exemplos
- As Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia para construir Riqueza e Segurança financeira
- Poder ou Puder? Tire suas Dúvidas com este Guia Definitivo
- A fim ou afim: Qual a diferença e como usar corretamente?
- Sessão, Seção e Cessão: Qual a Diferença na Língua Portuguesa?
- Viagem ou Viajem: Qual é a diferença e quando usar cada palavra?
- Encima ou em cima: Qual a diferença e como usar corretamente?
Tempos de crise tem afetado os empregos no país.