O que é e como funciona o marketing digital e quais as suas vantagens?
O marketing é uma estratégia de vendas usada há muitos anos por quem oferece produtos e serviços tanto para o consumidor final, como para as empresas. Embora antigamente essas estratégias fossem usadas apenas no mundo offline, hoje em dia a maioria das marcas já aderiram ao marketing digital, que visa atrair seu público online.
A principal dúvida quando falamos sobre marketing digital é conseguir definir o que de fato pode ser considerado um tipo de marketing. Ou seja, será que todas as ações que uma empresa toma no âmbito online pode ser chamada de marketing digital?
Para que você entenda melhor esse tipo de marketing, como ele funciona e para o que serve, separamos um post completo falando mais sobre esse assunto. Veja a seguir!
O que é marketing digital?
Marketing digital é o conjunto de ações usadas para promover produtos ou marcas a partir de mídias digitais. Hoje, é uma das principais formas usadas pelas empresas para se comunicar com seu público mais diretamente, no momento correto e de maneira personalizada.
Para isso as empresas usam canais digitais como sites, blogs, motores de buscas como o Google, mídias sociais como Facebook e Instagram, e-mail e diversos outros aplicativos e plataformas para solucionar a dor e desejo dos seus clientes e educá-los.
Como o marketing digital funciona?
O marketing digital funciona por meio de uma ação específica tomada pela empresa que gera outra ação do seu consumidor final. Por exemplo, uma empresa publica um anúncio no Instagram que gera um aumento das vendas. A partir dessas duas ações você pode mensurar os resultados da estratégia e verificar se ela pode ser melhorada e quais os pontos fracos que devem ser mudados.
Para que serve o marketing digital?
O marketing digital é usado especialmente para que as empresas e até mesmo pessoa física que presta algum tipo de serviço ou vende algum produto consiga alcançar mais oportunidades de negócio.
Alguns dos principais objetivos do marketing digital hoje são:
- entender melhor seu público;
- educar o mercado;
- conquistar mais clientes;
- melhorar o relacionamento entre empresa e cliente;
- fidelizar seus consideremos;
- receber mais feedback;
- gerar leads;
- aumentar o reconhecimento de marca da empresa;
- aumentar a rentabilidade da empresa;
- gerar oportunidades de venda.
Quais são os conceitos-chave do marketing digital?
Em todas as áreas do mercado de trabalho existem conceitos-chaves que são usados para determinar um tipo de cliente, um grupo ou alguma ação. No marketing digital os principais conceitos são:
Persona
A persona é o conceito mais importante do marketing digital, já que ela será o guia para todas as ações que serão tomadas e todos os tipos de conteúdos que serão produzidos pela marca.
Diferente de diversas estratégias usadas há anos, no marketing digital não temos um público-alvo abrangente, como por exemplo, mulheres de 30 a 40 anos com filhos que moram em São Paulo.
A diferença é que com a definição de uma persona, formamos um perfil semi fictício que usa como base os consumidores reais da empresa, tendo uma personagem que representa qual o seu comprador ideal. A partir dessas informações você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, o que economiza não somente dinheiro, mas também tempo.
Um exemplo de persona é:
Ana Maria, 32 anos, tem 2 filhos, é casada e formada em publicidade. Mora no Rio de Janeiro e trabalha em uma multinacional. Tem um salário de R$4.500,00 e busca saber mais sobre o marketing digital e como ele pode impactar sua carreira. Seu grande desafio é conseguir conciliar sua vida pessoal com a vida profissional.
Lead
Um lead é uma oportunidade de negócio. Ou seja, é um contato que foi alcançado por meio de uma estratégia de Inbound Marketing, deixou suas informações-chave em um formulário e você conseguiu identificá-lo como comprador em potencial para nutri-lo com informações relevantes, a fim de guiá-lo pela jornada de compra até que ele esteja pronto para consumir seus produtos ou serviços.
Funil de vendas
O funil de vendas, ou jornada do consumidor, nada mais é do que o conjunto das etapas pelas quais um indivíduo passa durante seu processo de compra. Ele vai desde a compreensão de que há um problema, passando pela consideração e chegando até a decisão.
Landing Page
As landing pages são páginas de capturas de leads que tem o foco 100% em conversão. Nelas você encontra a oferta de um material ou conteúdo gratuito em troca de informações dos visitantes, como e-mail, nome, idade, posição dentro de uma empresa etc.
SEO
O Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca é o conjunto de estratégias usadas para que suas páginas tenham um potencial de ranqueamento maior nos motores de buscas como o Google.
Com isso, você consegue alcançar mais pessoas por meio de pesquisas, gerando um tráfego orgânico com um valor muito mais baixo quando comparado com tráfego pago.
CTA
Os Calls to Actions, conhecidos como CTAs são botões ou chamadas para ação que direcionam seus visitantes a cumprir uma tarefa, seja ela clicar em um link para ir em outra página, baixar um e-book, entrar em contato, compartilhar o conteúdo, receber mais informações sobre determinado assunto etc.
Quais são as vantagens do marketing digital?
Maior alcance do público correto
Uma das principais vantagens do marketing digital é conseguir alcançar mais pessoas que estejam aptas a adquirir seu produto e serviço. Afinal, por saber mais detalhadamente sobre qual o seu perfil de cliente ideal, você consegue tomar ações personalizadas que ajudam com que seu conteúdo chegue até quem realmente precisa do seu produto e possui chances maiores de fechar negócio.
Interatividade
O marketing digital cresce cada vez mais no mercado devido a interatividade que a empresa tem com seu público, já que o foco deixou de ser totalmente no produto e passou a ser na experiência do usuário dentro da sua jornada de compra.
Afinal, se por um lado as empresas fazem publicações e ações relacionadas aos seus produtos, os usuários podem interagir, opinar e até indicar a marca para outra pessoa com apenas alguns cliques, o que aumenta o engajamento e relacionamento entre empresa e consumidor final.
Análise e mensuração
Quando o marketing começou a ganhar espaço no mundo em meados de 1960, não existiam métodos eficazes de mensurar a efetividade dos anúncios e campanhas publicitárias. Especialmente por se tratar de campanhas offline onde não se tinha um banco de dados, era mais difícil conseguir medir o aumento das vendas e relacionar esse aumento com quantas pessoas viram um panfleto que foi entregue nas ruas. Afinal, muitas pessoas sequer viam e jogavam fora.
Com isso, não era possível fazer uma relação entre visualizações e vendas, o que dificultava na hora de analisar a eficácia da estratégia.
Com a internet, o marketing digital facilitou a mensuração feita pelas empresas e hoje é possível calcular o ROI e CAC em tempo real e modificar as ações o mais rápido possível para não perder dinheiro em campanhas que não convertem.
Aumento de oportunidades para as empresas
Hoje em dia é comum que até mesmo as pequenas marcas consigam alcançar clientes do outro lado do país e até do mundo, tudo isso graças às ações de marketing digital que permitem se comunicar com qualquer público, a qualquer momento.
Com isso, não só os consumidores ganham por ter oportunidade de conhecer empresas que se encaixam em seus ideais e suas necessidades, mas as marcas ainda conseguem alcançar ainda mais pessoas e aumentar seu posicionamento online, o que faz com que suas oportunidades de vendas e até de investidores também decolem.
Direcionamento
Um dos erros mais comuns cometidos por quem não entende de marketing digital é pensar que quanto mais pessoas você alcançar, melhor. Dependendo da sua estratégia, esse pode ser um tiro no pé, já que grande parte dessas pessoas com as quais você gastou dinheiro para alcançar, nunca comprará seu produto.
Com o marketing digital você direciona suas ações para que alcancem pessoas que têm interesse no seu produto e que possuem maior chance de fechar negócio com a sua marca. Isso faz com que você economize tanto dinheiro como tempo com campanhas que convertem muito mais.
Depois de ver o que é e como funciona o marketing digital, não deixe de estudar mais a fundo sobre as estratégias usadas nesse modelo de publicidade online. Com elas, além de economizar dinheiro, você consegue mensurar os resultados e desenvolver uma estratégia personalizada, voltada para seu público ideal com maior chance de conversão e menos desperdício de tempo e dinheiro.
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O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.
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