Por que seu Currículo não se destaca?
Quem está em busca de uma colocação, antes de qualquer coisa, deve preocupar-se com a qualidade do conteúdo de seu currículo. Esse documento é a primeira forma de contato entre empregador e candidato. Assim, precisa suprir todas as expectativas da agência empregadora, evitando qualquer má impressão. A contratação começa pelo bom currículo!
Muitas são as razões pelas quais um currículo não se destaca num processo de seleção. A falta de informações é uma delas. Um documento com poucos detalhes sobre as atividades desempenhadas pelos candidatos não é atraente. Os selecionadores estão em busca de profissionais que atendam às suas necessidades, que contribuam de fato para o crescimento de seu negócio. Desse modo, quanto mais detalhado for um currículo, maiores serão as chances da pessoa se eleger ao cargo. Isso não quer dizer que toda a sua vida deve estar nele. Os dados precisam estar relacionados aos conhecimentos necessários para execução da vaga disponível. Se o cargo for para o setor financeiro, por exemplo, o profissional precisa descrever todas as atividades que já executou nessa área. Esse cuidado ampliará as chances de fazer parte do processo seletivo.
E não exagere. Não escreva nada que você nunca tenha feito. A probabilidade de ser questionado a respeito de alguma informação falsa é grande. Não passe por esse constrangimento e não perca sua credibilidade: seja honesto na hora de preencher seu currículo. Bem elaborado e verdadeiro. Assim precisa ser esse documento!
Além das experiências profissionais completas e verídicas, há outros pontos que devem ser observados. Para ser considerado um bom currículo, este tem de conter identificação, resumo das qualificações e formação acadêmica. Tudo escrito de forma clara. Jamais envie um documento com rasuras e informações inúteis. Só adicione aquelas que agregarão valor ao seu currículo e que o aproximarão do cargo pretendido.
A melhor forma de marketing pessoal é o currículo. Ele revela muito sobre o tipo de profissional que você é. E qual a impressão que você deseja passar: de alguém responsável, bem instruído, disposto a dar o melhor de si? Ou alguém desleixado, sem comprometimento? Se for a primeira escolha, capriche, então, na elaboração de seu currículo. Gaste um bom tempo selecionando as informações e revisando ponto por ponto.
Não deixe as melhores oportunidades passarem por um descuido seu nesse mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Stories
Posts Recentes
- Português Correto: Como escrever, “Mexer” ou “Mecher”?
- Com certeza ou Concerteza: entenda a diferença e evite esse erro comum
- Uso da Constituição Federal em Redações: É Possível?
- Por que, Porque, Por quê e Porquê: Entenda de uma vez por Todas
- A partir ou apartir: Qual a forma correta?
- Tipologia Textual: Definição e Exemplos
- As Lições do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia para construir Riqueza e Segurança financeira
- Poder ou Puder? Tire suas Dúvidas com este Guia Definitivo
- A fim ou afim: Qual a diferença e como usar corretamente?
- Sessão, Seção e Cessão: Qual a Diferença na Língua Portuguesa?
- Viagem ou Viajem: Qual é a diferença e quando usar cada palavra?
- Encima ou em cima: Qual a diferença e como usar corretamente?